terça-feira, 3 de julho de 2012

Fases Cheia e Minguante Do Ciclo de Lunação em Curso


Hoje, 03/07/2012, às 15h53min. (horário de Brasília - BR), terá início a Fase Cheia do Ciclo de Lunação iniciado em 19/06.

Cabe esclarecer, aqui, que este Ciclo apresenta uma característica diferenciada pois teve início um dia antes de o Sol ingressar no signo de Câncer, o que significa que ele ocorreu no final do signo de Gêmeos, que teve, portanto, dois Ciclos de Lunação: o iniciado em 20/05 e este que está em curso.


Ocorre que a Lua rege o signo de Câncer e o fato de este Ciclo ter iniciado enquanto ela ainda estava em Gêmeos, indica a importância de você saber  harmonizar as energias simbolizadas por ambos os signos. Ou seja, trata-se de fazer a ponte de ligação entre passado e futuro, sabendo equilibrar razão e emoção, lógica e intuição, objetividade e sensibilidade, de modo a manifestar saudável empatia nas relações que você estabelece no meio em que vive.





A Fase Cheia deste Ciclo de Lunação envolve polaridade Câncer-Capricórnio, que rege o eixo de casas 4 e 10, pondo em evidência a necessidade de harmonizar a busca de realização junto ao mundo exterior (Lua em Capricórnio) com a necessidade de nutrição emocional (Sol em Câncer). 
Isto porque o Sol em Câncer põe seu foco na vida pessoal-familiar, no conforto aconchegante do lar e no convívio com pessoas queridas e conhecidas, enquanto a Lua em Capricórnio enfatiza preocupações com a vida profissional, com a projeção junto ao mundo exterior e com os rumos que você está dando à sua vida.
Seja onde for que o eixo Câncer- Capricórnio esteja em seu Mapa Natal, durante esta semana, você terá a oportunidade de não só fazer um balanço de sua evolução nestas áreas de sua vida, mas, sobretudo, de rever e aprofundar alguns de seus planos.

Aproveite a clareza que a Lua Cheia lhe proporciona e tome decisões que visem facilitar a consecução de seus objetivos e planos, inclusive comprometendo-se a instrumentalizar-se com os conhecimentos necessários para que você adquira habilidades que lhe permitirão transformar talentos potenciais em competências efetivas.


Esta clareza lhe permitirá separar o joio do trigo, de modo que você saberá também identificar que planos são viáveis e merecem sua atenção e quais deverão ser descartados em função de suas prioridades. Mas tenha em mente o seguinte: Capricórnio é regido por Saturno, o planeta da disciplina, da autodeterminação, da estruturação e do planejamento a médio e longo prazo; ou seja, não é o momento de ser imediatista, muito menos impaciente. 



A lição que Capricórnio/Saturno lhe oferece neste momento é de aprender a agir de modo planejado, evitando cair no comodismo da rotina e do que é conhecido, por mais confortável que isto possa lhe parecer, mas também não se deixando levar por impulsos momentâneos ou interesses passageiros e superficiais. 


O momento pede seriedade e responsabilidade, mas não sisudez, nem rigidez de postura.


Nunca é demais lembrar que o Sol está transitando pelo signo de Câncer, pondo em evidência a sua sensibilidade, sua capacidade de dar e receber atenção, afeto e cuidados, portanto rigidez e sisudez não combinam com acolhimento e receptividade, duas qualidades a serem exercitadas neste período. 

O equilíbrio é sempre a melhor solução, embora às vezes parece difícil atingi-lo, mas como o Universo é sábio, o signo de Libra, que simboliza equilíbrio, justiça, bom senso, diplomacia e elegância está recebendo hoje o planeta Marte, que, embora seja associado à agressividade e à assertividade, isto tende a ser contido já que Marte se sente constrangido para expressar-se livremente quando está em Libra. 


Voltarei a abordar este trânsito na próxima postagem. Mas, agora, quero remeter-lhe à postagem que fiz sobre Saturno em Libra, já que ele retomou seu movimento direto em 26/06 e está no final de um trânsito que iniciou em 2009/2010, pois em Outubro ele passará a transitar pelo signo de Escorpião. 
http://empowerment21.blogspot.com.br/p/saturno-em-libra-reestruturacao-pessoal.html

A seguir passarei a me aprofundar um pouco mais nas características do Sol em Câncer e darei continuidade à analise deste Ciclo de Lunação, que só está na metade.


