sexta-feira, 18 de março de 2011

Sol entra em Áries: Feliz Ano Novo!

No dia 20/03, às 20h21, hora oficial de Brasília, o Sol entrará no signo de Áries dando início ao Ano Astrológico de 2011.


O Ano Astrológico de 2011 Começa com tudo!

Este ano astrológico começa com tudo, pois Áries está particularmente ativado abrigando em seu campo de energia além do Sol, os 3 planetas mentais: Mercúrio, Júpiter e Urano. Além disso, Saturno continua seu percurso pelo signo de Libra, enquanto Plutão avança em sua trajetória pelo signo de Capricórnio; ambos são signos cardinais, assim como Áries, ou seja, são signos de ação e de mudanças, portanto de renovação.
Isto indica que será preciso prestar bastante atenção para que você possa se sintonizar positivamente com toda essa dinamização de energias cardinais, sobretudo a ariana, que simboliza a semeadura de um novo tempo.
Áries, o 1º signo zodiacal, simboliza entusiasmo, ação, assertividade, pioneirismo e coragem, mas também impulsividade, impaciência, raiva e beligerância.  Ele é regido por Marte, o planeta associado ao poder de conquista. , portanto à capacidade de ir busca da realização pessoal.
Para compreender melhor as energias em ativação neste momento, vale a pena conhecer um pouco sobre os deuses da mitologia greco-romana Ares e Marte, com os quais Marte e o signo de Áries estão associados.


   Ares /Marte: Poder Acional
Na mitologia greco-romana há uma diferença entre Marte, o deus romano, e Ares, o deus grego, embora ambos estejam associados à guerra. Já na Astrologia, Marte está associado às características desses dois deuses.
Os romanos reverenciavam esse deus, tendo-o em alta conta, mas os gregos, com exceção dos espartanos, não o apreciavam muito. Por causa desta diferença de percepção, o deus Ares não apresenta nenhuma qualidade além da belicosidade, a qual muitas vezes volta-se contra ele.
 O deus romano Marte, por outro lado, agrega outras qualidades, tais como: a força geradora, a iniciativa, a coragem, o dom natural para a liderança e a capacidade de defender seus súditos.
Quando estão em sintonia com Ares, o planeta Marte e o signo de Áries não se manifestam através de seus melhores potenciais, mas quando aprendem a usar construtivamente a sua força acional eles se expressam como o deus romano Marte.
Como Ares, Marte e Áries tendem a manifestar: ambição exagerada, impulsividade, passionalidade, impaciência, falta de tato, intolerância, grosseria, competitividade desleal, agressividade gratuita, ira, força bruta, beligerância, violência; também tendência a acidentar-se e/ou a meter-se em confusões.
Já suas manifestações como o deus romano Marte são: independência, liberdade, autoexpressão criativa, ambição saudável, assertividade, pró-atividade, iniciativa, coragem, ousadia, vigor, força adequadamente canalizada, bem como tendência natural à liderança .
Se Marte e Áries tiverem dificuldade para manifestar-se adequadamente, isto se evidenciará através de duas formas de desequilíbrio:
(1) a inibição, ou seja, a dificuldade de agir com autoconfiança e assertividade;
(2) o excesso, ou seja, a tendência a extrapolações no anseio em afirmar a individualidade.
 No 1º caso, há quase sempre tendência à baixa autoestima. E dela derivam traços como: insegurança, expectativa de rejeição, falta de coragem e de iniciativa, incapacidade, de posicionar-se com firmeza para lutar pelo que deseja e/ou falta de senso de oportunidade para agir com a rapidez necessária. Há medo de entrar em competições e concorrências, medo de experimentar novas possibilidades, tendência a retrair-se diante de figuras assertivas e/ou poderosas, bem como tendências ao desânimo e até mesmo à depressão.
Mas atenção! Como essa energia precisa manifestar-se em sua vida, você poderá atrair pessoas muito assertivas, agressivas, violentas e/ou se envolver em acidentes com veículos, metais, armas de fogo, etc., caso se enquadre neste perfil.
No 2º caso, há a percepção de que é preciso atacar para defender-se, muitas vezes de inimigos imaginários ou de um mundo agressivo. Assim sendo, a manifestação exagerada da energia ariana transforma-se em agressividade, “pavio curto, impulsividade, impaciência, egoísmo e, consequentemente dificuldade em respeitar os direitos alheios no anseio de impor a sua vontade e suas opiniões. A consequência disto são os atritos, as inimizades e os desafetos que tal postura acarreta.
Em ambos os casos o desequilíbrio dessa energia poderá manifestar-se através de somatizações, como febre alta, inflamações e dores nas áreas do corpo que ele rege: cabeça, crânio, cérebro, face, glóbulos vermelhos, músculos e a força física.  
A casa que Áries ocupa em seu Mapa Natal indica que é na área simbolizada por ela que você tende a mostrar seu poder acional. Ou, então, as fragilidades acima descritas.
Na verdade, é aí que você terá a oportunidade de manifestar sua criatividade, sua força acional, seu poder de conquista, de modo a afirmar sua individualidade com equilíbrio e naturalidade.
Mercúrio, Júpiter e Urano em Áries: Criatividade em Alta 
Nos próximos posts eu voltarei a analisar a presença em Áries dos 3 planetas simbolizadores da mente humana: Mercúrio, Júpiter e Urano.
O 1º simboliza a mente pessoal, orientada para a administração da vida cotidiana.
O 2º simboliza a mente social, voltada para além dos interesses pessoais e familiares, portanto focada na expansão de seus horizontes e nos papeis sociais a serem desempenhados nesta vida.
O 3º simboliza a mente transpessoal e está associado à consciência cósmica, portanto ao despertar da inteligência espiritual.  
Mercúrio em Áries: Agilidade Mental, Intuição e Perspicácia
Mercúrio é o regente de 2011, como voltaremos a comentar em outras postagens. 
O que vale a pena registrar aqui é que seu trânsito pelo 1º signo zodiacal indica que a mente tende a funcionar de um modo mais intuitivo e isto não deve ser subestimado.  Ao contrário, é fundamental “ouvir o a voz do coração” para que você possa pensar por si só, em vez de apenas repetir padrões mentais e acionais assimilados no lar e no ambiente em que você vive. Isto lhe permitirá ter insights criativos, sintonizar-se com novas tendências e agir com segurança para manifestar as características peculiares de sua individualidade.
Atenção! Evite agir impulsivamente, pois a precipitação pode atrapalhar, assim como a impaciência, a arrogância e a tendência a querer impor a sua vontade a qualquer custo. Nada de guiar-se pela velha crença de que para você conquistar aquilo que almeja alguém tem que sair perdendo. Estamos vivendo novos tempos e estes indicam que para haver equilíbrio e harmonia todos precisam sair ganhando no jogo da vida.
Júpiter em Áries: Hora de Imprimir Sua Marca No Mundo
Júpiter esteve em Áries de 07/06-10/09/2010, mas devido à retrogradação retornou para o signo de Peixes. Em 31/01/2011 ingressou definitivamente em Áries onde ficará até 04/06.
Trata-se de um novo estímulo à expansão da consciência. É um novo chamado para que você desperte para a importância de viver uma vida significativa neste mundo, deixando de ser genérico (a) para, enfim, transformar-se no ser humano único e especial que você é na sua essência: alguém capaz de imprimir a sua própria marca em sua forma de agir e de expressar-se, de modo a fazer a diferença para melhor no meio em que vive.
Estarão em alta: a criatividade, o empreendedorismo, a pró-atividade, a ousadia, a fé, a esperança, o otimismo, o desejo de crescer, de adquirir novos conhecimentos e de experimentar novas possibilidades e a coragem de assumir riscos, de modo a romper com o que já não lhe satisfaz, nem lhe entusiasma, mas que você tem mantido em sua vida por acomodação ou insegurança mesmo. Questões relativas à justiça, ao respeito às leis e á igualdade de direitos e deveres, bem como a novos sistemas de valores e de crenças e as novas filosofias tenderão a ser enfatizadas.  
Por outro lado, também serão enfatizadas tendências como: impulsividade, impaciência, egoísmo, autoconfiança excessiva, arrogância, megalomania, competitividade exacerbada, e, sobretudo, a tendência a querer fazer valer a sua verdade, impondo a sua vontade aos outros, devido ao desejo de levar vantagem sobre as pessoas com as quais você interage.
Se você tende a um perfil do tipo dois pesos, duas medidas - mostrando excessiva criticidade em relação às falhas e fragilidades alheias, enquanto tende à autocondescendência em relação às suas fraquezas - preste muita atenção: você precisa aprender a desenvolver a empatia e a tolerância, de modo a aceitar que as demais pessoas tenham interesses, visões de mundo, sistemas de valores, crenças e padrões acionais diferentes dos seus.  
Tenha em mente o seguinte: Júpiter abençoa as iniciativas inovadoras e pode trazer muita sorte a todos os empreendimentos desde que visem beneficiar o maior número possível de pessoas, em vez de se pautarem pelo egoísmo.

