sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Eis Escorpião, o Signo da Resiliência.


Em 26/10/2011, às17h55min (horário de Verão – Brasília) teve início o novo Ciclo de Lunação que se estenderá até o dia 25/11, a 3º 02 de Escorpião. 
Antes de tudo cabe aqui um alerta: todos nós temos Escorpião em algum lugar do Mapa Natal e mesmo que em seu Mapa não haja nenhum planeta neste signo, ele continuará recebendo a ativação energética desta Lunação, bem como dos demais planetas que estão transitando por ele: Mercúrio e Vênus. Estes, aliás, também estão interagindo com outros planetas e isto repercute em Escorpião e na área de sua vida simbolizada por ele. 
Se o seu Mapa Natal tiver planetas pessoais – Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte -, na casa 8 e/ou Plutão envolvido com algum deles e/ou com o Ascendente ou o Meio-do-Céu, sua ligação com Escorpião é maior do que você supõe.
Seja como for, em tempo de Escorpião, você tem a oportunidade de promover transformações significativas na área da vida simbolizada pela casa em que ele está.
Trata-se de desapegar-se do que já não lhe serve ou que já se tornou improdutivo em sua vida, pois Escorpião simboliza uma poderosa energia de autotransformação. Foi esta, aliás, que lhe valeu a designação de “o signo da morte e do renascimento”.
Eu prefiro designá-lo como o signo da resiliência, ou seja, da capacidade de enfrentar e superar crises, saindo mais forte depois de cada uma delas. 
Isto porque em sua melhor manifestação Escorpião não se amedronta diante de adversidades; ao contrário, enfrenta-as com tenacidade e grande determinação, muitas vezes vivenciando experiências do tipo 8 ou 80.
Escorpião é regido por Plutão, o planeta associado ao mundo das sombras e das emoções profundas, e também por Marte, o planeta associado à ação, à assertividade e à busca de conquistas junto ao mundo exterior. Por isso, este signo simboliza ao mesmo tempo o mergulho nas profundezas do ser e a busca deste por realizações que fortaleçam sua autoestima e garantam também o respeito das demais pessoas.
O mergulho interior é necessário para detectar os conteúdos emocionais relegados ao inconsciente: sentimentos, paixões, medos, inseguranças, motivações não reveladas e toda a gama de desejos que agitam o mais recôndito de seu ser.

Mas não é só. Esse mergulho também serve para garimpar dentro de si visando encontrar seus recursos mais valiosos - sensibilidade, intuição poderosa, coragem, força de vontade, firmeza de postura, liderança e poder de cura - e usá-los tanto para a sua evolução, quanto para compartilhá-los com o mundo em que viveAo fazê-lo, experimentará tanto a autotransformação, quanto o prazer de atuar naturalmente como agente da transformação alheia. 
Eu convido você a aproveitar este Ciclo de Lunação para exercitar a auto-observação com o máximo de honestidade possível, pois este é o 1º estágio do processo de autotransformação. 
Trata-se de identificar, assumir e libertar-se de toda e qualquer toxidade emocional, que tem envenenado a sua alma e comprometido o livre fluir com o fluxo da vida.



Já que é tempo de mudanças, em vez de elencar as características positivas e negativas de Escorpião, resolvi oferecer nesta postagem alguns inputs para a sua reflexão, lembrando que este é um período favorável ao autoconhecimento e pede profundidade, comprometimento, honestidade e transparência em todas as ações e relações.
Honestidade Emocional
Reflita se você tem interagido com honestidade em todas as suas relações, sobretudo nas mais íntimas. Se a resposta for sim, parabéns. Se a resposta for não, parabéns também, pela honestidade em admiti-lo, pois este é um passo importante a ser dado.


Medo de Rejeições. Tendência à Manipulação nas Relações

Você tende a ocultar medos de rejeições, perdas afetivas e de abandonos para não revelar sua vulnerabilidade às pessoas com as quais convive e se relaciona mais intimamente? 

Você costuma recorrer a jogos de controle e de manipulação para impor a sua vontade aos outros, visando atender apenas aos seus interesses, seja nas interações pessoais, seja nas sócio-profissonais?