Sol em Câncer: Foco na Nutrição Afetiva

Câncer é o signo cardinal de água e isto traz em si certa complexidade: sendo um signo cardinal, ele está associado à criatividade, à iniciativa e a inovações, mas sendo também um signo de água, ele simboliza tendência à interiorização e apego ao passado. 

Disto se conclui que Câncer simboliza a geração do novo como forma de dar continuidade ao que foi criado, consolidado e disseminado no passado. 

E como a Lua, que o rege, simboliza o princípio feminino, ele também tem profunda associação com o universo feminino e com suas características mais marcantes que são: acolher, cuidar, nutrir, proteger e curar; ou seja, Câncer é o signo da maternidade e da maternação, seja esta literal ou simbólica. 

Assim sendo durante a permanência do Sol em Câncer, será fundamental prestar atenção, respeitar e valorizar suas necessidades emocionais, permitindo-se manifestá-las, tanto dedicando um tempo para cuidar de si, quanto estreitando contatos com as pessoas que lhe são caras. Aliás, durante este período você poderá sentir profunda necessidade de estar em locais onde sinta-se confortável, com pessoas acolhedoras e, sobretudo, que reproduzam um clima familiar para que você possa sentir-se em casa.

Lembre-se que você está mais sensível neste período, independentemente do seu signo solar natal, portanto é hora, sim, de levar a sério seus sentimentos e emoções, bem como de respeitar os sentimentos e necessidades alheios.
      

Durante esta Fase Cheia você poderá constatar o quanto suas emoções interferem em sua vida sócio-profissional e vice-versa. E isto sempre é positivo, pois o ser humano precisa estar em equilíbrio para poder sentir-se bem e viver com saúde. Assim sendo, se você perceber que está muito carente, extremamente suscetível ao que as pessoas dizem ou pensam sobre você, será fundamental investigar as causas mais profundas deste sentimento, pois isto evidencia insegurança e esta é a pior inimiga que alguém pode encontrar em sua busca de realização junto ao mundo exterior.


Você pode recorrer a recursos como aromaterapia, terapia floral, terapia do renascimento ou psicoterapia para facilitar o processo de resgate de sua autoconfiança, condição sine qua non para sua realização junto ao mundo exterior.  






Antes de abordar a continuidade deste Ciclo, sugiro que você leia outras postagens sobre o signo de Câncer, tanto a entrada do Sol, quanto Ciclos de Lunação anteriores, cujos links seguem abaixo.
  http://empowerment21.blogspot.com.br/2011/06/sol-em-cancer-inicia-o-inverno-hora-de.html#more 
http://empowerment21.blogspot.com.br/p/11-07-lunacao-em-cancer-com-eclipse.html 


Fase Minguante Deste Ciclo de Lunação: Abrindo Espaço para o Novo

Foto Compartilhada no Facebook por arte em cena

No dia 11/07 terá início a última fase deste Ciclo de Lunação ativando o signo de Áries. Esta fase se estenderá até dia 18/07, pois na primeira hora do dia 19, terá início um, novo Cilo de Lunação, deste vez em Câncer, de modo que as águas de Câncer ainda estão sendo ativadas quando o Sol ingressar em Leão. 

Durante o período minguante você sentirá maior necessidade de rever determinadas questões que são cruciais para você, ou que no momento estão demandando sua maior atenção. 

Este é um momento de desapego, pois é preciso deixar para trás o que não está dando os resultados almejados ou já tornou-se disfuncional em sua vida. 

Mas, por mais sensível que você esteja, lembre-se que "chorar o leite derramado" é a pior reação que você poderia manifestar neste período; afinal, com a Lua em Áries, você terá condições de preparar-se para lançar novas sementes que lhe permitirá manifestar-se como ser humano original, criativo e único que você nasceu para ser.   


Antes de finalizar sugiro que você releia as postagens de Junho e as páginas da Coluna Especial de Astrologia que abordam Júpiter em Gêmeos, Netuno em Peixes e Plutão em Capricórnio, para poder compreender melhor este momento. 

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário