quinta-feira, 17 de junho de 2010

O geriatra Dr. David Braga Jr. alerta: Cuidado com o uso de remédios!

Assista à excelente entrevista concedida pelo geriatra dr. Davi Braga Jr. ao jornalista Augusto Nunes para a sua coluna no site Veja.com., cujo link está no final desta postagem.
É de uma lucidez e de uma  honestidade raras entre os médicos, cuja maioria, assim como os doentes, se tornou "refém" dos planos de saúde.


Citando dados de pesquisa da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o dr. David Braga Jr. revela que dos 2.871 fármacos lançados entre 1981 e 2003, 1.913 não trazem nenhuma novidade em relação aos remédios já existentes, mas evidencia a força da gananciosa indústria farmacêutica neste país. Esta pesquisa mostra também que 82% dos pacientes idosos que ingerem até 6 medicamentos diferentes teem reações negativas que podem levar ao óbito.


O dr. David revela ainda que é prática comum nos hospitais e ambulatórios do Brasil prescrever simultaneamente vários  medicamentos, sem que haja efetivo conhecimento de seus efeitos sobre os pacientes aos quais também não conhecem como deveriam. Tal tendência associada aos erros médicos são, segundo ele, as duas das síndromes geriátricas mais comuns no país.




David Braga Junior, médico geriatra


Encerro com o link para o vídeo da Paula Toller cantando o mix das músicas Saúde e Só Love que me parecem muito apropriados para o tema aqui abordado.
http://www.youtube.com/watch?v=S2wuih5p9PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário