07/04/2010 - Plutão Em Capricórnio

Plutão inicia hoje, 07/04/2010, seu terceiro movimento retrógrado no signo de Capricórnio, que se estenderá até 14/09/2010. 
O primeiro ocorreu em 03/ 04/2008, quando ele estava a 1º09' deste signo, o que acabou por levá-lo de volta a Sagitário. O segundo ocorreu em 05/04/2009, quando ele estava a 3º18' de Capricórnio e o de hoje se dá quando ele transita a 5º25' deste signo. 
Não obstante, convém esclarecer que outras retrogradações ocorrerão nos próximos anos, posto que Plutão ficará em Capricórnio até 2023/2024.
Antes de tudo, cabe lembrar que o movimento retrógrado é apenas aparente e que os planetas transpessoais ficam retrógrados em média cerca de 5 meses por ano. Além disso, devido à retrogradação, eles passam 3 vezes pelo mesmo grau zodiacal.
O importante, aqui, é saber que com a retrogradação situações já vividas no passado tendem a repetir-se como se fossem páginas de um mesmo enredo. Ou, ainda, situações e questões pendentes tendem a ser revistas para serem solucionadas a partir de um novo enfoque. Todas elas requerem muita atenção e cuidado para serem administradas de modo construtivo; afinal o trânsito de Plutão pelo último signo cardinal e de terra alerta que é tempo de introduzir mudanças estruturais em nossas vidas, tanto coletiva quanto individualmente.  
As Possíveis Manifestações de Plutão em Capricórnio
Vale lembrar que Capricórnio e Plutão estão associados ao poder, de modo que este trânsito tende a “abalar” as estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais vigentes. E poderá implicar no fim efetivo de todo um sistema e um estilo de vida, tal como nós o conhecemos até hoje.
O despertar para a nova consciência significa que o ser humano está prestes a descobrir que o verdadeiro poder existe em seu interior - e não fora dele, como acreditou até hoje -, portanto é pessoal e intransferível. Mas também que tem como premissa a integridade, i. é, requer determinação para trilhar o caminho do autoconhecimento e humildade para reconhecer que os processos de transformação profunda, pelos quais cada um (a) está passando, demandam tempo para serem solidificados e concluídos.
Isto traz, a cada um (a), a oportunidade descobrir a sua força interior e a sua automotivação; ao fazê-lo torna-se apto (a) a apropriar-se do seu livre-arbítrio, assumindo a responsabilidade pela própria vida. Trata-se de adquirir coragem para guiar-se pela própria consciência, em vez de deixar-se influenciar pelos outros, mantendo as aparências a custo de muito sofrimento.  
Ter coragem de errar, se preciso for, para poder evoluir, consciente de que muito se pode aprender com os próprios erros, quando há honestidade e humildade suficientes para admiti-los, bem como determinação para não perpetuá-los.
Estar na sintonia positiva deste movimento permite compreender que se pode evoluir muito quando dificuldades e até mesmo frustrações são encaradas como desafios à segurança interior. É aí que se descobre a coragem para seguir a voz do coração, sem abandonar a razão, bem como que se tem a ousadia para inovar, sem temer a opinião pública, a crítica e/ou a desaprovação alheias.
Tudo isso é de grande valia, seja em níveis mais elevados, quando se trata de traçar os rumos que se quer dar à própria vida, seja em níveis mais práticos, como por exemplo, na elaboração de planejamentos eficazes visando à consecução de objetivos e metas que conduzam ao sucesso.

Seguem abaixo 10 tópicos que remetem às possíveis manifestações de Plutão em Capricórnio: 
(1) Transformando Chumbo em Ouro
A importância de se mergulhar corajosamente no próprio interior para resgatar conteúdos do inconsciente está na capacidade de transformar a sombra em fonte de luz e de poder. A determinação para buscar a autopurificação permite transformar as fraquezas pessoais em verdadeiras forças de sustentação. Isto significa que se você souber usar os obstáculos como oportunidades de crescimento e conseguir ver os bloqueios como estímulos efetivos ao resgate da integridade pessoal, você poderá atuar como um alquimista: aprenderá a  transformar chumbo em ouro, fazendo com que as fragilidades e os complexos trazidos do passado, se tornem pontos de força e poder pessoal.
Assim sendo, poderá dar um exemplo vivo de resiliência, ou seja, do poder da “fé que remove montanhas”, uma das qualidades positivas mais marcantes deste trânsito. 
(2) Descobrindo Recursos Internos Valiosos
Trata-se não só de compreender os efeitos de padrões inconscientes sobre a realidade vivida, mas, sobretudo de desenvolver potenciais e talentos até então ignorados ou minimizados, em função de apegos a estruturas tradicionais conservadoras, pouco criativas. Isto significa que em vez de manter apego a velhos papeis e a padrões mentais, emocionais e comportamentais repetidos à exaustão, há o desafio para "pensar fora da caixa e sair da zona de conforto, de modo a ousar experimentar novas formas de auto-expressão/ modos de ser.
Vale à pena tentar, pois o resgate do poder pessoal lhe permitirá desenvolver o otimismo, a fé e a confiança na vida, para ir além do que já é conhecido e experimentado. Usando corretamente a sua a intuição, você poderá assumir posturas inovadoras ou até mesmo consideradas “arriscadas” em função de complexos e/ou condicionamentos sofridos na infância - obviamente, desde que isto não implique em abir mão do bom senso e da clara noção de realidade, já que Capricórnio é um signo cardinal de terra.
Trata-se, portanto, de identificar oportunidades efetivas de empoderamento, bem como de preparar-se para assumir funções significativas, pois isso servirá para não só para fortalecer sua auto-estima, mas, sobretudo, para cumprir com  o seu propósito existencial, por meio do qual fará a diferença para melhor no mundo em que vive.
(3) Tempo de Mudar
Durante este longo período de transformação será necessário fazer esporadicamente, uma avaliação objetiva de metas, a partir das reais possibilidades e até mesmo das limitações, visando a transformar as potencialidades detectadas em habilidades e competências. Trata-se de instrumentalizar-se para atingir os objetivos mais ambiciosos, corrigindo defeitos e fragilidades.
Isto abrange a conscientização de possíveis apegos a vínculos de dependência existentes em determinadas relações e/ou situações vivenciadas, os quais inibem o processo evolutivo em curso, bem como requer forte determinação para reverter este quadro. 

Trata-se de introduzir, esporadicamente, mudanças significativas no modo como você tem se posicionado para afirmar seu senso de identidade e de individualidade nas relações com o mundo exterior. Ao fazê-lo desenvolverá cada vez mais sua autoconfiança e manifestará a verdadeira liberdade de expressão, servindo de exemplo e de estímulo para aqueles com os quais convive em seu cotidiano.
(4) Foco no que é essencial
Durante este longo processo de transformação a humanidade será desafiada a aprender a distinguir o consistente do frágil, o essencial do supérfluo e o perene do efêmero. Isto porque  este aprendizado trata do auto-respeito e do poder pessoal,o que abrange, por sua vez, a abertura aos novos referenciais sobre segurança e estabilidade.
Isto implica em compreender que a estabilidade, em seu sentido mais profundo, é uma conquista interior. Ela só se manifestará quando você admitir que nada na natureza é permanente e, sobretudo, quando, por meio da reconexão com a própria essência,  tiver resgatado a força vital que lhe permite agir a partir de referenciais que lhe são próprios. Assim sendo, em vez de buscar segurança no mundo exterior, compreenderá que deverá aprender a confiar em si e na sua capacidade de decidir e de agir em consonância com a sua verdade e com a sua essência.
