Júpiter em Gêmeos: Tempo de Expansão Através de Teias Interativas

Foto compartilhada no Facebook


Antes de analisar este trânsito, que se estenderá de 11/06/2012 a 26/06/2013, convém relembrar os significados de Júpiter na Mitologia e na Astrologia.  

Júpiter na Mitologia

Na mitologia grega, Júpiter recebe o nome de Zeus, o rei do céu, cujo âmbito de atuação não tinha espaços delimitados. Ele era tido como um deus consciente de tudo o que ocorria na Terra, pois tinha a perspectiva de quem se posicionava no pico dos montes mais elevados.
Fazia sua ronda diária na Terra, seja para distribuir o bem ou o mal, de acordo com o merecimento de cada um.
Ele jogava seus raios protetores sobre os desvalidos e os ingênuos, para impedi-los de serem atingidos pelos males oriundos dos céus ou da Terra. Mas também jogava seus raios aniquiladores para punir malfeitores e combater tanto os seus inimigos pessoais quanto os de seus protegidos.
Sendo visto como um deus benevolente, era considerado, ainda, um protetor dos lares e da família e o grande preservador da vida. As pessoas oravam para pedir-lhe ajuda e orientação; ao fazê-lo sentiam-se com as esperanças renovadas. 
Por outro lado, era tido como um deus conquistador, pois a despeito do ciúme doentio de sua mulher, Hera, sempre dava suas “escapadelas” para perseguir novas deusas, belas mortais – às vezes ia atrás de rapazinhos de aparência delicada -, com quem tinha relações extraconjugais e até mesmo filhos, já que a sua prole era muito numerosa. Na verdade, ele se sentia tolhido por Hera, pois esta não entendia muito bem seu ardor descomunal e sua inquietante necessidade de espaço e novas aventuras.

Júpiter na Astrologia
Na Astrologia, Júpiter liga-se ao hemisfério cerebral direito, responsável pelos processos mentais intuitivos, pela linguagem metafórica e por todas as formas de inteligência não racionais. A eles estão associados o desenvolvimento das inteligências criativa e espiritual, bem como os insights que nos ajudam a captar o futuro, vislumbrando as novas tendências sociais e os novos paradigmas.

Sua expressão mais evoluída é a da pessoa sábia que, após assimilar muitos conhecimentos teóricos e experiências efetivas, compreende o valor e o poder de sua intuição e predispõe-se a compartilhar com outras pessoas o aprendizado adquirido, mantendo, porém, espaço aberto para explorar novas possibilidades e ampliar seus conhecimentos, sem preconceitos e sem medo de ser feliz. Neste sentido é mestre e aprendiz a um só tempo, tendo coragem para viver o processo dinâmico de ensino-aprendizagem, inerente à vida.

Já sua expressão desfavorável é a da pessoa que se crê a “dona da verdade”. Pautando-se pela intolerância e pelo dogmatismo, podendo, inclusive, guiar-se por dois pesos, duas medidas: por um lado, é autocondescendente com suas extravagâncias, pois tem dificuldade em respeitar limites, assumir responsabilidades e cumprir com as promessas feitas; por outro, mostra-se extremamente crítica em relação às imperfeições alheias. Neste sentido é capaz de ser rude e grosseira, ferindo suscetibilidades em nome da franqueza ou através de explosões de mau humor.
Mas também, poderá mostrar-se como uma pessoa extremamente ambiciosa, arrogante, com mania de grandeza, bem como com instabilidade de humor, podendo ora mostrar-se magnânima, audaciosa, ousada e até mesmo perdulária, ora revelar-se mesquinha, superficial e interesseira, portanto alguém pouco confiável.

Júpiter em Seu Mapa Natal
Onde quer que Júpiter (e Sagitário, signo que rege) esteja atuando em seu Mapa Natal, será fundamental empenhar-se efetivamente para manter a honestidade de intenções e a transparência acional, inclusive nos diálogos travados consigo mesmo (a).
Evite a autocondescendência ou a tentação a dar de ombros quando a consciência disparar o alerta para você prestar atenção em suas ações. Nada de manifestar padrões do tipo “que se dane”.

