Lições de Desapego: Netuno, O Dissolutor de Formas e Limites, Está em Peixes, Signo do Amor Universal e da Espiritualidade

Os três planetas transpessoais, Urano, Netuno e Plutão - este último continua sendo considerado planeta equivalente aos outros dois pela Astrologia -, nos convidam a encontrar o sentido de nossas próprias existências, visando a contribuir com algo significativo para a humanidade. 

Netuno é o planeta dissolutor das formas, das estruturas e dos limites conhecidos. Mas também é o planeta da fantasia e da magia, dos sonhos e do anseio pela transcendência. Ele entrou definitivamente em Peixes, signo que rege, em Fevereiro/2012 e aí ficará até 2025/2026. 
Antes de aprofundar a análise deste trânsito convém conhecer o significado de Netuno na mitologia grega e na Astrologia. 

Netuno na Mitologia: O Deus dos Mares

Netuno é o nome com que os romanos rebatizaram Poseidon, cultuado na mitologia grega como o deus dos mares e das águas  
Filho de Cronos (Saturno), o deus do tempo, e Réia, a deusa da fertilidade, era irmão de Zeus (Júpiter), o principal deus do panteão grego, e de Hades (Plutão), o deus dos infernos.  
Cronos havia destronado seu pai, Uranus, e ouvira a profecia de que o mesmo aconteceria a ele, por isso ele comia seus filhos para evitar que eles lhe roubassem o trono.
Réia consegui através de um estratagema, evitar que seu filho mais novo, Zeus, tivesse o mesmo destino de seus irmãos. E este, posteriormente decidiu destronar o pai e resgatou seus irmãos, Poseidon e Hades, com o objetivo de tê-los como aliados no combate final a Cronos; com isso, ele visava ampliar a extensão de seus poderes. 
Quando os três irmãos depuseram Cronos partilharam entre si o mundo. Nessa partilha, o reino das águas coube a Poseidon.
Seu palácio situava-se no fundo do Mar Egeu e sua arma era o tridente, com que provocava maremotos, tremores de terra e fazia brotar água do solo. Por isso ele tanto pode estar associado à fertilidade, simbolizada pelos peixes, quanto à destruição provocada por maremotos, vendavais e tempestades arrasadoras. 
O temperamento impetuoso de Poseidon, cuja esposa era Anfitrite, conduziu-o a numerosos amores.

Netuno na Astrologia: Dissolução do Ego

Este planeta transpessoal, em linhas gerais, simboliza a dissolução do ego.
Suas energias atuam no plano emocional e visam minar a   separatividade e as defesas que o individualismo levou o ser humano a erigir em relação a seus semelhantes, como se o mundo se restringisse “ao seu próprio umbigo”.
Cada ser humano tem sua identidade encapsulada na pele – o que está dentro da pele somos nós, o que está fora dela são os outros. Cada um pode definir-se pelo que possui – sua profissão, seu trabalho, seu patrimônio, seu casamento, seus ideais, sua cultura, etc. -, mas a verdadeira identidade transcende ao corpo físico.  
É fundamental destacar o caráter sacrificial associado a Netuno, pois sua colocação no Mapa pode indicar uma área em que há a expectativa de sacrifício, seja o próprio ou o alheio. Quando o sacrifício é pessoal, há o sentimento de vitimização ou martírio - crê-se que é preciso "pagar o preço" em favor de um ente querido, um projeto ou uma coletividade. Já, quando o sacrifício é alheio, há percepção de fragilidade/impotência subjacente à expectativa de que alguém venha desempenhar o papel de "salvador", fazendo sacrifício em nome do amor, da crença religiosa, da causa benemérita, etc.    
Sua presença no Mapa indica a área em que as motivações subjacentes aos seus atos terão que ser assumidas e transformadas, caso sejam ditadas exclusivamente pelo egoísmo, ou caso derivem de percepções distorcidas da realidade.Ele mostra, portanto, aonde você é mais vulnerável às influências emocionais coletivas, pois é aí que tenderá a fazer ou a aceitar sacrifícios, em nome de algo que pareça mais “nobre, refinado ou elevado” do que a mera realização pessoal e/ou a satisfação de interesses individualistas.
Se você estiver em sintonia com a face positiva de Netuno, poderá não só manifestar potenciais criativos e curativos, mas também atrair pessoas criativas, sensíveis, generosas, compassivas e evoluídas espiritualmente, cujas presenças serão como bênçãos para a sua vida. 
Mas se você estiver na sintonia negativa é bem provável que tenha dificuldade em enxergar a realidade e/ou em administrar a vida físico-material, bem como que se envolva com pessoas dissimuladas e manipuladoras, o que acaba acarretando decepções e perdas.


Expressões Netunianas Positivas: Refinamento do Ser


Foto Compartilhada no Facebook
Refinamento estético, imaginação criativa, interesse por artes em geral, especialmente por música, dança, literatura, cinema  fotografia moda. Mas também interesse por áreas ligadas  à química, à cirurgia plástica e à cosmética. 
Profunda sensibilidade e anseio por viver num mundo mais amoroso, justo e espiritualizado. Interesse por atividades ligadas à cura holística e à assistência social.
Tendência à sensibilidade psíquica, a faculdades "paranormais", a captar as vibrações ambientais, bem como à meditação e à facilidade para entrar em sintonia com corpos sutis de energia. Interesse saudável por hipnose, metafísica, holismo, fenômenos psíquicos e outras formas de acessar dimensões sutis da da realidade. 
Abertura ao amor incondicional e à capacidade de perceber-se unida (o) á totalidade Universal, ao mesmo tempo em que mantém a individualidade preservada.
Tendência à empatia, generosidade, compassividade, ao altruísmo, a se sensibilizar com a dor e miséria alheias, de modo a se engajar em movimentos ou em organizações que visem causas sociais, políticas, jurídicas, espirituais e humanitárias.
Tendência à resignação, à humildade e à facilidade em fluir com a vida. 


Expressões netunianas negativas: Fuga da Realidade 
Tendência ao perfeccionismo e à excessiva idealização em relação a si, aos outros e à vida. Tendência ao auto-engano, a iludir-se, mas também a mentir, trair e enganar. Seja como for, o subproduto disto é a frustração e a desilusão.
Tendência a estabelecer relações desiguais, onde uma das partes é vista como “fraca”, carente e incapaz, em algum nível, e a outra assume o papel de “salvadora”. Há dificuldade em dizer não ou em estabelecer claros limites entre si e o outro, podendo levar a super-identificação, à servidão e ao masoquismo.


Tendência a desorientações, à passividade, à dificuldade  em lidar com a realidade. Isto pode levar a padrões comportamentais caóticos/nebulosos; mas também a desenvolver  dependências emocionais, químicas, físicas e materiais, bem como comportamentos viciados ou fanáticos.
Tendência à desconexão com partes de si mesma, gerando profundo sentimento de vazio bem como manifestações de culpa e baixa auto-estima.
Tendência a se sentir um ser predestinado a salvar o mundo e ao complexo messiânico. Ou então, a sintonizar-se com expressões negativas de faculdades psíquicas/ paranormais, bem como a associar-se a exploradores da credulidade alheia, que usam seus conhecimentos esotéricos para exercer poder e/ ou obter vantagens financeiras sobre os outros, principalmente de pessoas ingênuas, crédulas, inseguras e desorientadas. 

Tendência à alienação, à esquizofrenia, ao delírio, a refugiar-se no mundo de sonhos e fantasias, bem como a recorrer a diversos mecanismos de fuga da realidade.



Netuno Em Peixes: Amor Universal

Imagem compartilhada no Facebook por Magic of Art.
Netuno rege Peixes e a última vez que ele esteve neste signo foi há 165 anos, aproximadamente, portanto no século XIX. 
Voltou a transitar pelo signo que rege em 05/02/2012, após uma rápida passagem de 04 meses em 2011. E aí permanecerá até 2025/2026.
Sua presença em Peixes enfatizará as manifestações coletivas e individuais das características deste signo no mundo em que vivemos.
Sendo o último signo zodiacal, Peixes traz em si a complexidade própria a qualquer síntese: nele há resquícios de todos os signos anteriores, mas ele também é a porta de entrada para o refinamento das energias associadas a cada um dos 11 signos precedentes, posto que todos os seres humanos estão tendo a oportunidade de viver, aqui na Terra, a experiência integral da jornada evolutiva. 
Peixes é o signo da fluidez, do sonho, da fantasia, das idealizações em geral e da transcendência, pois simboliza o anseio humano pela perfeição, pela libertação em relação a qualquer limitação, bem como o encantamento pelo que é mágico, envolvente e tem poder de nos fazer sonhar e de “nos tirar do chão”. 


Em sua expressão mais evoluída, Peixes simboliza a busca pelo amor incondicional e pela capacidade de manifestar a centelha divina em todo o seu potencial criativo, de modo a poder resgatar o paraíso aqui na Terra.



Características Coletivas Positivas deste Trânsito: 
Explosão de atividades ligadas às artes cênicas e plásticas, que incluem o cinema, as mídias audiovisuais, as artes gráficas e a fotografia. E também de atividades ligadas à música e à dança, à literatura ficcional e às mídias virtuais. 
Transformações drásticas nas áreas da moda, da cosmética e da indústria cultural, bem como maior interesse pelo que é mágico e fascinante. 


Crescente interesse por parte de grande parcela da população em libertar-se dos conceitos de tempo e espaço vigentes na atual percepção da realidade terrena, bem como da visão bipolarizada da vida – baseada em oposições, como se o mundo em que vivemos fosse só em preto e branco -, que ignoram outras possibilidades de expressão e/ ou opções de vida.
Abertura de grandes parcelas da população a conteúdos do inconsciente pessoal e coletivo, levando a mudar o centro gravitacional da mente egocêntrica - focada na personalidade (no ego), que é subjetiva e percebida como separada da Totalidade Universal - para a alma, que possui um centro consciente/ objetivo/ transpessoal, levando ao desenvolvimento de diversas abordagens espirituais. 
Interesse crescente e generalizado pelo desenvolvimento de potenciais psíquicos do ser humano. Expansão de áreas como: psicologia transpessoal, percepção extrassensorial, física quântica, metafísica, paranormalidade, mediunidade, bem como por curas vibracionais e por pesquisas nas áreas da abordagem holística e da medicina complementar/ alternativa.

Disseminação de pesquisas envolvendo as comunicações com outros planos de existência, através da Internet, da mídia eletrônica e de estudos de relatos de viagens astrais, etc.


Crescente interesse das pessoas por   questões sociais, éticas, espirituais, etc., voltadas para o bem estar coletivo e a melhoria de qualidade de vida no planeta.




Maior facilidade de grande número de pessoas pôr em prática sua espiritualidade, vivendo de acordo com ideias mais nobres e refinados em sua vida cotidiana. 
Isto decorre do despertar e da expansão da inteligência espiritual, pois esta traz em si a ênfase no Amor Incondicional que tem como subprodutos: a maior sensibilidade pelo sofrimento alheios e manifestações de compaixão pela situação das parcelas populacionais socialmente marginalizadas.


Formação de organizações internacionais em favor da ecologia, da paz mundial e de relações diplomáticas justas e harmoniosas, cujos interesses são supranacionais.



Expansão e valorização do universo feminino em geral e de atividades consideradas tipicamente femininas.
Intensificação de viagens marítimas e de atividades ligadas ao mar, incluindo pesquisas marítimas e exploração de recursos naturais existentes no fundo do mar.





Traços Negativos deste Trânsito
Uso da indústria cultural, sobretudo da mídia eletrônica, por partidos políticos, governantes inescrupulosos e/ou organizações e grupos que visam controlar, manipular e enganar grandes parcelas da população, explorando sua ingenuidade e/ou estimulando a insegurança coletiva; nisto se inserem também algumas instituições religiosas, metafísicas e filosóficas.
Aumento de grupos de pessoas sensíveis a filosofias, crenças e visões de mundo românticas, irreais, fantasiosas e ilusórias, “cegas” às evidências da realidade, e que podem ser “perigosas”.
Perda da sensatez, erros de avaliação, fantasias, sonhos e ilusões, afetando grandes grupos de pessoas e levando a movimentos fracassados e ao caos coletivo.
Tendência a desilusões em massa envolvendo os sistemas de valores e de crenças pelos quais fundamentaram toda a sua existência.
Tendência à adoção e disseminação de práticas assistencialistas geradoras de dependência, em vez de promoverem o desenvolvimento humano.  
Rejeição de governantes e países às propostas de criação de organismos voltados para o bem da coletividade, como por exemplo, a recusa de alguns países em respeitar a ecologia e/ou adotar medidas preventivas contra tragédias da natureza - tsunamis, maremotos, enchentes, etc.

Emergência de ideais totalitários e de propostas políticas e sociais, que prometem ser a “cura para todos os males”, podendo levar ao ressurgimento do nazismo.
Tendência aos caos, á permissividade, ao vício e à disseminação dos mais diversos mecanismos de fuga da realidade, tais como: uso de drogas em geral, incluindo medicamentos alopáticos, consumo exagerado de álcool e adesão a religiões e /ou filosofias de vida alienantes.  
Dissolução de códigos de ética e de valores em decorrência da confusão entre os conceitos de “liberdade" e “libertinagem” – em nome da liberdade perde-se a noção de limites, que implica no respeito ao outro e aos compromissos.
Ampliação de epidemias e doenças de difícil diagnóstico, atingindo parcelas significativas da população, sobretudo afetando os pés, as extremidades do corpo, bem como o sistema nervoso e o motor.
Banalização de procedimentos cirúrgicos, sobretudo na área da estética, bem como uso indiscriminado de medicamentos, ignorando efeitos colaterais.
Eclosão de escândalos envolvendo a indústria farmacêutica, a indústria cultural, a Igreja, instituições religiosas, bem como instituições públicas e ONGs.
No plano individual: Reconexão com a essência de seu ser
Sua melhor expressão indica:
Sensibilidade, criatividade e talento para as artes, sobretudo, música, literatura, artes gráficas, fotografia e cinema. 

Crescente interesse por métodos e abordagens que facilitem o autoconhecimento e ajudem a conhecer o propósito existencial individual, com foco, sobretudo, no seu significado para a coletividade humana.
Capacidade de dar um passo à frente em relação á maioria das pessoas que constituem a sociedade atual, rompendo com os sistemas de valores e de crenças dominantes na “visão de mundo oficial”. Despertar da consciência para o fato de que quanto mais se percorre o caminho da individuação, rumo à integridade do ser – propósito existencial -, mais se evidencia a ligação com a Totalidade Universal.
Empenho em estabelecer relações saudáveis, pautadas pela mútua compassividade, generosidade e solidariedade irrestrita, tendo embasamentos espirituais e sentimentos nobres a fundamentá-las.
Facilidade para compartilhar com outras pessoas seus sentimentos mais íntimos, bem como de criar um clima caloroso com as mesmas.
Capacidade de amar o outro como é, com defeitos e qualidades positivas, valorizando estas em detrimento daqueles. Facilidade para se colocar no lugar do outro, mostrando-se compreensiva, generosa e compassiva, em vez de criticá-lo, julgando-o por parâmetros que são seus e não do outro, pois sabe, intuitivamente, que tal postura é injusta.
Talento para atuar na área da cura, sobretudo, através da Psicologia e de terapias holísticas e/ou como orientadora espiritual.
Possibilidade de atuar em atividades ligadas à consultoria e ao aconselhamento, devido á capacidade de manifestar empatia.

Suas expressões negativas indicam:
Tendência ao perfeccionismo improdutivo.



Tendência a idealizações e à fuga da realidade, bem como a projetar seu ideal de perfeição nas pessoas com as quais interage e no mundo em que vive.
Tendência a frustrações com pessoas e situações com as quais se envolve seja porque fecha os olhos para defeitos e fragilidades alheios, mitificando-as ou idealizando-as, seja porque faz cobranças e críticas indevidas e acaba por afastá-la de si, ou, ainda, porque espera regenerá-las de algum modo.
Tendência a atrair para a sua vida pessoas mentirosas, traiçoeiras, desleais, manipuladoras e/ou incompetentes para lidar com a realidade e/ou agir com transparência. Tais pessoas podem ser extremamente sedutoras, mas acabam revelando-se fraudulentas, dissimuladas, mentirosas compulsivas ou incapazes de assumir, honrar e manter-se fiel a compromissos.
Tendência a sentir-se “vampirizada”, desiludida e/ou traída, recusando-se a enxergar a realidade dos fatos: é você quem está atraindo para sua vida pessoas com este perfil. 
Tendência a agir nos bastidores, recorrendo a jogos de controle e de manipulação para obter o que deseja, mas também a romper vínculos com pessoas que não se encaixam em suas idealizações ou se reusam a ser manipuladas por você.
Atenção! Vale lembrar que você pode personificar qualquer uma dessas possibilidades, caso esteja em sintonia negativa com Netuno em Peixes.

Oportunidades deste Trânsito: Amor Incondicional
A grande chance que este trânsito lhe dá é a de desenvolver a verdadeira aceitação amorosa, tanto de si quanto do outro, já que em Peixes há fusão de ambos os envolvidos numa relação, seja ela qual for.
E dentre as lições a serem aprendidas estão:
Capacidade de canalizar suas energias criativas para as suas interações com o meio em que vive, visando a criação de um clima harmonioso, romântico, caloroso e mutuamente apoiador.
Capacidade de manifestar seus potenciais criativos, transformando-os em habilidades e competências essenciais. 
Capacidade de estabelecer relações equilibradas nas diversas áreas de sua vida, guiada pela troca de gentilezas; desse modo cada uma das pessoas envolvidas tem a chance de ajudar a outra em suas necessidades, mas evitando que isto se transforme em sacrifício, ao exigir demais de cada um delas.
Maturidade para buscar seu crescimento emocional e /ou espiritual independentemente das demais pessoas de seu meio.  
Consciência da necessidade de entrar em contato com suas emoções mais profundas, para reconhecer e aceitar seus sentimentos e carências emocionais, em vez de projetar sobre os outros seus anseios e necessidades. 
Facilidade para fluir com a vida sabendo adaptar-se às circunstâncias, bem como vendo todas as suas relações como veículos para importantes mudanças em sua vida, portanto para seu crescimento emocional e espiritual. E vice-versa.




