segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tempo de Autotransformação: Lua Cheia no Ciclo de Lunação Taurino

Estamos vivendo o período de preparação para a Lua Cheia mais importante do ano: a Lua em Escorpião se opondo ao Sol em Touro.
Há comemorações pelo mundo todo em homenagem a esta fase lunar. 
Eu já a analisei anteriormente, bem como o  Ciclo de Lunação em Touro, por isso sugiro que você leia minhas postagens sobre isto. 
Esta fase lunar teve início hoje, dia 16/05, á 1h07min, mas ficará exata às 8h10min (horário de Brasília) de amanhã, 17/05, a 26º 13’ de Escorpião, o signo da morte, das transformações profundas e do renascimento.
O que eu quero salientar aqui é a importância da preparação para este evento, até porque, a partir do momento em que ela se tornar exata, essa Lua ficará vazia de curso, ou seja, estará sem contato com os demais planetas, gerando certa desorientação e dificultando a concretização de iniciativas e/ou decisões tomadas neste período. 
Mas a conscientização, oportunidade inerente á oposição entre dois astros, não estará impedida, não obstante, eu insista para que você desde já comece a perceber os conflitos trazidos à tona por esta Lua Cheia.
Trata-se de encarar seus apegos e preparar-se para libertar-se deles, na área de sua vida em que esta fase de lunação estiver incidindo, pois o momento é de comprometimento com o processo de autoconhecimento e a partir daí com a autotransformação necessária à sua evolução, a qual beneficiará à própria espécie humana .

Para facilitar repasso a seguir um breve perfil positivo de Touro.
Sol transitando pelo signo de Touro está focalizando os recursos em geral, sejam físicos/ materiais, sejam imateriais, pois cabe a este signo dar algum tipo de concretude ao poder criativo e às iniciativas desencadeadas durante a sua estadia (Sol) em Áries.
É o empenho taurino em dar continuidade ao que foi começado e a sua determinação em concretizar as idéias e projetos mais caros que os tornam possíveis e palpáveis, pois Touro visa não só á obtenção, mas, sobretudo, á otimização de resultados. 
Isto porque as energias ligadas a Touro se expressam através de atividades efetivas, tais como: fazer, produzir, construir, usar, manter e até mesmo legar à posteridade os frutos de esforços envidados. Afinal, é assim que este signo, predominantemente sensorial, valoriza a experiência terrena e se aprofunda nela.
Este aprofundar-se na experiência terrena, por sua vez, requer: calma, atenção, sensibilidade, comprometimento e perseverança, qualidades manifestadas naturalmente quando há a sintonia positiva com as energias taurinas.
 Sem a calma, a atenção torna-se comprometida e perde-se a sensibilidade necessária para valorizar o que é essencial em detrimento do supérfluo; neste caso, os recursos disponíveis podem ser ignorados, subestimados ou ainda usados inadequadamente.

