quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sol em Câncer Inicia O Inverno: Hora De Voltar Pro Seu Aconchego

Em 21/06/2011, às 14h16min (horário de Brasília), com a entrada do Sol no signo de Câncer teve início o inverno no hemisfério sul, estação em que o frio nos leva a querer aquecer nossos corpos e nossos corações.
Câncer é o 1º signo zodiacal do elemento água, mas o 2º da modalidade cardinal que começa com o ígneo signo de Áries. E isto já traz em si mesmo um caráter inovador a este signo que tem fortes associações com o passado.
Câncer está associado às lembranças de infância que impactaram nossos sentidos e sentimentos, bem como nossas necessidades de receber e de oferecer apoio e nutrição em todas as áreas da experiência vivencial.
Assim sendo, ele simboliza também a maternidade e os atributos associados à maternação, que tem na gestação de uma nova vida, literal ou simbólica, a mais significativa manifestação de capacidade de inovação do ser humano.
Regido pela Lua, Câncer reflete o que capta no ambiente em que se encontra, do mesmo modo que a Lua reflete a luz do Sol.
Vale lembrar que a água assume a forma daquilo que a contém, portanto querer fundir-se com o outro é uma característica de qualquer signo de água. E Câncer não foge à regra, sobretudo no que se refere aos sentimentos da mãe, de familiares e de pessoas muito queridas.
Tê-lo enfatizado no Mapa Natal – Sol, Lua, Ascendente, Meio-do-Céu e/ou muitos planetas em Câncer ou na casa 4, seu domicílio original, bem como uma Lua proeminente - mostra profunda ligação com a mãe, com a maternidade, com a família e com o universo feminino em geral, mesmo que não seja mulher, nem tenha gerado filhos.
Mostra, sobretudo, grande sensibilidade ao ambiente no qual vive e se encontra, por isso estar em um ambiente acolhedor é fundamental ao seu bem estar, pois é isto que lhe permite "sentir-se em casa", ou seja, sentir-se confortável é decorrência deste último.
Se você tiver muita afinidade com este signo pode confundir como sendo seus, sentimentos e percepções que absorve das pessoas com as quais interage; daí a necessidade de ter consciência dessa abertura à influenciabilidade alheia.
Atenção! Mesmo que Câncer, a Lua e/ou a casa 4 não estejam enfatizados em seu Mapa, a casa em que ele se encontra mostra a área da vida em que você é mais sensível ao clima ambiental e, exatamente por causa disso precisa sentir-se emocionalmente confortável.  
Seja como for, durante o período em que o Sol estiver iluminando as qualidades cancerianas, torna-se fundamental voltar-se para seu interior a fim de detectar seus reais sentimentos, necessidades e anseios, pois é tempo de nutrir-se de muito amor e carinho, bem como de fortalecer a autoestima e os laços mutuamente apoiadores que você mantém com sua família e pessoas queridas. 
É a isto que eu chamo de "voltar para o seu aconchego, parafraseando a letra de Nando Cordel para a música “De Volta pro Aconchego”.
Oportunidade de Crescimento: Resgate da Criança Interior
Ao entrar em contato com seus sentimentos mais profundos você poderá resgatar sua criança interior, já que foi ela quem os gerou no início de sua existência terrena.
Isto implica em conceder-se um tempo só para cuidar de si, permitindo-se descansar, relaxar, meditar e, sobretudo, buscar o autoconhecimento para identificar seus reais sentimentos, sabendo distingui-los em relação aos que são captados no ambiente familiar e cotidiano, pois isto é essencial para evitar esgotamentos e somatizações como o estresse emocional, por exemplo.
Trata-se de assumir suas reais carências e necessidades, de resgatar sonhos relegados ao inconsciente, mas, sobretudo, de prover a si mesmo (a) todo o amor e carinho, bem como toda a aprovação e estima  que sempre desejou obter através de suas relações com o mundo exterior.
 Ao fazê-lo descobrirá que é capaz de estabelecer conscientemente vínculos mutuamente apoiadores, através dos quais dá e recebe nutrição emocional, sem que estes impliquem em dependência ou co-dependência.
Afinal, após aprender a desenvolver a autoestima e a capacidade de autonutrição afetiva você sentir-se-á segura (o) para atuar junto ao mundo exterior sem temer críticas, rejeições e/ou perdas e poderá, enfim, dar vazão a toda fertilidade criativa inerente a este período. 
01/07-Novo Ciclo de Lunação em Câncer: Gerar Vida Nova
O Ciclo de Lunação terá início dia 01/07, ás 05h55 (horário de Brasília) a 9º 12’ de Câncer com eclipse parcial do Sol.
Já analisei em profundidade a Lunação em Câncer, bem como suas repercussões em cada uma das casas do Mapa Natal, portanto coloco aqui o link para essa postagem, não sem antes salientar que, ao contrário do que ocorreu em 2010, o impacto deste eclipse parcial será sutil
Quero enfatizar o seguinte: a casa do seu Mapa que abriga o 9º 12’ de Câncer estará sendo fertilizada pela energia deste Novo Ciclo evolutivo, de modo a favorecer as novas iniciativas e interações.
E mais: No signo que rege, a Lua estará mais poderosa e, por sua vez, você estará mais sensível, mais intuitiva (o) e mais introspectiva (o), fazendo emergir o desejo de aninhar-se ou, no máximo, ficar próxima (o) dos entes queridos.
Vejamos, agora, o desenrolar deste Novo Ciclo de Lunação:
Em 08/07 - Fase Crescente: Ajustes Visando ao Equilíbrio
A fase crescente deste Ciclo envolverá o signo de Libra, que é o das relações interpessoais em geral e das parcerias, em particular, indicando que é tempo de fazer os ajustes necessários para garantir equilíbrio entre o dar e o receber nas relações estabelecidas.
Vale lembrar que Saturno está transitando por esse signo há mais de um ano alertando para o caráter imperativo da reciprocidade em cada uma de suas relações. Seu alerta é o seguinte: É preciso amar e respeitar as pessoas com as quais você se relaciona, do mesmo modo que deseja ser amado (a) e respeitado (a) por elas.  