Júpiter em Gêmeos: O Poder das Teias Interativas

Um ciclo de Júpiter dura 12 anos, de modo que a última vez em que ele transitou pelo sino de Gêmeos foi de 2000-2001.
Este trânsito, que se estenderá até 2013, marcará um período em que haverá maior interesse em interagir com as pessoas, seja para trocar informações, adquirir, processar e compartilhar conhecimentos, seja para fazer negócios, pois o signo de Gêmeos pertence ao elemento ar e, como tal, está associado à circulação em geral.
Mas, atenção! Exatamente por ser um signo de ar, sua força está na clareza mental, no planejamento que antecede à ação, no poder de articulação, e de argumentação, nas trocas de informações e nas intercomunicações que estabelece com o meio.
Com Júpiter neste signo será importante prestar atenção às novas tendências, detectar oportunidades para aproveitá-las adequadamente, bem como instrumentalizar-se com informações, técnicas e métodos que favoreçam seu crescimento e facilitem suas interações e negociações com o meio em que vive.
Agir com bom senso, tendo discernimento para separar o joio do trigo, de modo a descartar tudo que tem se mostrado improdutivo, disfuncional ou anacrônico será a grande oportunidade deste trânsito para que seu projeto expansionista se concretize.

Flexibilidade em Pauta
Gêmeos é também um signo mutável e, como tal, está associado à flexibilidade que permite identificar o ponto de convergência entre visões de mundo e interesses aparentemente divergentes. E, neste sentido, ele também simboliza a capacidade de estabelecer a ponte de ligação entre passado e futuro.
Durante este trânsito você deverá exercitar o “jogo de cintura” para adaptar-se às diferentes circunstâncias da vida. Não é oportuno posicionar-se como “dono (a) da verdade”, pois, deverá guiar-se pelo bom senso, imprimindo leveza às suas abordagens, bem como tendo abertura para assimilar e processar as informações que recebe, mantendo, contudo, a capacidade de discriminar o que é ou não útil ao seu crescimento pessoal e aos seus objetivos. 
Deste modo você estará usando a inteligência a seu favor e não contra como acontece quando a rigidez mental e a presunção falam mais alto.


É esta flexibilidade que lhe permitirá abrir-se às mudanças, adquirir novas informações e conhecimentos, bem como sintonizar-se com novas ideias e tendências, visando adaptar-se “aos novos tempos”.
Você poderá desenvolver novas habilidades e capacitações profissionais, bem como reciclar conhecimentos e técnicas já desenvolvidos, que lhe possibilitem fortalecer seu poder de comunicação e de persuasão. Ambos são imprescindíveis às comunicações e às negociações em geral.
Aliás, uma boa maneira de entrar na sintonia positiva com este trânsito consiste não só em estabelecer contatos com o mundo exterior, mas, sobretudo, respeitar as diferenças nas relações estabelecidas, agindo com elegância, transparência e diplomacia, visando à harmonia das mesmas.

O Pensamento E As Palavras Têm Poder: Saiba Usá-los
Lembre-se que a palavra, assim como o pensamento, tem poder. E durante a vigência deste trânsito será fundamental que você respeite a palavra dada, honre seus compromissos, desenvolva seus trabalhos com toda a competência possível e evite emitir julgamentos precipitados sobre o que ou quem quer que seja.
Exercitando a flexibilidade, você saberá usar as palavras certas de acordo com o seu interlocutor, de modo a convencer quem quer que seja. 
Isto não significa enganar o outro; ao contrário, implica em ter perspicácia para detectar os diversos interesses em jogo, encontrando uma solução conciliatória que satisfaça a todas as partes envolvidas.
As áreas que estarão favorecidas são: ensinar, escrever, comunicar, ministrar palestras e conferências, atuar e/ou dar consultoria na área de telecomunicações, imprensa, turismo, eventos e transportes. E também as áreas jurídicas, administrativas e a de negócios.