Sem comprometimento efetivo com ideais, ideias, projetos e até mesmo interações, não há perseverança e qualquer obstáculo ou dificuldade atuará como desestímulo levando à interrupção do processo em curso, portanto ao desperdício de recursos em geral e à perda de oportunidades.
Assumir responsabilidades sócio-profissionais, ser leal, ter disciplina e determinação para prover os recursos necessários à sua sobrevivência e a de seus entes queridos são sem dúvida grandes qualidades taurinas.   
É importante, porém, identificar e reconhecer os traços negativos de Touro, sendo um dos mais característicos a tendência a apegos.
Ao contrário do que muita gente imagina, não é só o apego material que constitui a face sombria de Touro, mas qualquer tipo de apego, pois faz parte do repertório deste signo a busca de estabilidade e de segurança para que possa sentir-se confortável nesta vida.
Conservadorismo: apego ao que é conhecido, testado e aprovado pelo mundo em que vive.
Adesão aos sistemas de valores e crenças tradicionais, ditados pela sociedade na qual se insere, sem questionar a validade dos mesmos. Vínculo com o passado, mas também com o que é rotineiro e habitual.
Apego material
Extrema identificação com o que faz e possui, de modo a extrair seu senso de identidade e de autoimportância de seus recursos materiais, bens, objetos de estimação e/ou até mesmo de seus atributos físicos.
A perda de um emprego/ trabalho, de bens materiais, de conforto, status, prestígio e até mesmo da juventude ou da beleza física causam sofrimento e desestabilizam completamente quem está em sintonia com este tipo de apego, inclusive de modo irreversível, como o atestam as notícias de suicídios e somatizações graves decorrentes de perdas materiais/físicas.
O medo da perda tem também como subprodutos a possessividade, a mesquinhez, a avareza e a tendência ao açambarcamento, inclusive de alimentos; este pode, por sua vez, levar à obesidade.
Apego Emocional
Confunde amor com posse, lealdade com complacência, gentileza com obrigação, manifestações de afeto com “grude”.
Nas relações que estabelece, seja afetiva, familiar, de amizade ou até mesmo nas parcerias profissionais, tende a manifestar ciúme e é capaz de ignorar alguns princípios éticos em nome da lealdade, que neste caso, nada mais é do que complacência.
Por outro lado, isto pode ter um preço elevado para quem se beneficia desta lealdade, pois a cobrança não se faz esperar, de modo que aquilo que seria gentileza ou até mesmo uma manifestação de afeto acaba tornando-se obrigação, até porque a face sombria de Touro pode ser bastante manipuladora.
Apego a Ideias e a ideais
Ao defender de suas ideias e percepções confunde determinação, persistência e firmeza de postura com teimosia, obstinação obsessiva e até mesmo com rispidez; esta última se dá, sobretudo, quando se sente desvalorizado ou desprestigiado.
Além da tendência a apegos, faz parte do perfil taurino negativo a estreiteza de visão que leva a confundir o ser com o ter e o fazer.
Identificação com o Fazer e o Ter em detrimento do Ser. Sensação de inutilidade e tendência à inércia.
Quando não está fazendo algo que goste ou não se sente devidamente valorizado, a vida parece desprovida de sentido e há tendência a indagar-se de que lhe adianta viver se já não é mais útil? Isto, por sua vez, pode levar à preguiça, ao sono prolongado e até mesmo a somatizações devido ao tédio ou á falta de objetivos.
Por outro lado, a resistência em fazer qualquer coisa que não lhe dê prazer pode transformar-se em hedonismo radical/improdutivo.
“Ver para Crer”: Tudo se reduz á percepção sensorial. Há tendência a restringir a visão de mundo a apenas uma área da vida, de modo ignorar qualquer coisa que escape à percepção sensorial. A crença de que se algo não tem aplicação prática ou não é tangível, é considerado “tolice”, perda de tempo e, portanto, não merece credibilidade, leva a subestimar questões filosóficas, religiosas e sutis.
Pragmatismo Frio: A excessiva identificação com a forma e com a formatação, ou seja, a preocupação excessiva com aparência, com a segurança e com o “ter que enquadrar-se no modelo ditado pelo sistema vigente” pode levar à auto-repressão, portanto inibe o livre pensar e pode até mesmo comprometer a independência acional.
O pragmatismo pode invalidar abordagens conceituais, simbólicas ou experiências mais sutis. A tendência à forte percepção sensorial pode inibir o acesso à mente criativa, à intuição e à espiritualidade.
Desafio de Touro: Usar Seus Recursos para Agregar Valor ao Mundo.
O grande desafio associado à passagem de Sol em Touro consiste em identificar os melhores recursos e potenciais de que você dispõe para poder usá-los eficientemente no mundo em que vive. 
Isto implica em empenhar-se para tornar-se uma pessoa de caráter forte/ consistente, dotada de um sólido senso de valor pessoal e de uma profunda confiança em seus recursos interiores. É isso que lhe possibilitará imprimir ás suas realizações um significado permanente, legando-as à posteridade e, assim, contribuir efetivamente para a evolução da humanidade.
Atenção! Onde quer que Touro esteja em seu Mapa Natal é aí que você terá que aprender a usar os recursos à sua disposição para tornar mais prazerosa, mais harmoniosa e mais feliz, não só a sua vida, mas a de todos com os quais convive. Isto, porém, requer a adoção de uma nova consciência em relação aos recursos físicos/ materiais e à vida terrena.
Trata-se de compreender que os recursos disponíveis são frutos do esforço construtivo de toda humanidade, sendo sua responsabilidade saber usá-los e transformá-los em algo melhor, para si e para o mundo em que vive.
Lua Cheia em Escorpião: Transformando Sombra em Luz!
 A Lua Cheia em Escorpião indica que é hora de privilegiar a sensibilidade, a harmonia e o equilíbrio, tanto internamente, quanto nas relações que você estabelece, pois a palavra-chave aqui é cooperação, seja abrindo-se ás oportunidades que o Universo lhe dá para concretizar o seu autoaperfeiçoamento, seja para enriquecer suas relações afetivas e/ou comerciais.
Tenha em mente o seguinte: assumir o controle sobre a própria vida significa antes de tudo libertar-se de padrões viciados e ações compulsivas, através da disciplina e da busca constante pelo autoaperfeiçoamento.
Este é, portanto, um período que requer profundidade, transparência, comprometimento e honestidade em todas as suas ações e relações.
Nada de projetar sobre os outros suas características mais sombrias, nem exigir que eles mudem para que você continue confortavelmente na mesma.
Não é hora de recorrer a jogos de controle e de manipulação para impor a sua vontade visando atender apenas aos seus interesses, seja nas interações pessoais, seja nas sócio-profissonais. Assim como não o é também para ressentimentos, traições, vinganças, possessividade e/ou cenas de ciúmes que tumultuam suas relações e provocam toxicidade emocional.