15/07 – Fase Cheia: Colheita do que Você Plantou
A Fase Cheia do Ciclo envolverá o signo de Capricórnio, regido por Saturno, que simboliza o teste de maturidade.
Nessa fase você terá clareza sobre decisões e ações tomadas no início do Ciclo. Se elas foram corretas, bem planejadas e adequadas você colherá seus frutos positivos, caso contrário você terá importantes lições a aprender nas áreas da vida simbolizadas pelas casas que abrigam a polaridade Câncer- Capricórnio em seu Mapa.

23/07- Fase Minguante: Desapego
Hora de limpar o terreno e desapegar-se do passado por maior que seja a sua resistência neste sentido.
Deixe a teimosia de lado, conscientize-se de que se você ficar remoendo o passado em vez de liberar espaço para novas experiências, poderá sofrer as consequências da toxicidade emocional e perderá a chance de injetar novo ânimo em sua vida, o que poderia torná-la mais rica e criativa.


Encero com 2 links para vídeos com músicas ligas ao tema do aconchego
O 1º remete à música “Acalanto” de Dorival Caymmi, cantada por ele  em dueto com sua filha, Nana Caymmi
 http://www.youtube.com/watch?v=HuZxfOUxBVQ
O 2º remete à música “De volta para o aconchego”, de Dominguinhos e Nando Cordel, na voz de Elba Ramalho
http://www.youtube.com/watch?v=btgNDtjRmx4&feature=fvsr 

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística




6 comentários:

  1. Rosinha querida!
    Sempre tão acolhedora nas palavras fazendo que os assuntos aqui tratados, sejam tão gentilmente ofertados,através de seus conhecimentos.. como que querendo nos animar, nos acalmar, ..somos parte de um todo..e devemos estar sempre atentos..para que a ciranda da vida..seja ao fundo uma melodia harmonica.
    beijos de gratidão!
    Ines

    ResponderExcluir
  2. Oi, Inês, minha querida, sou eu quem lhe agradece.
    Muito obrigada por sua atenção sempre tão carinhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sou de cancer...
    Me identifiquei muito com tudo o que escreveu!
    Obrigada por partilhar Rosa
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi, Edna, querida, quem lhe agradece sou eu.
    Muito obrigada por visitar meu blog e pelo comentário positivo.
    Sendo canceriana você está se preparando para o seu renascimento, portanto não deixe passar esta oportunidade de reverenciar a vida comemorando-a com muita alegria no seu coração.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Rosa, seu blog é um luxo, até a música é boa demais!
    Não vejo a hora de chegar meu signo! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Si, minha querida.
    Muito obrigada por sua atenção e seu comentário tão generoso.
    Luxo para mim é ter pessoas tão especiais visitando meu blog e deixando seus comentários.
    Muito obrigada, mais uma vez.
    Bjs

    ResponderExcluir