Cuidado a ser tomado: Tendência à Instabilidade
Júpiter em Gêmeos pode manifestar-se negativamente e neste caso é preciso tomar cuidado com tendências à: agitação nervosa, instabilidade de humor, superficialidade, curiosidade improdutiva, futilidade e erraticidade mental.
A ânsia por novos conhecimentos e experiências tende a levar a erros de avaliação e a precipitações que poderão retardar a concretização de seus objetivos e metas.
A pressa e a avidez pela aquisição de novos recursos que lhe permitiriam instrumentalizar-se para competir no mercado de trabalho e na busca de sucesso sócio-profissional não combinam com a sabedoria e a maturidade necessárias para que você possa alçar voos mais altos, pois ambas derivam de qualidades como bom senso e equilíbrio.
Outra coisa: Júpiter em Gêmeos pode falar sem pensar, mas também pode mentir e enganar, seja por “brincadeira”, seja para obter vantagens pessoais. Fuja desta tentação!

Dádiva de Júpiter em Gêmeos: Bom Senso e Intuição
Foto compartilhada no Facebook
Você está tendo a oportunidade de usar a capacidade mental discriminativa para “separar o joio do trigo” visando a selecionar o que contribui para o seu crescimento pessoal, ou seja, para a consecução de seus objetivos, descartando o resto.
Ainda que num primeiro momento, você tenha a chance de abrir-se às mais diversas áreas de conhecimento e de experiências será importante ouvir a voz de seu coração para saber com quais delas você se identifica e quais poderão ser efetivamente úteis ao seu processo evolutivo.
Lembre-se: será fundamental ter desprendimento e generosidade para compartilhar informações e experiências adquiridas de modo a cumprir com a sua missão nesta vida.

Foco no Senso de Proporção: Equilíbrio
Durante este trânsito será fundamental evitar toda e qualquer você tendência a extremismos, pois ela poderá levar à intransigência, à intolerância e a posições dogmáticas que são contrárias á iluminação possibilitada por Júpiter. Esta lhe dá a oportunidade de desenvolver o senso de proporção, sabendo agir com equilíbrio e discernimento; ao fazê-lo, você terá condições de atrair as bênçãos deste deus, que é pródigo para aqueles que manifestam fé, justiça, sabedoria, alegria, otimismo e confiança na abundância universal.

Atenção! Evite também precipitações e ações intempestivas. Lembre-se que a sabedoria tem como principais trunfos: a paciência, a prudência, a flexibilidade e o senso de oportunidade. Então, vá com calma e evite forçar situações, pois, como já diziam nossos ancestrais, “a pressa é inimiga da perfeição”.
Reveja seus projetos mais ambiciosos e seus planos de expansão, pois certamente há detalhes a serem melhorados, antes de pô-los em prática. Faça o mesmo em relação ao que já está em andamento, tendo jogo de cintura para contornar problemas ou obstáculos que possam surgir no meio do caminho.
Controle a ansiedade e saiba agir com diplomacia, por mais difícil que isto lhe pareça ser neste momento. Lembre-se que você pode dizer as verdades mais duras, desde que o faça com elegância e sensibilidade. Tenha em mente o seguinte: expandir a consciência não significa apenas abrir-se às questões filosóficas e espirituais; implica, em libertar-se de preconceitos em geral e, sobretudo, em aprender a lidar com limitações, para depois superá-las.

Aproveite o estímulo á transparência que este trânsito lhe possibilita para assumir com a mesma aceitação tanto seus pontos mais fracos quanto os mais fortes, pois só assim, você poderá repolarizar suas energias visando torná-las cada vez mais positivas e expansoras. Isto significa que, durante este trânsito, será oportuno introduzir mudanças significativas em sua vida, desde que você mantenha o foco e aja a partir de motivações que visem favorecer ao maior número possível de pessoas.
Afinal, segundo a mitologia, o benevolente deus Júpiter, considerado o grande preservador da vida, é acima de tudo justo, pois envia seus raios protetores, sobre os mais fracos para livrá-los da opressão de poderosos.
Se você quiser conquistar as boas graças simbolizadas por Júpiter, empenhe-se em viver uma vida realmente significativa, fazendo a diferença para melhor no mundo em que você vive e na vida das pessoas com as quais você se relaciona.