 Mas é o momento certo para você trilhar o caminho do autoconhecimento, interessar-se por temas ligados à cura, á ecologia, à pesquisa e á espiritualidade, pois ele também é propício para você enfrentar e superar crises, bem como para administrar problemas emocionais complexos e questões que envolvam os recursos alheios e/ou compartilhados. 
Em vez de acomodar-se às situações conhecidas e repetir os mesmos rituais diários focados em objetivos pessoais e egocêntricos, experimente abrir-se à oportunidade que o Universo lhe oferece.
Esta oportunidade envolve saber separar o joio do trigo, o que significa que é hora de você se libertar do que já não lhe serve e/ou está atravancando a sua evolução. Isto inclui relações desequilibradas, nas quais você não consegue mostrar-se tal qual é, bem como as que são mantidas apenas em nome do comodismo ou até mesmo para manter as aparências.
Lembre-se que é hora de otimizar seus recursos, e isto inclui seu tempo e suas energias. Manifestar seu eu aquém de suas reais possibilidades, aceitando da vida menos do que você pode, quer e merece receber não é sinal de humildade; é sinal de medo da vida!
Desenvolva o autoconhecimento, exercite a empatia, expanda a sua consciência e a sua visão de mundo para além dos estreitos limites de seu ego e de seus interesses pessoais; não para excluí-los, mas para incluir outras pessoas.
Garimpe dentro de seu interior até encontrar seus recursos mais ricos. E, sem apegos, experimente compartilhá-los com outras pessoas de coração aberto, obtendo prazer em fazê-lo. Certamente sua alma lhe agradecerá!
“Felicidade é o oposto de egoísmo. Sim, felicidade é você não caber em si enquanto egoísmo é você nunca ir além de si mesmo”. (Oscar Quiroga)
Atenção! Esta é a última semana de Sol em Touro, pois ele ingressará em Gêmeos, no dia 22/05, mas três planetas acabaram de entrar neste signo dentre eles seu regente Vênus, que simboliza no Mapa Natal o modo como você tende a se relacionar e, sobretudo, como quer dar e receber amor!
E esta reunião planetária em Touro será o tema de próximo post.

Encerro com o link para um vídeo com a música “Heal The World”, com Michael Jackson, que está em perfeita sintonia com a oportunidade que esta Lua Cheia traz a cada um.

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

6 comentários:

  1. Ai, meu Ddeus!!! Tudo isso bem no dia do meu aniversário?!?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. Oi, minha querida.
    Já respondi para você, via e-mail.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosinha..
    Muito interessante!
    Gostei demaisss!
    Sabe, sou de escorpião..dia 28/10..e essa interação com Touro é muito enriquecedora!!
    Ficarei mais atenta a tudo e a me auto-conhecer..
    Voce..como sempre..tem clareza fazendo nossa leitura fluir!!
    muitos beijinhoss!
    Parabéns rosinha..e muito obrigada por partilhar..que vídeo..maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  4. Inês, minha amiga virtual tão querida!
    Eu que agradeço por sua atenção e por seu carinho de sempre e espero, sinceramente, como boa taurina que sou, estar sendo útil com os textos que publico aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Quanta coisa aprendi...Meu pai era de Touro e de fato era um lastro pra mim que sou de cancer...
    Sempre levo algo daqui comigo...
    " Sem a calma, a atenção torna-se comprometida e perde-se a sensibilidade necessária para valorizar o que é essencial..."
    Muito Bom! Obrigada Rosa!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Edna,bom dia!
    Muito obrigada, minha querida, por sua atenção e por seu comentário.
    Volte sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir