sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Novo Ciclo de Lunação e Outros Trânsitos em Aquário

Ás 00h32’ (horário oficial de Brasília) de 03/02/2011 teve início o Ciclo de Lunação de Fevereiro, a 13º 54’ de Aquário, o signo da consciência expandida e da individuação, também conhecido como o signo da “Nova Era”.
No mesmo dia Mercúrio entrou em Aquário, onde o Sol e Marte estão em conjunção, unindo suas forças para dinamizar ainda mais o signo das mobilizações sociais. Além disso, Netuno se encontra nos últimos graus deste signo intensificando o estímulo à dissolução das velhas estruturas e de tudo o que já se tornou inútil ou inconsistente. 
Aquário rege também as amizades, as parcerias, os grupos e as organizações voltadas para as garantias dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, tanto individuais quanto coletivos.
O que vem a ser a “Nova Era” ou “Era de Aquário”
Há décadas faz-se referência à Era de Aquário como um novo ciclo evolutivo na trajetória da humanidade; um tempo em que a ênfase nas relações solidárias e no bem comum prevalecerá sobre o individualismo vigente no mundo atual.
Uma Nova Era corresponde a 2.156 anos de um Ciclo Sideral, cuja duração é 25.868 anos terrestres. E embora não se possa precisar ao certo o início da Era Aquariana, estima-se que isto ocorrerá por volta do ano 2060.
Sabe-se, porém, que a evolução não dá saltos e que o declínio de um estilo de vida traz em seu bojo as sementes daquilo que está por vir.
Estamos, indiscutivelmente, vivendo um período de grandes turbulências e mais do que nunca há urgência em reavaliar o tipo de mundo que ajudamos a construir para escolher conscientemente o futuro que almejamos para nós e para nossos descendentes.
Agora é a época de semeadura desta Nova Era, cabe-nos, portanto, limpar o terreno de tudo o que já não nos serve, e/ou se deteriorou, para abrir espaços a novas visões de mundo e novos estilos de vida, sobretudo tendo em vista a emersão de uma nova qualidade de ser humano neste planeta.

Aquário traz, a cada um de nós, o desafio de harmonizar passado e futuro no presente em construção.
Regido por dois planetas considerados antagônicos, Saturno e Urano, Aquário traz em si a dualidade entre passado e futuro, entre a velha e a nova ordem, entre o senso comum e a consciência individualizada, entre a ambição pessoal e o propósito existencial coletivo.
Ele mostra que a conciliação do melhor de dois mundos sempre é possível aos seres humanos bem intencionados.
Características de Aquário
Em sua melhor expressão, Aquário simboliza o homem original, criativo e civilizado; um ser humano consciente, socialmente responsável e espiritualmente evoluído.
Por isso, ele é também o signo da amizade, da fraternidade, da cooperação mútua e da ecologia; esta uma manifestação de respeito a todas as manifestações de vida neste planeta.  
Já em sua expressão negativa, Aquário simboliza o apego frio às ideias e ideais, a voluntariedade e o individualismo exacerbado. Este pode levar a radicalizações, seja através de atos terroristas, seja através de avanços científicos e tecnológicos com grande potencial destrutivo, seja através do desrespeito aos direitos alheios em nome da liberdade auto-expressiva.  
Desafio desta Lunação em Aquário
Ao revitalizar este signo, junto com os demais trânsitos, a nova Lunação traz a oportunidade de despertar a consciência para além dos estreitos limites das ambições pessoais, de modo a abranger a grande família humana universal.
Trata-se de um desafio moral que cada um de nós tem que encarar urgentemente se quiser evitar novas e duras lições, coletivas e individuais. 
Elas mostram aos seres humanos a necessidade premente de mudar o tipo de relação que uns têm com os outros e com o mundo em que vivem. 


