11-07: Lunação em Câncer com Eclipse Total do Sol

Amanhã, dia 11/07, terá início um novo Ciclo de Lunação. Ocorrerá também o eclipse total do Sol, cujo ápice se dará às 16h35min (horário de Brasília), aos 19º 24’ de Câncer.
Trata-se de um evento que requer atenção especial, pois dinamizará uma configuração planetária turbulenta que vem se formando desde Outubro de 2008, sobre a qual já tratei em postagens anteriores. Eu me refiro á Grande Cruz que está sendo formada no céu, envolvendo os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Plutão. 
Jupiter (expansão e exageros) está junto de Urano (mudanças radicais), em Áries (assertividade e novas abordagens), indicando muita inquietação, impaciência, tendência a assumir riscos indevidos e também muito egoísmo. Eles estão em confronto direto Saturno (estruturas existentes, conservadorismo e rigidez) que estará retornando para Libra (equilíbrio nas relações, justiça social) no dia 22, podendo indicar um período de turbulências entre a nova (conjunção Júpiter e Urano em Áries) e a velha ordem (Saturno) afetando as relações existentes em todos os níveis, inclusive, no diplomático.  
Plutão (morte e renascimento, mas também ambição de poder e de riqueza e o lado sombrio do coletivo) em Capricórnio (poder, figuras de autoridade, sistemas sócio-econômicos, políticos, carreira, conquistas materiais) recebe e dá vazão às tensões dessa formação, o que pode significar, literalmente, abalo das estruturas vigentes.
A Lua Nova com o eclipse solar total no signo de Câncer (“zona de conforto”, nutrição física e emocional, mãe, família, lar, tradição, clã, povo e órgãos públicos) completa a ativação em signos cardinais indicando muita agitação e fortes tensões. E como ela ativa um ponto ligado às relações (o nódulo sul) é através das interações que cada um de nós poderá vivenciar o impacto deste eclipse. Mas os efeitos do mesmo só se farão sentir claramente em 2011, podendo estender-se até 2013.
Hora de Mudar!
É chegada a hora de fazermos uma revisão do passado, desapegarmo-nos do que tem se mostrado disfuncional, improdutivo e anacrônico para introduzirmos mudanças significativas em nossas vidas e no mundo em que vivemos.
Aqui cabe uma observação importante: Câncer e a Lua nos remetem ao passado e para a Astrologia tradicional um "evento raro" como este, num céu marcado pela turbulência, era sinal de maus presságios. Assim sendo, é possível que alguns astrólogos façam análises pessimistas em torno deste acontecimento. E, para ser justa, é possível, sim, que ocorram crises econômicas como as vividas na década de 30, revoluções, cataclismos, etc. Nada, porém, que já não conheçamos!
Mas o que eu considero fundamental, pois creio que faça toda a diferença, é mantermos uma postura serena, de desapego em relação ao passado e de abertura ao novo, para eliminarmos de nossas vidas, e deste mundo, tudo o que nos mantém estagnados na zona de conforto, impedindo-nos de cumprir nossa missão existencial: evoluir pessoalmente, contribuindo, assim, para a evolução da humanidade.
Isto parece fácil de pôr em prática, mas não é. A maioria dos terráqueos resiste às mudanças e apega-se ao que é conhecido, mesmo que este seja insatisfatório e desconfortável.
Além disso, os “donos do poder” tenderão a apegar-se, tais quais caranguejos, aos seus privilégios, insistindo em manter a população presa a estruturas e a sistemas falidos. Mas o futuro mostrará que toda a energia investida para manter o status quo será em vão. Eles podem, quando muito, ganhar um tempo de sobrevida. Só isso!
Repercussões na Vida Pessoal
As turbulências simbolizadas por este Ciclo de Lunação afetarão a vida de cada um de nós, em maior ou menor intensidade. Obviamente as pessoas que teem Sol, Lua ou Ascendente no signo de Câncer serão fortemente impactadas, assim como as que teem, em seus Mapas, a Cruz cardinal ou os signos cardinais enfatizados (Áries, Libra; Câncer e Capricórnio).
Lembro mais uma vez que se você não tem seu Mapa poderá obtê-lo, gratuitamente, clicando no link Céu do Momento.
Passo a resumir os possíveis efeitos deste eclipse nas 12 casas do Mapa, lembrando que o grau que está sendo ativado é o 19º de Câncer:
Casa 1: Você poderá sentir-se mais carente e com intensa necessidade de acolhimento, conforto e nutrição emocional. Também poderá preocupar-se com a saúde e o bem-estar de familiares. Mas meu alerta é: Evite entrar na sintonia negativa. Proteja-se para não repercutir em sua vida pessoal, nem na de seus familiares, a onda de negatividade que paira no meio ambiente.
É hora de você redefinir seu modo de agir e de posicionar-se nas relações que estabelece com o meio em que vive. Nada de manipulações ou de “comer pelas beiradas”. O momento requer clareza e transparência, mas também atenção à sua intuição e à voz do seu coração. Deixe a sua sensibilidade aflorar e, acima de tudo, em vez de focar o que você pode receber, preocupe-se em indagar-se como você pode contribuir para fazer de seu mundo, um lugar melhor.
Casa 2: O modo como você lida com valores em geral, sobretudo com dinheiro e bens patrimoniais, precisará ser revisto e planejado. É possível que recursos obtidos através da família, de aplicações financeiras ou até mesmo de emprego, poderão evidenciar-se menos seguros do que você supunha. Negócios e contratos feitos sem a devida precaução também poderão gerar insegurança.
O importante é manter o foco no planejamento e na administração competente de seus recursos, inclusive de seus talentos e habilidades; se o fizer, você poderá obter excelentes retornos, inclusive, poderá detectar novas fontes de recursos e, assim, alavancar esta área da sua vida, resgatando a sua autonomia, em vez de depender do apoio externo.
Casa 3: Você tenderá a preocupar-se com irmãos, parentes e amigos fraternos, pois brigas, rupturas e turbulências poderão manifestar-se na vida de entes queridos, inclusive na de vizinhos e de pessoas de seu contexto cotidiano.
É hora de mostrar-se efetivamente útil, já que preocupação sem ação de nada adianta! Você poderá descobrir novas formas de fazê-lo, inclusive poderá interessar-se em desenvolver novas habilidades ligadas ao cuidar dos outros.
Casa 4: Este eclipse impactará o seu lar, a vida familiar, mas também seu inconsciente. Como esta casa simboliza um dos pais, os ancestrais as heranças genéticas, culturais e étnicas, o passado revisitado, bem como o campo áurico, é fundamental preservar-se nestes dias. Cuide de sua saúde e também da de seus familiares, na medida do possível. Evite assumir riscos. Cuide muito bem de sua casa e alerte seus familiares para que o façam também. Acima de tudo, mantenha o foco positivo e empenhe-se em transmitir mensagens apoiadoras para todas as pessoas de seu convívio mais próximo. Torne-se uma presença reconfortante e apaziguadora no seio de sua família, de sua comunidade e do mundo em que vive.
Casa 5: Se você tem filhos estes poderão necessitar de um cuidado extra, pois tenderão a passar por turbulências na vida pessoal e/ou profissional. Se você não os tem, mas dá aulas para crianças e adolescentes também poderá ter preocupações extras com seus alunos (as). Se você namora ou tem algum envolvimento amoroso descompromissado poderá ter surpresas não muito agradáveis, pois descobrirá que a pessoa em questão não merecia a sua confiança.
Seja como for, é importante manter o foco nas motivações que levam ao envolvimento não só com determinadas pessoas e situações, mas, sobretudo, a atrair tais tipos de experiências. Ao examinar os sentimentos e emoções que emergem em tais situações, você perceberá que elas lhe trazem lições valiosas e oportunidades de efetivo amadurecimento.
Casa 6: A saúde, o trabalho cotidiano, a organização da vida físico-material, a relação com serviçais, prestadores de serviços, subordinados e chefes, bem como com animais de estimação, estarão em foco durante este eclipse exigindo um pouco mais de atenção.
É hora de você romper com a rotina e com rituais desprovidos de sentido, mas mantidos automaticamente, por comodismo. Separe o “joio do trigo”: fique com o que lhe dá vitalidade, conforto, bem estar, segurança e bom humor e descarte o resto. Adote novos hábitos alimentares. Planeje e ponha em prática até a próxima semana uma programação diária que inclua a prática de exercícios físicos, o lazer, além do trabalho e das obrigações.
Casa 7: Seu casamento, sua parceria de negócios e as relações interpessoais em geral estarão em foco neste período. Você poderá ter que lidar com aspectos sombrios dessas pessoas e até mesmo descobrir inimigos declarados. Também é possível que ocorram perdas, literais ou simbólicas.
O fundamental aqui é constatar a importância de manter-se leal e transparente em suas relações em geral, sobretudo em suas parcerias. Tenha em mente o seguinte: Só serão destruídas as relações baseadas na mentira, nos jogos de controle e de manipulação e/ou em que ocorram desequilíbrios entre o dar e o receber. Ou, então, as que já cumpriram sua função e seu tempo chegou ao fim. Lembre-se: nada de chorar o leite derramado. É hora de abrir-se a novas e estimulantes possibilidades, deixando a vida fluir.  
 Casa 8: Na área das crises, dos medos de perdas em geral, da sexualidade, dos segredos, dos recursos compartilhados, dos valores alheios, de temas ligados à ecologia, à espiritualidade, etc. este eclipse pode significar experiências ligadas à finitude de algum modo, tanto pode ser a morte de alguém próximo, quanto o fim de um ciclo evolutivo, para que um novo tenha lugar.
Se você tem sido muito dependente dos outros em algum nível ou se tem estimulado a dependência alheia para manter-se no controle da relação, o eclipse se manifestará para que você reveja seu modo de agir e de relacionar-se, desapegando-se de padrões emocionais e comportamentais negativos, que geram insatisfações em todos os envolvidos. Sobretudo liberte-se de ressentimentos e mágoas antigas, que poderão emergir com muita força neste período. Em vez de culpar a si ou ao outro por suas insatisfações e “infelicidade”, experimente desenvolver a honestidade emocional e assuma a responsabilidade por seus sentimentos e emoções e pela qualidade das relações que você mantém, seja numa parceria afetiva ou de negócios, seja em qualquer outro tipo de relação interpessoal.
Atenção! Se você tem dívidas com instituições financeiras ou taxas públicas pendentes, bem como questões envolvendo o dinheiro compartilhado e/ou alheio, é hora de planejar o melhor modo de quitar débitos e honrar compromisso. A boa notícia é a seguinte: se você tiver contratos pendentes ou dinheiro a receber poderá ver esses assuntos resolvidos satisfatoriamente.   
Casa 9: Na casa dos ideais expansionistas, dos estudos especializados, das viagens literais e simbólicas, da comunicação de massa, da filosofia, da metafísica e da espiritualidade, este eclipse indica questionamentos em relação aos sistemas de valores e de crenças vigentes e à visão de mundo assimilada no lar e no contexto cultural de origem. É possível que o desencanto por algum sistema de valores e de crenças, bem como por alguma área de conhecimento, gere revolta, rancor e até mesmo intolerância. Ou então, você poderá deparar-se com pessoas que se consideram “donas da verdade” e isto tende a causar aborrecimentos. Além disso, não são recomendáveis viagens ao exterior ou muito prolongadas, bem como discussões e brigas com cunhados (as), sogros, pois as consequências poderão ser mais graves do que você supõe.
O importante é você manter-se vigilante para evitar qualquer tendência ao fanatismo e à intolerância, bem como ao ego inflado, à arrogância e ao senso exagerado de autoimportância; sobretudo, deve evitar “dar o passo maior que a perna” ou agir como se você tivesse o monopólio da verdade.
Casa 10: O eclipse afetando a carreira e a imagem pública indica que mudanças significativas tenderão a ocorrer nesta área.
Você poderá sentir-se mais sensível do que nunca às opiniões alheias sobre si e terá maior preocupação com a sua imagem pública. Se você estiver agindo corretamente, não tem com o que se preocupar, mas se estiver sendo desleal, ou pouco confiável, terá que arcar com as consequências. 
Mas o momento favorece traçar novos planos de carreira e/ou de participação social ativa.
Você poderá captar, instintivamente, os humores das pessoas com as quais você se relaciona e até mesmo os novos rumos que a coletividade humana tende a seguir. E se você souber agir com maturidade, foco e sensibilidade em relação às necessidades alheias, poderá obter êxitos significativos tanto na vida profissional, quanto na social; num nível mais elevado, poderá tornar-se agente de mudanças no meio em que vive, ajudando as pessoas a despertarem para uma nova visão de mundo, vendo-se a si mesmas como membros da grande família humana universal.
Casa 11: Este eclipse ativará a casa dos grupos, das instituições e dos amigos que funcionam como uma família substituta para você, poisé junto a eles que você quer ser acolhida, já que  há tendência a sentir-se “uma estranha no ninho” junto aos seus familiares.
Durante este período é provável que você tenha que rever o modo como se relaciona com esses grupos, instituições e, sobretudo, com seus amigos. Toda e qualquer relação baseada na dependência ou co-dependência será abalada porque é limitante. Se você tem se deixado influenciar pela opinião dessas pessoas, tenderá a decepcionar-se para que passe a pensar por si só e aprenda a confiar em seus próprios recursos e em sua criatividade. O importante é conscientizar-se do seguinte: É hora de agir com autenticidade e transparência em vez de contentar-se em reproduzir os pensamentos e sentimentos alheios; afinal é na multiplicidade e na diversidade que reside a grande riqueza humana.
Casa 12: Na casa do inconsciente, dos segredos, dos mistérios e do fim de um ciclo, o eclipse indica necessidade de maior proteção em relação às energias negativas que poluem o ambiente físico-material e o campo astral.
Mantenha-se vigilante contra qualquer sentimento e/ou pensamento negativo e destrutivo. Evite assistir programas e filmes que mostrem o lado negro do ser humano. Não entre na pilha agressiva e pesada de quem quer que seja. Também evite qualquer tipo de dependência química, pois isto poderá acarretar maior vulnerabilidade às energias negativas. Evite fazer cirurgias ou tratamentos muito pesados nestes dias.
Outra coisa: nada de considerar- se vítima, mártir ou de querer salvar o mundo, antes de salvar a si. Lembre-se que “amar ao próximo como a si mesmo” pressupõe a existência da autoestima e do autorrespeito. Mas você poderá beneficiar-se participando de ONGs e de atividades filantrópicas, se o desejar.
Cuide de sua saúde, sobretudo dos pés, dos tornozelos e da circulação. Recorra a terapias holísticas e busque apoio espiritual. Fortaleça-se e estará ajudando a humanidade a sair fortalecida deste período.
Atenção ao Desenrolar deste Novo Ciclo:    
Fase Crescente: No dia 18 o Ciclo atingirá a fase crescente no último decanato de Libra. As relações interpessoais serão enfatizadas mais uma vez. E esta é uma ótima oportunidade para você corrigir possíveis desequilíbrios entre o dar e o receber, bem como para posicionar-se como um ser socialmente consciente, combatendo injustiças sociais em vez de manter-se distante dessas questões. Lembre-se que o eclipse ativou as relações e Saturno estará voltando definitivamente para Libra no dia 22 para pôr ordem nesta área da experiência humana. Como é, você vai colaborar ou vai esperar que as relações desandem, fingindo que os problemas existentes são exclusivamente de responsabilidade alheia?
Fase Cheia: No dia 25 o Ciclo atingirá seu ápice e você terá maior clareza sobre as ocorrências que este novo Ciclo desencadeou, ou seja, sobre as mudanças que você efetuou, ou deixou de fazê-lo por mera inércia. De um jeito ou de outro você colherá os frutos do que plantou. Se suas ações foram corretas, obterá êxito, podendo inclusive gozar de certo prestígio e notoriedade; caso contrário, terá que revê-las, seja para reciclá-las, seja para elaborar novos planos de ação que deverão ser postos em prática no próximo Ciclo de Lunação.
Fase Minguante: Na transição do dia 2/08 para o dia 3/08, o Ciclo entrará na fase minguante. E você deverá desapegar-se do que não deu certo ou  trouxe resultados aquém de suas expectativas e/ou reais possibilidades. É o momento de limpar a área para que novas e mais produtivas iniciativas sejam tomadas. Mas não agora. Agora é hora de planejar com muito cuidado o que de fato você quer para a sua vida, mantendo foco em seus objetivos e, sobretudo, tendo coragem de inovar visando a manifestar todas as suas reais possibilidades e, assim, poder fazer a diferença para melhor no mundo em que você vive.
Encerro com o link para dois vídeos. O 1º é promocional e mostra as ilhas Polinésias onde ocorrerá o eclipse deste dia 11.
O outro é um vídeo com a Elis Regina cantando a música "Cartomante", que além de sua emocionante interpretação, tem tudo a ver com este momento que a humanidade está vivendo. 
http://www.youtube.com/watch?v=RmBtW3XFGWU