O Trânsito de Netuno Em Seu Mapa Natal

A casa de seu Mapa Natal que estiver abrigando o signo de Peixes será diretamente impactada pela energia dissolutora de Netuno, pois é nessa área de sua vida que você terá mais abertura às mudanças que afetam o coletivo. 
É possível que você tenha idealizado os assuntos dessa casa, bem como que os tenha conduzido de modo caótico ou instável. Ou ainda, talvez seja uma área em que você não se sinta autoconfiante para tomar suas próprias decisões e agir com independência, de modo que tende a criar relações de dependência ou co-dependência. 




Por outro lado, é possível que você esteja apta (o) a avançar em seu processo evolutivo, de modo que este trânsito tenderá a manifestar-se através de profunda necessidade de expandir sua consciência, reconectando-se com a sua essência, por meio do despertar da inteligência espiritual. Ao fazê-lo, você acabará sentindo-se parte da grande família humana universal e desejará fazer a diferença para melhor no mundo em que você vive, pois é assim que você tenderá a imprimir verdadeiro sentido á sua vida. 


Atenção! Sugiro que você leia a postagem em que abordo a tensão entre Júpiter e Netuno, que está em andamento, acessando o link abaixo.
http://empowerment21.blogspot.com.br/2012/06/em-alta-no-ceu-de-junho-criatividade.html#more

Também sugiro a leitura da entrevista concedida pelo físico e filósofo indiano Amit Goswami à Revista Planeta, cujo título é "A economia espiritual de Amit Goswami", cujo link segue abaixo, bem como as várias postagens deste blog sobre as mudanças que estão impactando o mundo em que vivemos e a fundamental importância do resgate da espiritualidade a nível individual e coletivo.

  
http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/422/artigo69688-2.htm

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística.






4 comentários:

  1. Oi amore, adoreeei!
    E fica patente, qual das faces está sendo mais acessada em certas áreas...
    "Perda da sensatez, erros de avaliação, fantasias, sonhos e ilusões, afetando grandes grupos de pessoas e levando a movimentos fracassados e ao caos coletivo."
    Eu acessei a sombra disso mto tempo, agora tento acessar a luz. Mas em certos deptos, ainda prefiro manter alguma distância (tenho Netuno em escorpião na 7. Calcule. Essa parte não foi mole não...rsrs).
    Obrigada, mto bom!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi, queridona, fico feliz com este comentário tão positivo!
    Você sabe o quanto eu admiro a sua inteligência; além disso, eu sei que você fez curso de Astrologia, portanto avalia com conhecimento de caso.
    Ivana, além de ter Netuno em Escorpião na casa 7 do Mapa Natal, se bem me lembro,você é duplamente pisciana - nasceu durante a fase nova do Ciclo de Lunação - de modo que é, sim, bastante sensível às vibrações energéticas netunianas. Eu não sei se Sol e Lua estão na casa 11 ou na casa 12, se estiverem na casa 11, você sabe que é muito importante ser bastante seletiva em relação a suas amizades e aos grupos; já se estiverem na casa 12, intensificam a abertura às energias do inconsciente pessoal e coletivo. Seja como for, é fundamental que você busque sintonizar-se com as vibrações energéticas mais positivas, inclusive desenvolvendo habilidades curativas, trabalhos assistenciais, etc., pois Peixes e Netuno, como eu enfatizei nesta postagem, estão associados à verdadeira doação amorosa - a que não pressupõe retribuições - como manifestação de desapego do ego.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou Sagitariana e tenho lua e ascendente em Peixes. Acabei de sair de um trânsito difícil de Plutão. Vou encarar mais batalhas astrais pela frente? Affff rs (10/12/1956 - BH - MG).

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, todos nós estamos tendo que aprender a desenvolver uma visão de mudo menos individualista, pois está evidente que o modelo de sociedade adotado, sobretudo no mundo ocidental, está em franca deterioração. Tendo Lua e Ascendente em Peixes, você é muito receptiva às energias que permeiam os ambientes em que você vive, portanto é fundamental manter-se focada no bem, no que é positivo, amoroso e construtivo. Evite recorrer a vícios, drogas, bem como a qualquer tipo de dependência e/ou hábitos nocivos, incluindo-se aqui a tendência a chantagens emocionais, mentiras e jogos de controle e de manipulação.

    ResponderExcluir