Saturno em Libra: Reestruturação Pessoal e Social

Saturno na Mitologia
Na mitologia grega, este titã recebe o nome de Cronos, o senhor do Tempo. Trata-se de um tirano que devorava os próprios filhos, para impedir que eles usurpassem o seu poder; afinal, ele castrara e destronara seu pai, Urano, e sabia, pelas profecias, que colheria o que plantou.
Através de uma manobra enganadora, sua esposa Rea, impediu que seu filho Zeus, fosse devorado pelo pai, bem como seus irmãos Poseidon (Netuno), Hades (Plutão) e a irmã Hera (Juno), que também era esposa de Zeus. Este último, por sua vez, viria a cumprir a profecia. Ajudado por sua mãe, ele castrou Saturno, libertando os irmãos que o pai havia devorado. E Cronos teve que deixar o Olimpo para viver na Terra.
Enquanto os gregos atribuíam a Cronos apenas características negativas, os romanos conseguiram enxergar em Saturno qualidades como sabedoria, justiça, liderança e o poder de construir riquezas, pois atribuíam a ele a instauração da “Idade de Ouro” em que viveram.
Em sua expressão mais evoluída, Saturno/Cronos está associado ao “velho sábio”, que ensina através de provas difíceis para fortalecer o caráter de seus discípulos onde este se mostra vulnerável e falho. Mas é justo, jamais “cobra o que não é devido”, nem pune os inocentes.
 Na Astrologia, Saturno é considerado o planeta da forma, da ordem e da organização, por isso está associado à capacidade de planejar a médio e longo prazo e simboliza as regras e os limites inerentes à vida social e a estruturação em geral.
Suas energias teem como traços principais: a ambição de poder e riqueza e a clareza na definição de estratégias e táticas, visando aos resultados almejados. Isto por sua vez, requer: força de vontade autodisciplina, prudência, paciência, e esforço concentrado para administrar e vencer dificuldades. Mas também: maturidade, solidez e estabilidade para dar tempo ao tempo e respeitar os processos evolutivos como um todo, daí sua designação de “o Senhor do Tempo”.
As estruturas saturninas visam definir limites claros entre as pessoas, bem como os direitos e deveres relativos aos respectivos papéis sociais que cada um desempenha em sua interação com o mundo em que vive.
No nível inconsciente, Saturno simboliza a necessidade de apoio de uma figura de autoridade, seja a paterna ou uma que a substitua, inclusive o Estado, para que se possa atuar, com êxito, neste mundo. Portanto, ele está associado à insegurança e aos medos de: escassez, incompetência, criticidade alheia, fracasso, imperfeição, doença, etc.; mas, também às barreiras defensivas criadas para evitar que os outros conheçam tais fragilidades.   
Num sentido mais complexo, fazem parte do treinamento saturnino o desenvolvimento de características importantes, tais como: capacidade de respeitar limites entre o eu x o outro (não-eu), entre ego-identidade e o mundo exterior, sobretudo entre objetivos que visem à realização pessoal - ainda que isto reverta em benefício do coletivo - e as energias transformadoras que afetam o coletivo e nos tornam parte de um contexto mais abrangente e impessoal.
Saturno em Libra: Relações Sólidas
Esteve aí de 30/08/2009-07/04/2010. Retornará em 22/07/2010 e ficará até 05/10/2012.
Em termos sociais Saturno em Libra indica ênfase coletiva na construção de relações formais mais estruturadas, nas quais haja respeito mutuo e equilíbrio. Trata-se de assumir responsabilidade pelos compromissos e contratos firmados, bem como pelas promessas e acordos apalavrados.
Assim sendo, durante os dois anos de sua permanência em Libra, as relações, acordos e contratos formais ficarão em evidência indicando a importância de administrá-los com firmeza e comprometimento efetivo para que possam se solidificar, ganhar força e prosperar.
A Hora da Verdade
Em Libra, o “Senhor do Tempo” indica que é hora de cada um de nós analisar objetivamente todas as relações existentes, sobretudo o casamento e as parcerias de negócios, para se detectar a qualidade efetiva das relações que elas abrangem. Isto é possível porque Saturno tem facilidade de expressão em Libra, em decorrência do comprometimento e da seriedade a ele associados.
As relações que são precárias e desequilibradas, pautadas pela mentira, por jogos de controle e de manipulação, bem como pela dependência e co-dependência, estarão fadadas ao fracasso, seja no plano social, seja no pessoal. Mas, as que são justas, baseadas na ética, na harmonia e que teem na elegância a marca do tratamento entre as partes serão bem sucedidas.