Não adoto aqui nenhum enfoque alarmista, mas sim faço um chamado à compreensão dos sinais que o Universo tem enviado à humanidade para que reveja todo o seu estilo de vida.  
Tal desafio implica no resgate de três qualidades inerentes a Aquário: consciência do poder criativo, uso responsável do mesmo para que se atenha à sua finalidade coletiva e percepção de si mesmo como parte da grande família humana. Tais qualidades deverão ser incorporadas ao cotidiano de cada um, para que este possa ajustar-se à visão de mundo aquariana.
Você será desafiado (a) a escolher que papel quer desempenhar neste mundo.
Desejará manter-se na posição de co-autor (a) da tragédia humana, apegando-se a um estilo de vida ditado pela acomodação, pelo egoísmo imediatista e, sobretudo, pela desigualdade social, compactuando, portanto, com um “modus vivendi” que privilegia poucos em detrimento da grande maioria?
Ou aceitará o desafio de atuar como agente da “Nova Era”, que “presta um serviço cósmico”, visando ao bem estar coletivo, por saber que neste se insere o bem estar individual?
Trata-se de usar o seu poder criativo com responsabilidade, consciente de que todos os seus atos, pensamentos, sentimentos e vibrações energéticas afetam a totalidade humana e vice-versa. 
E, sobretudo, de ter coragem para romper com o passado, entrar em contato com a sua essência e trilhar o caminho da individuação. Ao fazê-lo, você conseguirá libertar-se do senso comum e passará a guiar-se por leis mais elevadas, ditadas pela consciência transpessoal, também chamada de inteligência espiritual.
Este tipo de inteligência independe de crenças e credos, mas é fruto da sincera busca do significado, individual e coletivo, da própria existência. Ele leva a indagar qual o objetivo final desta vida, que papel cabe a cada um desempenhar no grande palco universal, onde se desenrola o espetáculo da evolução humana.
Sobretudo, permite a cada um contribuir efetivamente para a construção de um mundo mais justo, mais feliz e mais harmonioso, livre de preconceitos. Um mundo aberto á diversidade e consciente da riqueza da mesma   
Sei que o desafio não é fácil nem pequeno, mas deverá ser enfrentado para que a espécie humana cumpra seu destino, afastando-se cada vez mais de sua animalidade para ir em direção à sua divindade.
Veja que casa de seu Mapa Natal este Novo Ciclo de Lunação e os demais trânsitos estão dinamizando, pois é na área da vida simbolizada por ela que as características aquarianas se manifestarão com mais intensidade. 
Se você não se lembra qual o significado de cada casa leia as postagens anteriores sobre Novo Ciclo de Lunação
O Desenvolvimento deste Novo Ciclo     
Quarto Crescente: Dia 11: Você terá que fazer algum tipo de ajuste para adequar seus projetos e iniciativas à realidade, se quiser obter êxito nos mesmos.
Lua Cheia: Dia 18: Você terá clareza sobre a adequação ou não das iniciativas tomadas no início deste Ciclo, pois estará colhendo os frutos das mesmas, tanto os positivos como os negativos.
Caso, enfrente oposição de pessoas em cargos de comando/ chefia, evite manifestar reações voluntariosas, ditadas pelo orgulho ferido, pois isto só fará piorar a situação. Aproveite para rever seus planos e tenha a abertura necessária para introduzir mudanças nos mesmos.
Caso colha os frutos positivos, cuidado para evitar o ego inflado e lembre-se de compartilhar generosamente os benefícios recebidos com as pessoas que de algum modo contribuíram para o seu êxito.     
Quarto Minguante: Dia 24: Hora de desapegar-se do que efetivamente se mostrou inadequado, abrindo espaço para novas semeaduras a serem feitas no próximo Ciclo de Lunação, em Peixes, que terá início dia 04/03.
Aproveite para ouvir mais a sua intuição. Fortaleça a confiança em si e no futuro que você pode construir.

Mercúrio em Aquário: Abertura às Novas Ideias
Mercúrio, o planeta da comunicação, das interações, dos acordos e contratos estará em Aquário até o dia 21/02, estimulando a abertura mental e a expansão da consciência para além dos limites do que é conhecido e já experimentado.
É hora de alçar novos vôos, dar asas á imaginação, ter coragem de ousar, adquirir novos conhecimentos e habilidades, conhecer novas pessoas, participar de grupos, redes sociais e até mesmo engajar-se em movimentos voltados para o bem comum, a justiça e, sobretudo, o respeito à liberdade.
Mas também de tomar cuidado com equipamentos elétricos em geral,  bem como com ideias intempestivas e/ou excêntricas. Evite, sobretudo, qualquer tendência a radicalizações.

Sol e Marte em Aquário: Ênfase na Liberdade e na Independência
Marte está em Aquário desde 16/01 e o Sol desde 21/01. O Sol sairá no dia 20 e Marte em 24/02.
Os dois principais indicadores de energia acional estão unidos facilitando a manifestação da auto-expressão criativa, portanto a liberdade de pensar e agir com independência, tanto no plano individual, quanto no coletivo.
Há um forte estímulo à experimentação, bem como intensificação do interesse por telecomunicações, informática, tecnologias de ponta, aviação, mas também por terapias holísticas e abordagens “alternativas” em geral.  
Não há tolerância a qualquer tipo de restrição à liberdade, nem a abusos de poder, seja na relação a dois ou nas relações entre chefes e subordinados, governantes e governados. Velhas figuras, instituições e/ou tradições só serão respeitadas se forem dignas de consideração, caso contrário, não.
Mas convém evitar tendências anárquicas, caóticas e irresponsáveis, pois estas em nada contribuem para a construção de estruturas sólidas e promissoras, seja na vida pessoal, seja na social. Também convém controlar qualquer tendência a assumir riscos desnecessários.  
Encerro com alguns links ligados a temas aquarianos.
O primeiro é para a música “Crazy”, de Willie Nelson, com ele, Diana Krall e Elvis Costello: http://www.youtube.com/watch?v=F5BnCEPr7cU
O segundo é para a música "Epitáfio", com os Titãs: http://www.youtube.com/watch?v=kSxO7ogSucw
O terceiro é para a música "Podres Poderes", com Caetano Veloso: http://www.youtube.com/watch?v=2cwR2-h9Dv4
O quarto é para a música "Aquarius/ Let the Sunshine in", do musical "Hair", que fez sucesso na década de 60, com o grupo The Fifth Dimension e teve uma nova versão em 2010. Mesmo a letra não tendo nenhuma relevância para a Astrologia, pois há inclusive incorreções, esta música tornou popular a idéia de “Era de Aquário”. 

http://www.youtube.com/watch?v=f0G8XJNz4bY    

Atenção! Matérias que complementam a abordagem aquariana.

Aproveite para ler, em Dicas de Utilidade Pública, as matérias sobre Ciências,  Saúde, Qualidade de Vida, Terapias Complementares e Ecologia, pois elas estão em linha com essa dinamização de AquárioLeia também Saturno em Libra, pois ele ficou retrógrado em 14/01 e só retomará o movimento direto em 14/06. Se quiser mais esclarecimentos sobre Saturno retrógrado leia Saturno Retrógrado em Virgem.  Ambos estão arquivados na Coluna de Astrologia.
Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

2 comentários:

  1. E não é que eu estava me perguntando hj mesmo se não ia sair do prelo um post sobre a lunação?
    Aliás, acho que já andei sentindo os efeitos de meio sistema solar em aquário... rsrsrsr
    Obrigada pelo post, tia, tempestivo como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida
    De fato eu fiquei devendo a Lunação de Janeiro, em Capricórnio. Sorry!
    Essa dinamização de Aquário afeta seus planos de carreira, seus projetos de participação social e sua imagem pública, você sabe.

    ResponderExcluir