(5) Lidando com a Ambição de Sucesso e de Poder
É importante que se esclareça o seguinte: É possível que durante este longo período de transformação se verifique também manifestações de energias sombrias que permeiam o coletivo e podem, sim, repercutir na experiência individual. São elas: tendência à sede de poder, à ambição exagerada por riqueza, status e sucesso e à crença de que os fins justificam os meios. Isto, por sua vez, dá margem à corrupção e à falta de escrúpulos quando se trata de alcançar os objetivos almejados. Até porque quando "a velha ordem" está ameaçada, ela pode opor resistência e manifestar sua face mais sombria antes de cair.
(6) Materialismo Exacerbado
È possível que se verifique, tanto no plano individual, quanto no coletivo uma aguda intensificação do materialismo que traz em seu bojo a falta de fé, a desconfiança e, sobretudo, a excessiva identificação com as aparências, com o ter e o fazer em detrimento do ser.
Deste tipo de postura deriva também o “endeusamento do falso livre-arbítrio” (ditado pelo eu-ego, não pelo eu-espírito) como evidência da prepotência inerente ao perfil controlador. Este tem profunda convicção de que o homem pode tudo e exerce controle total sobre os acontecimentos e a vida, como se fosse “o dono do Universo”.
(7) Atenção aos preconceitos
Também poderão intensificar-se, neste período, as posturas preconceituosas, que levam às discriminações econômica, social, cultural e étnica, frutos da tendência a avaliar as pessoas pelo que possuem e aparentam ser e não pelo que são. Isto inclui a frieza e a dureza de coração diante de “fracos e oprimidos”, chamados, ainda que às escondidas, de “perdedores”.
(8) Cuidado com a Rigidez de Posturas
Uma tendência que também requer atenção é a rigidez de postura, que poderá ser intensificada, levando, muitas vezes, a cometer abusos de poder e de autoridade, seja no plano pessoal-familiar ou sócio-profissional. Neste caso, as imposições arbitrárias da vontade poderão “falar mais alto” do que o bom senso, o tato e a diplomacia.
(9) Enfrentando Medos e Inseguranças
Também podem fazer parte deste processo, transformador, a conscientização sobre medos profundamente enraizados ligados à polaridade sucesso-fracasso. Por exemplo, o medo da incompetência, por muito tempo mantido “fechado a sete chaves” - através de defesas erigidas para blindá-la contra a criticidade alheia e/ou a rejeição social - poderá vir à tona com muita intensidade, de modo a romper as “barricadas” erguidas em nome da autoproteção.
Tais medos poderão manifestar-se claramente, mas também poderão refletir-se através de uma postura excessivamente crítica em relação aos outros, focando defeitos em vez de qualidades; com isto almeja-se, secretamente, compensar um ego frágil, mostrando-se superior aos demais.
Ou ainda, serão projetados nas pessoas com as quais se convive. Estas captam a insegurança "mascarada", através das vibrações emitidas, de modo a "colocar o dedo na ferida", jogando-lhe na cara suas fragilidades e/ou incompetências.
(10)  O Tempo de Cada Um
O Tempo, associado ao signo de Capricórnio, poderá ser compreendido de uma forma diferente, não como algo linear, mas como algo sobre o qual se pode agir e até mesmo influenciar - assim como na percepção espacial, o sentido de distância, já se tornou irrelevante com o progresso dos meios de comunicação, sobretudo após o advento da Internet e a disseminação de seu uso.
A forma como se administra o tempo, a divisão entre o tempo dedicado às responsabilidades e o tempo dedicado ao lazer também poderá sofrer reformulações significativas.
Mas o mais importante disso tudo é o fato de o ser humano estar sendo estimulado a aprender a respeitar seu próprio tempo e ritmo, em vez de repetir o que é ditado pelo senso comum.
As atitudes do passado devem ficar para trás, na medida em que serviram ao processo evolutivo e só servirão de adubo para o solo, no qual serão lançadas as sementes de um novo tempo; estas têm o potencial de gerar frutos de valor inestimável: pessoas íntegras, sociedades mais justas e um mundo onde o equilíbrio de forças é uma realidade, não uma utopia.