Isto porque este trânsito faz emergir o que está errado e o que está certo nas diversas teias interativas existentes. No 1º caso, as dificuldades põem a nu os problemas e as fragilidades existentes e isto pode levar ao rompimento definitivo, caso a situação tenha ido longe demais. No 2º caso, o comprometimento de ambas as partes envolvidas poderá manifestar-se através de parcerias indestrutíveis diante de crises e desafios, bem como evoluir para novas e mais benéficas formas de arranjos e companheirismo.
Traços Positivos: Relações Harmoniosas
Neste signo, Saturno, indica que cada um de nós tem condições de estabelecer relações equilibradas, maduras, estáveis e sólidas em todos os níveis. Seus traços positivos são: 
 Na vida pessoal e afetiva:
Busca de harmonia e equilíbrio pessoal, consciente de que tudo o que ocorre no mundo exterior é reflexo do seu interior.
Maturidade para relacionar-se, sabendo escolher pessoas adequadas, pois consegue perceber os sinais sutis que capta ao conhecê-las.
Empenho em fazer suas parcerias serem exitosas, comprometendo-se efetivamente com seus pares e respeitando a união formada com eles.
Consciência de sua co-responsabilidade no êxito ou no insucesso de suas parcerias, facilitando a formação de teias interativas baseadas em valores consistentes, sólidos e essenciais. 
Capacidade de manifestar empatia, aceitação e amor, agindo com tato e diplomacia, buscando sempre um consenso em suas parcerias afetivas.
 Na vida sócio-profissional:
Empenho em firmar contratos justos e acordos que visem beneficiar a todos os envolvidos acarretando êxitos em seus negócios.
Consciência social e ecológica desenvolvida, bem como senso de justiça e postura ética em todas as relações.
Senso estético apurado. Desejo de imprimir elegância em todas as áreas da vida, inclusive cuidando mais do físico, do espaço em que vive e trabalha.
Traços Negativos: Desequilíbrio e Frustração
Tendência ao desequilíbrio interior, comprometendo o êxito das relações, bem como os planos de realização no mundo físico-material.
Tendência ao perfeccionismo, seja quanto á própria performance sócio-profissional, seja quanto ás relações que estabelece; neste caso, sonha com parcerias perfeitas e relações harmoniosas com qualquer pessoa com as quais interage. As elevadas expectativas sobre sua atuação junto ao mundo exterior, bem como sobre suas parcerias e demais teias interativas, acabam gerando frustrações e sentimentos de solidão e isolamento.
Tendência a identificar-se com as aparências, seja na vida sócio-profissional, seja no casamento e demais parcerias, em vez ater-se à essência, portanto ao significado profundo dessas áreas da vida.
No caso da parceria poderá fazer escolhas baseadas na estrutura formal da mesma, em vez de focalizar o intercâmbio profundo que ela simboliza. Ou seja, poderá formar parcerias pautadas por valores superficiais – beleza, status, prestígio, benefícios financeiros – e/ou esperando que o outro possa suprir suas deficiências, como, por exemplo, a imaturidade, a incompetência, a falta de centramento e de segurança emocional e/ou financeira. Mas o ônus deste tipo de escolha costuma ser bastante elevado e, quase sempre, muito difícil de ser pago.
Na vida pessoal-afetiva:
Tendência á rigidez de postura e até mesmo á frieza e à agressividade defensivas. O medo da frustração e da mágoa poderá levar à desistência da realização afetiva, antes mesmo de iniciá-la.
No extremo oposto: A insegurança, o medo da perda e/ou da solidão, gera intensa necessidade de aceitação e de aprovação no meio em que vive e isto faz com que aceite situações desagradáveis. Se estiver só, haverá a insistente busca de uma parceria que possa suprir sua profunda carência e ansiará, sobretudo, por alguém capaz de manifestar o amor incondicional. Caso tenha um par, tenderá mantê-lo a qualquer custo.
Tendência ao sofrimento, a rejeições e rupturas, a mágoas e à solidão. Poderá sentir-se “vítima do destino” caso esteja em uma relação inadequada. Mesmo estando em uma parceria duradoura poderá sentir-se carente de apoio e de compreensão. Seu par pode ser ciumento, possessivo, autoritário, controlador extremamente crítico, exigente, injusto e infiel; ou então ser muito diferente de você, fraco, doente e até mesmo incapaz de lhe dar qualquer tipo de sustentação - na verdade, pode ser dependente em algum nível, tornando-se um fardo a carregar.   