Urano em Áries: Quebra de Paradigmas Rumo à Individuação
Após uma rápida passagem pelo 1º signo zodiacal de 28/5-14/08/2010, Urano entrou definitivamente em Áries onde ficará de 12/03/2011- 2018/2019.
Cabe esclarecer que Urano demora 84 anos para percorrer todo o zodíaco, portanto seu trânsito por um determinado signo dinamiza de modo intenso e imprevisível as energias simbolizadas por esse signo.
Em Áries, Urano indica que o mundo está passando por transformações radicais e que a humanidade está pronta para romper com velhos paradigmas de modo a instituir uma nova ordem neste planeta.
Não tenha medo de seguir a sua intuição, nem de inovar. Experimente alçar vôos mais elevados, libertando-se de amarras e travas que o (a) têm impedido até agora de se manifestar como o ser único e especial que você é, ou seja, com todo o brilho de sua individualidade.
Siga o seu coração, paute-se pela sua verdade, defenda seus direitos sem jamais, contudo, ignorar seus deveres e os direitos alheios. Seja autêntico (a), não tenha medo de errar e muito menos de ser feliz.
Mas atenção! Respeite as diferenças. Tenha em mente que a riqueza da humanidade está na diversidade das formas e que se cada indivíduo for capaz de manifestar-se a partir de sua essência, todo o planeta sairá ganhando.
Como se não bastasse, hoje é Lua Cheia: Clareza Nas Suas Opções
O ano astrológico de 2011 começa na fase Cheia do último Ciclo de Lunação do ano astrológico de  2010, iniciado em 04/03.
Como você já sabe é na fase Cheia do Ciclo Lunar que se dá a colheita do que foi plantado no início do ciclo. Ela também lhe possibilita ter uma visão mais clara sobre as iniciativas tomadas, as ações empreendidas e até mesmo sobre as relações iniciadas.
Como esta lunação está envolvida na dinâmica universal que estimula a ação franca, direta e objetiva, aproveite para separar o joio do trigo, de modo a valorizar o que de fato vale a pena manter em sua vida.
Encerro com links para vídeos de músicas que remetem à renovação e ao despertar da consciência para a criação de um mundo mais harmonioso e pacífico. 
O 1º é para música “Tudo Novo de Novo” de e com Paulinho Moska.
O 2º  é para a música  “Let it Be” de Lennon e McCartney com The Beatles.
O 3º é para música "Para não dizer que não falei de flores" de Geraldo Vandré, na voz de Zé Ramalho
http://www.youtube.com/watch?v=5rtU0pg-kkw
O 4º é para a música "Imagine" de e com John Lennon.
http://www.youtube.com/watch?v=3MSGYBZS8d8 


Atenção: Para enriquecer o conteúdo deste post sugiro  as leituras dos textos publicados aqui no blog na coluna Páginas de Astrologia: 
Saturno em Libra: Reestruturação Pessoal e Social
 http://empowerment21.blogspot.com/p/saturno-em-libra-reestruturacao-pessoal.html
Plutão Retrógrado em Capricórnio 
http://empowerment21.blogspot.com/p/0704-plutao-retrogrado-em-capricornio.html
E também o post:Novo Ciclo de Lunação em Áries e As casas de Seu Mapa Natal 
http://empowerment21.blogspot.com/2010/04/1404-novo-ciclo-de-lunacao-e-as-casas.html#more

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística


10 comentários:

  1. Oi Rosa, passei pra curtir um pouquinho seu espaço...Que bom que o ano novo astrológico começa com essa energia e essa lua linda que mais parece um sol!
    Abraço apertado e demorado

    ResponderExcluir
  2. Oi, Edna, obrigada pela atenção e pelo carinho.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Rosa!
    Eu sou ariano, e claro que me identifiquei com muito do que vc disse.
    Interessante essa mitologia a respeito de Áries.
    Sabe, o engraçado é que de todas as características que descreve um ariano, eu acho que o elemento fogo é o que menos prevalece em mim.
    Nunca gostei dele, prefiro a água.
    Pode ter a ver com o ascendente em câncer. = ]
    Não sei!! Mas me instiga conhecer o poder que esses astros exercem sobre nós.
    Olha, já coloquei seu link no meu blog e vou voltar mais vezes aqui.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Samuel, fico feliz que você tenha gostado e obrigada por colocar o link em seu blog.
    Volte sempre. É um prazer recebê-lo aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rosa! Feliz Ano Novo prá você e que muitos de seus projetos se concretizem! É sempre muito gratificante ler seus posts e se realinhar com as energias presentes. Você já sabe que sou muito admiradora de seu trabalho e de sua pessoa. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Emilia, querida, muito obrigada por sua amizade e por seu carinho.
    Desejo que você também tenha um excelente Ano Novo, pois sei que está sintonizada com as energias positivas do Universo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Feliz Ano Novo pra vc tambem Rosa , e muitissimo obrigada por mais este presente ! Beijo em seu coração Tenzin.

    ResponderExcluir
  8. Tenzin, querida, quem agradece sou eu. Muito obrigada, por sua atenção e por seu carinho.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  9. querida rosinhaaa!
    me desculpe a demora da visitinha!!
    Aceite meu felizz ano novo!!!!!ebaaaaaaaaaaaa!!!
    Muito interessante mesmo..
    sabe, sou de escorpião..e não sei meu ascendente..tenho curiosidade em saber..pois não sou assim..tão escorpiana..em vários aspectos..rsss
    beijinhussssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Inês, querida, muito grata por sua visita e por seu carinho de sempre.
    Me passe a data, horário e local de seu nascimento que eu levantarei o seu Mapa Natal,para você ficar sabendo qual é o seu Ascendente.
    Bjs

    ResponderExcluir