Atenção! Tal tipo de escolha revela um mecanismo inconsciente de defesa contra a decisão madura de formar uma parceria sólida, comprometendo-se, efetivamente, para o êxito da relação. Trata-se, na verdade, de mascarar a inacessibilidade e a incapacidade de entrar por inteiro numa relação escolhendo parceiros (as) aos (às) quais não admira, e nem ama verdadeiramente, porque não ameaçam romper suas barreiras defensivas.
Poderá manter uma relação insatisfatória só pelo “sentimento de dever”, sacrificando o amor e a realização afetiva em prol de uma união sem consistência. Ou, então, poderá manipular seus pares para pôr fim a relações insatisfatórias, pois Libra detesta brigas; neste caso, trata-se de fuga da responsabilidade sobre a “involução” da relação, pois a “escolha infeliz” inconsciente visa ter em quem “jogar a culpa” pelo insucesso da parceria.
No corpo físico: Tendência a problemas de saúde afetando a estrutura óssea como um todo, sobretudo joelhos, bem como articulações, dentes, pele, cabelos e rins.
Na vida sócio-profissional:
Você poderá mostrar rigidez em sua vida profissional, seja em relação aos seus planos de carreira, que não admitem nenhum tipo de ajuste ou revisão, seja em relação às suas parcerias de negócios, pois a inflexibilidade bloqueia a capacidade de detectar e aproveitar oportunidades efetivas, que não foram consideradas anteriormente.
No extremo oposto, você poderá temer posicionar-se com clareza: se estiver em cargos de chefia, terá dificuldade para administrar conflitos e impor-se; se estiver em função de subordinação tenderá a “engolir sapos” para não desagradar seus superiores imediatos, mas também poderá fazê-lo em trabalhos autônomos para não contrariar seus clientes. Tal demonstração de fraqueza acaba sendo bastante onerosa, pois tende a ser detectada e explorada pelas demais pessoas.
Atenção! Poderá haver problemas legais/ jurídicos a enfrentar; que tendem a se prolongar bem além do esperado, causando muito estresse e desgaste.   
Oportunidade: Harmonização Integral
Cada um de nós terá a chance, nos próximos 2 anos, de aprender a desenvolver o equilíbrio interior de modo a integrar harmoniosamente, na psique, as partes masculina e feminina, pois o casamento é um símbolo desta integração. E isto tanto se dá no plano individual/pessoal, quanto no social/global.
Trata-se de compreender que os problemas e conflitos vividos em suas parcerias, e demais relações interpessoais, apenas refletem conflitos interiores; estes teem a função de atuar como facilitadores ao processo de autoconhecimento, portanto do resgate da harmonia interior. 
Uma vez adquirida esta consciência e esta integridade, você já não precisará atrair situações externas de conflitos e poderá estabelecer parcerias, e demais relações, maduras e conscientes, baseadas no que é essencial, sólido, consistente e mutuamente apoiador.
Quando você alcançar este objetivo, resgatando a sua integridade, poderá dar um novo significado à sua vida e uma nova direção à sua trajetória evolutiva. Afinal, Saturno em Libra indica que é chegada a hora de saber posicionar-se com equilíbrio, bem como de servir de exemplo, ao harmonizar as diferentes partes de seu ser, mostrando-se capaz de adaptar-se às diferentes circunstâncias da vida. Ao fazê-lo, você poderá atuar “como o fiel da balança” em situações de conflitos, tendo todas as condições de agir como um elemento apaziguador e de aglutinação no meio em que vive. 
Se você aceitar este desafio e esta oportunidade poderá "influenciar" o modo de pensar e de interagir de outras pessoas, levando-as naturalmente, através de seu exemplo, a reverem seus sistemas de valores e de crenças, suas percepções e até mesmo suas trajetórias de vida. Neste processo você também revê, mais uma vez, suas escolhas e seus propósitos existenciais visando revalidá-los ou não de acordo com o estágio evolutivo de sua consciência.



Encerro com  2 links para você:

O primeiro é para o vídeo com Gal Costa cantando as músicas "Brigas Nunca Mais e Discussão".


O segundo é para o vídeo de Maria Bethania aliando a belíssima Cantata BWV 156, de Bach com o "Soneto de Fidelidade", de Vinicius de Moraes.