Você diria que só se curva diante de alguém ou de algo como recurso estratégico para obter o que deseja? Ou seja, você é capaz de prometer mais do que tem intenção de cumprir, mascarando suas reais intenções através de jogos de controle e de manipulação para obter o que deseja, sobretudo quando se trata de exercer o controle em suas relações?

Desconfiança. Criticidade. Intolerância. Preconceito.

Você desconfia das boas intenções das pessoas, imaginando que elas sempre estão ocultando suas reais motivações?

Responda sinceramente: Você diria que tende a emitir julgamentos sobre pessoas e situações, sem o devido conhecimento de causa, portanto de modo prematuro, distorcido e/ou preconceituoso?

Você é do tipo que não admite fraquezas e costuma mostrar-se intolerante com as falhas alheias, inclusive chegando a cobrar transformações das pessoas com as quais interage, sobretudo nas parcerias amorosas e nas relações mais próximas, como se quisesse moldá-las à sua imagem e semelhança? 

Saiba que quase sempre as características alheias que mais a (o) incomodam refletem as que você se recusa a admitir, pois faz parte de sua sombra.
Recomendação: Evite projetar sobre os outros suas características mais sombrias ou exigir que eles mudem para que você continue confortavelmente na mesma situação, pois as relações podem tornar-se bastante turbulentas e até mesmo agressivas, quando o outro vê nesse tipo de postura uma forma de rejeição e opressão.

Negatividade. Pessimismo. Extremismo
Você é do tipo que costuma priorizar as situações e emoções negativas em detrimento das positivas? Ou seja, jamais esquece uma ofensa, uma rejeição, uma dor afetiva ou uma traição, mas não registra manifestações de afeto, elogios ou momentos prazerosos?
Você se deixa dominar por pensamentos e sentimentos mórbidos e destrutivos, tanto em relação a si quanto aos outros?
Você diria que tem tendência a ir da mais profunda dedicação ao mais intenso ódio, com a mesma facilidade?
Ressentimentos. Revanchismo
Você costuma magoar-se facilmente e guarda rancor e ressentimentos? Você tende a ficar remoendo o passado, relembrando experiências emocionais dolorosas ou cultivando ressentimentos antigos?
Você é do tipo vingativo? É do tipo capaz de agir premeditadamente, esperando o momento certo para revidar uma ofensa e /ou um prejuízo sofrido? 
E mais: é capaz de demonstrar frieza e até mesmo crueldade, indo direto ao ponto fraco do outro para desestabilizá-lo e aniquilá-lo, seja em um confronto direto, seja agindo às escondidas para prejudicá-lo? 
Saiba que re-sentir significa sentir várias vezes a mesma mágoa, tristeza ou raiva, mantendo abertas velhas feridas emocionais que “deveriam” ter sido curadas há muito tempo.
Apego material e físico.  Ambição de riqueza, status e poder
Você tende a extrair seu senso de identidade e de autoimportância de seus recursos materiais, bens, objetos de estimação e/ou até mesmo de seus atributos físicos?
Você sente profunda necessidade de riqueza, status e prestígio e/ou anseia ampliar ao máximo seu âmbito de influência, assumindo funções de autoridade e exercendo o poder? 
Você tem muito medo de perder bens materiais, conforto, status, prestígio e até mesmo a juventude ou a beleza física, a ponto de sofrer por antecipação e até mesmo desestabilizar-se diante desse tipo de perspectiva?
Você tende a rebelar-se contra qualquer um que queira interferir/ controlar a sua vida, bem como costuma questionar figuras de autoridade em geral, competindo com elas e/ou manifestando intensa raiva contra o que você considera mau uso do poder, incompetência e injustiças?
Apegos Emocionais.  Paixão.  Obsessões
Você se deixa dominar pela paixão em alguma área da vida?
Você tende à compulsão sexual? Você diria que é do tipo 8 ou 80 nessa área? Você usa seu poder de sedução para obter outras vantagens além do prazer sexual?
Você tende a envolver-se em relações simbióticas? 
Você tende à possessividade e/ou a cenas de ciúmes, de modo a tumultuar suas relações? Você é do tipo capaz de desrespeitar a privacidade alheia, como por exemplo, xeretar em caixa de e-mail, verificar extratos bancários, revistar bolsos, etc.?
Você tende a manifestar algum tipo de obsessão em alguma área da vida?


Atenção! Os inputs que ofereço visam mostrar que você (assim como eu e as demais pessoas) é um ser complexo e falível, pois convive com sua luz e sua sombra o tempo todo.
Ter essa consciência é fundamental para o processo de transformação em curso, já que este é o momento certo para você trilhar o caminho do autoconhecimento visando introduzir mudanças significativas em sua vida.
Em vez de acomodar-se às situações conhecidas e repetir os mesmos rituais diários experimente abrir-se à oportunidade que o Universo lhe oferece.
Essa oportunidade envolve saber separar o joio do trigo, o que significa que é hora de você se libertar do que já não lhe serve e/ou está atravancando a sua evolução. 
Isto inclui relações e situações desequilibradas, nas quais você não consegue mostrar-se tal qual é, pois são permeadas por jogos de controle e de manipulação, bem como aquelas que são mantidas apenas em nome do comodismo ou até mesmo para “salvar” as aparências.
Tente ver nas crises que tiver que enfrentar oportunidades para abandonar velhos hábitos e padrões que já não lhe servem, pois isto acarretará um crescimento significativo.
Além de adquirir autoconhecimento, exercite a empatia, expanda a sua consciência e a sua visão de mundo para além dos estreitos limites de seu ego e de seus interesses pessoais; não para excluí-los, mas para incluir outras pessoas. Certamente sua alma lhe agradecerá, pois uma das palavras-chave para Escorpião é cooperação.
Você tem condições de transformar em positivos, alguns traços negativos, renascendo para um tipo de vida em que obtenha prazer em compartilhar seus recursos e valores com os outros, e, sobretudo aprendendo a reconhecer, aceitar e valorizar as diferenças, consciente de que nessa troca, sua alma e a do outro se enriquecem.
Tenha em mente o seguinte: no tempo de Escorpião somos todos convidados a cooperar uns com os outros e com o Universo. E isto tanto se dá individualmente, através do autoaperfeiçoamento, quanto socialmente, através das trocas enriquecedoras e transformadoras que estabelecemos uns com os outros e com o Universo que nos engloba e envolve.
 Acompanhe o desenrolar deste novo Ciclo de Lunação
Fase Nova até o dia 02/11: Tempo de Lançar-se ao Novo com Coragem e Determinação.  
Fase Crescente: dia 02/11, às 14h38min. (horário de Verão – Brasília) em Aquário: Tempo para detectar necessidade de ajustes em seus projetos, firmar contratos e/ou fazer associações visando à otimização de resultados. 
Fase Cheia:  dia 10/11, às 18h15min. em Touro: Colheita do que plantou. Clareza quanto às iniciativas tomadas, bem como quanto às parcerias e relações envolvidas em suas decisões e ações. 
Fase  Minguante: dia 18/11, às 13h09min em Leão. Tempo para finalizar processos, resolver pendências, limpar a área e planejar as atividades que deverão ser desencadeadas no próximo Ciclo de lunação em 25/11. 




29 comentários:

  1. Perfeita a descrição de Escorpião, perfeita! Parabéns Rosa!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Desreflexivo.
    Os comentários são sempre estimulantes.

    ResponderExcluir
  3. Rosa Maria amei. Gosto deste termo resiliência também usado como um dos pilares da Terapia Comunitária.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Gorethi.
    É sempre muito bom obter retornos, sobretudo quando positivos, você sabe bem disto, não é?
    Eu também gosto muito deste conceito importado da física, mas que tem sido usado nas áreas de ciências humanas e sociais com muita propriedade. E eu resolvi adotá-lo também para a Astrologia.

    ResponderExcluir
  5. Querida rosinha, ser de escorpião confesso, sempre foi motivo de críticas de algumas pessoas..assim, me olhavam com desconfiança qdo sabiam disso.
    Sinceramente, tenho algumas características do signo, mas creio que a minha essência, é outra.
    Bem,aprender na vida é minha missão e minha alegria..
    que seja com muito amor e humildade!
    beijinhos amorosos!
    sua fã e amiga

    ResponderExcluir
  6. Oi, Inês, minha querida
    Antes de tudo, muito obrigada pelo feedback, pois é dele que o blog se nutre.
    Bem, respondendo à sua colocação. Eu pensei ter deixado claro que todos nós temos Escorpião em alguma área do Mapa e é aí que temos a oportunidade de passarmos, neste momento, por transformações profundas, aproveitando as características valiosas de Escorpião, que são a coragem, a determinação, a força de resistência e o poder de sair ainda mais fortes das crises, ao superá-las. Esse poder de regeneração está sendo acionado em todos nós neste momento, não apenas em quem nasceu com o Sol em Escorpião.
    Eu estarei colocando novas postagens sobre Escorpião e espero esclarecer um pouco melhor esta signo que é, sim, bastante complexo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Entendi rosinha e ficarei mais atenta a cada palavra sua!
    Realmente, apesar de ser uma pessoa simples, em minhas emoções tendo a complicar..exigindo demais de mim mesma, quase querendo ser perfeita.
    beijinhos de muito carinho! =D

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Inês, somos perfectíveis, mas ainda imperfeitos. Há cerca de 3 dias, conversando com minha sobrinha Sandra, que é muito focada na busca de purificação (Sol na casa 8, que é de Escorpião) eu disse que se fossemos perfeitos seríamos anjos, santos, etc.
    E é esta a a oportunidade que Escorpião nos oferece: tomar consciência de que somos seres complexos, com qualidades e defeitos, com contradições e coerências, etc. Isto não significa que devamos nos acomodar; muito pelo contrário, devemos procurar constantemente a autotransformação para nos tornarmos cada vez melhores, mais conscientes, mais verdadeiros e mais generosos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Rosa!

    Meu Escorpião está no MC e eu nunca entendi bem o que isso poderia significar...

    Como eu vivo mudando de trabalho e nunca me decido por um deles, creio que não estou atento a alguma coisa que Escorpião esteja me assoprando no ouvido... embora hoje esteja me dedicando à escrita e sempre entrevisto pessoas que acabam me revelando coisas de suas profundezas, uma espécie de terapia, o que eu acho que tem a ver com Escopião.

    Ao longo da vida, comecei muitos empreendimentos com pessoas de Escorpião, como construção de casas e viagens longas. Sempre me dei bem com eles, apesar de perceber sua reserva. Minha mãe é de Escorpião e minha casa 8 está em Virgem.

    Bj! Chico Abelha

    ResponderExcluir
  10. Oi TIA AMADA , MARAVILHOSO!!
    QUEM COMO EU É FELIZARDO EM TER NASCIDO ESCORPIANO COM CERTEZA SE ENCONTROU DE CARA NO TEXTO!!! QUEM NÃO NASCEU AGORA CONSEGUIRÁ OLHAR POR OUTRA OTICA ESSE SIGINO QUE PARA MUITA GENTE É SINONIMO DE CARCTERISTICAS RUINS .
    EU EM PARTICULAR SEMPRE TIVE ORGULHO DE SER DESSE SIGNO TÃO POLEMICO , MAS TÃO BOM TAMBEM !
    AS PESSOAS PRECISAM SABER O LADO MARAVILHOSO DO ESCORPIÃO E VC CONSEGUIU RELATAR LINDAMENTE!
    OBRIGADA LINDA! MIL BJKS
    DANI PACINI

    ResponderExcluir
  11. Oi, Chico
    Eu recebi a notificação de seu comentário, procurei-o aqui, mas ele não apareceu, por isso resolvi responder por e-mail.
    Mas vou sintetizar minha resposta aqui, para que outras pessoas possam aproveitar.
    Quem tem Escorpião, Plutão e até mesmo Marte no Meio-do-Céu ambiciona destacar-se junto ao mundo exterior, mostrando às pessoas o seu poder de regeneração, sua capacidade de sobreviver às crises, enfrentando e vencendo as dificuldades que se apresentarem com intensa força e determinação, por isso pode estar associado a altos e baixos, não só na vida profissional, mas também nos rumos que quer dar à sua vida. Isto explica as mudanças periódicas significativas em sua vida.

    Mas não é só, Chico. Também indica desejo de assumir posições de liderança no mundo em que vive, pois no íntimo almeja atuar como agente de transformação nesse mundo.
    Sua necessidade de poder, de controle da situação e de liderança, pode levá-lo a questionar figuras de autoridade em geral, bem como colocar-se na defensiva, esperando um ataque - daí a tendência a ocultar suas reais intenções e a resistência em compartilhar seus sentimentos –; mas como o Universo lhe dá aquilo de que precisa, você tende a viver sérios conflitos em suas relações com o mundo exterior, sobretudo envolvendo questões de poder e de controle.
    Como o Meio-do-Céu simboliza uma a figura parental que mais o impactou, se essa figura for associada às características menos favoráveis de Escorpião, há tendência à profunda desconfiança em relação a qualquer pessoa que possa exercer algum controle/ poder sobre você. Por isso, a forte resistência ao poder alheio pode levá-lo a recorrer a jogos de controle e de manipulação e/ou a minar esse poder, sobretudo se as pessoas se encontrarem em posições hierárquicas superiores à sua.
    Há intenso desejo de riqueza, status, sucesso, mas, sobretudo, de poder, pois deseja ampliar ao máximo seu âmbito de influência, assumindo funções de autoridade para sentir-se seguro e confortável.

    Agora, se a figura parental associada ao Meio-do-Céu foi percebida positivamente, você pode ter assimilado dela: coragem, tenacidade, determinação e capacidade de enfrentar e vencer desafios, de modo a sair cada vez mais fortalecida “dos embates da vida”.
    Tal modelo parental serve de referência para as próprias crises que você enfrenta na vida adulta, pois lhe fornece qualidades como: força de resistência, firmeza de vontade e confiança inabalável em sua capacidade de lidar com pressões do mundo exterior.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dani, queridíssima
    Que bom que você gostou, pois como há pessoas de Escorpião que só percebem o lado negativo, eu fiquei preocupada que isso poderia levá-las a não perceber as referências que fiz aos aspectos positivos associados a Escorpião, embora eu tenha tentado sintetizar de cara no título desta postagem.
    Bjs, minha querida e curta muito este seu ano novo pessoal que começou ontem.
    + Bjs

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rosa. Posso falar algo de Escorpião pq além de meu proprio pai e alguns tios meus , tb conheci outras pessoas desse signo. É surpreendente como sua descrição bate com muitos deles. Existe sim um lado muito belo deles, porém, qdo a pessoa desse signo resolve seguir sua própria sombra, o que é de praxe e tão comum, pq "pau q nasce torto..." , eles dificilmente se importarão com qq coisa que poderia levá-los a serem seres humanos melhores. Eles sempre preferem o proprio "eu" contra qq outro "eu".Por isso a fama e aquele olhar frio deles - pois se tornam assim mesmo. Também tento acreditar que o ser humano possa melhorar, mas hj vejo muito dificil, e se há, 'a passos muito, muito lentos mesmo. Convenhamos, apesar da informação que qq um de nós possa possuir alguma caracteristica de escorpião, a influencia dessas caracteristicas são infinitamente maiores em seu proprio signo, não é? Recentemente andei servindo de "espelho" para um escorpião, e qdo esses se veem naquilo que vc comenta de se defenderem qdo descobre-se seus pontos vulneráveis, realmente se tornam frios, calculistas, vingativos onde o desamor prevalece demais. Como faze-los observarem-se, se nem como espelho ou mesmo comentando tais coisas , o instinto de preservação do proprio egoismo prevalece normalmente sempre neles??

    ResponderExcluir
  15. Dalsan, o fato de você ter pai e tio nascidos sob o signo de Escorpião, leva-me a supor que você provavelmente também tenha Escorpião, Plutão ou casa 8 enfatizados em seu Mapa Natal. Isto porque os signos tendem a repetir-se em um núcleo familiar, não necessariamente o signo solar, mas a Lua, o Ascendente, o Meio-do-Céu, etc.. E o seu referencial de masculino (pai e tios) tem características escorpiônicas.
    Quanto à pessoa a quem você diz que serviu de espelho , seria interessante refletir se você não está tendo elevadas expectativas sobre a ela, querendo transformá-la "à sua imagem e semelhança" em vez de aceitá-la como ela é, pois isto é muito mais frequente do que se quer admitir. rsrsrs
    Já sua observação de que as características escorpiônicas "são infinitamente maiores em quem nasce com o Sol neste signo", posso assegurar-lhe que boa parte das pessoas manifestam muito mais explicitamente as características do Ascendente, da Lua e até mesmo do Meio-do-Céu do que as do signo solar, por isso muita gente não crê em Astrologia e não se identifica com as características do signo solar.
    Outra coisa: não posso concordar com sua afirmação de que "pau q nasce torto..." , pois isto vai contra o próprio conceito de Astrologia como instrumento de autoconhecimento e evolução da consciência. rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Olá Rosa....rss..vamos lá, não lembro bem onde estão os escorpiões ou plutão em meu mapa,rsrs.. pois nao o encontro porque faz tempo que o fiz..rs...aliás, ando querendo me atualizar nessas coisas mais pessoais...íntimas como num mapa astral....Nascido em SP-Capital, 'as 7:45 horas da manhã em 16/07/1961. Com tais dados vc pode me dizer melhor, né? Muito bem: Sobre seus comentários sobre os meus. Sim, claro que existia alguma expectativa de ambos os lados , senão não seria um relacionamento onde tem sim sua importancia, pq assim visualizamos e, claro,com interesse de ambos os lados, seja em qual campo for. Ocorre que tais caracteristicas "de sombra" vieram 'a tona nessa pessoa, onde ao longo do tempo sempre me referi a eles nao desse modo tão prático e objetivo e franco como vc o fez (por eu ser de cancer, mais diplomatico, né? rs) , mostrando, ou tentando mostrar, que isso promoveria tamanha confusão. Oras, tais caracteristicas confusas como descritas nesse signo posso afirmar que não possuo, e, portanto, sim, servi de "espelho" a ess a pessoa , onde inclusive acredito...acredito.. (eita ter q falar isso sem ter certeza...) que tenha afinal percebido que não se pode seguir ou deixar-se levar pela "sombra" que surgiu , e sempre falei para transcender tal caracteristica pelo bem e para o bem do relacionamento. Sim, tenho meus erros ou minha "sombra' tb e sempre estou disposto e *desarmado* a ouvir sobre ela. grande abraço! aprecio muito seu blog!

    ResponderExcluir
  17. Complementando... ainda creio que as pessoas possam melhorar, apesar de muitas vezes desanimar quanto a isso , e, assim o "pau que nasce torto..." não se deve levar a ferro e fogo, claro, senão eu mesmo entro em plena contradição..rs

    ResponderExcluir
  18. Olá, Dalsan, bem, agora que você me passou seus dados poderei constatar se minha hipótese está ou não certa. Minha intuição me diz que você provavelmente tem Marte em Escorpião/ casa 8 ou envolvido com Plutão, por causa de seus parentes masculinos. Olha, talvez o próprio Sol esteja envolvido com Plutão. Vamos ver, depois eu lhe digo. Só que não será hoje, pois estou tendo que controlar minha conexão com a internet: preciso descansar devido a problemas de saúde.
    Muito obrigada pela avaliação positiva. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi Rosa...rsss....antes de meu comentário, espero sinceramente que vc se restabeleça plenamente desse problema de saúde. Mas, sou mais bonzinho que voce imagina ou intue...rsrsss , vc verá ! rssrss

    ResponderExcluir
  20. Olá, Dalsan, muito obrigada por seus votos de restabelecimento da minha saúde.
    Bem, eu não estou pensando, nem afirmando, que você não é bonzinho. hahaha. Eu só imagino que Escorpião, Plutão ou casa 8 devam estar enfatizados em seu Mapa, devido o fato de seus parentes masculinos terem nascido sob o signo de Escorpião.
    Pode ficar sossegado, pois não emito juízos de valor, pois não é para isso que a Astrologia serve. Todos nós temos qualidades e defeitos e isto faz parte de nossa condição humana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá, Dalsan, levantei seu Mapa e constatei que a minha intuição estava certa, sobre a ênfase em Escorpião, Plutão e/ou casa 8. Seu Mapa mostra uma casa 8 muito cheia: há nela a união de Marte e da Lua com Plutão em Virgem, mais Urano em Leão conjunto ao nódulo norte (evolução a ser feita).
    É muita coisa mesmo nesta casa das crises e da sombra, mas que também é de autotransformação. O interessante é que a tripla conjunção está em Virgem, o signo da humildade, da tolerância e da autopurificação.
    Sabe, Dalsan, é muito frequente a ênfase em Virgem em pessoas com fortes associações a Escorpião e vice-versa.
    Outra coisa: apesar de Libra estar no Meio-do-Céu a maior parte da casa 10 de seu Mapa, imagem pública está em Escorpião.
    Não é à toa que você tenha atraído tanta gente de Escorpião!!!
    Suas relações com o sexo oposto podem ser difíceis, pois há um conflito entre Lua e Vênus, os dois simbolizadores pessoais do feminino. Enquanto Lua em Virgem ( modelo materno) conjunta a Plutão é extremamente crítica e até mesmo intolerante, podendo ser manipuladora, ciumenta, possessiva, etc. (conjunção com Plutão, Vênus em Gêmeos (mulheres pelas quais você pode interessar-se) tendem a ser mais mentais, mais leves, criativas, românticas e até mesmo um pouco infantis (na casa 5), pois a criança interior dessas mulheres está muito presente.
    Na verdade seu desafio é integrar essas características em sua anima.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Dalsan, desculpe-me, mas esqueci de alertá-lo para o fato de a Lua, que está unida a Plutão na casa 8, rege seu Sol em Câncer, o que fortalece a coloração escorpiana em seu Mapa.
    Isto explica também seu interesse por psicologia.

    ResponderExcluir
  23. Rosa, boa noite! Fiz um mapa na AstroDienst, curioso pelo que vc escreveu...Coloquei todos meus dados como te enviei , lá no site. Apresenta todo esse monte de coisa que vc descreve d e planetas, etc, mas na casa 1 , estando minha casa 8 vazia. Errei feio ?

    ResponderExcluir
  24. Dalsan, mil desculpas, mas quem errou feio, fui eu. Eu anotei seus dados incorretamente: coloquei 17h45min, em vez de 07h45min. Desculpe-me, novamente.
    Isto dá inversão do Mapa!!! Deste modo em vez de ter a aglomeração planetária na casa 8, você a tem na casa 1, que é a da autoconsciência, da assertividade e do modo como você aborda o meio ambiente em que vive, visando afirmar a sua vontade a e a sua identidade. O Sol regente de seu ascendente em Leão rege este Mapa. Ele está em Câncer na casa 12,ambos ligados ao elemento água (emoção) que é a casa do inconsciente pessoal e coletivo, mas também uma área ligada à prestatividade, à assistência social, á cura e à espiritualidade. Em outro sentido, indica não só conteúdos que permanecem ocultos no inconsciente, mas também ações que se faz às escondidas.
    Escorpião está no Fundo-do-Céu marcando profundamente o seu inconsciente e indicando um lar permeado por características escorpianas. Isto não é de se estranhar pelo fato de seu pai ter nascido com o Sol neste signo, pois em boa parte dos Mapas o Fundo-do-Céu é associado à figura paterna. Além disso, com a Lua, dona original da casa 4, que tem início no Fundo-do-Céu, junto a Plutão e Marte, ambos regentes de Escorpião, essa indicação de um lar com fortes características escorpianas é enfatizada.
    Vale esclarecer que, além de seu lar de origem, o Fundo-do-Céu indica também o lar que a gente constitui na vida adulta, portanto com Escorpião nesta área do Mapa, é aí que suas características, tanto construtivas quanto as destrutivas tendem a manifestar-se.
    Há um forte vínculo entre Lua e os planetas do inconsciente coletivo, indicando abertura de sua parte às influências das energias que permeiam o coletivo, de modo que convêm proteger-se, pois há tendência a personalizar o que é captado do meio ambiente em que você vive. Isto é enfatizado pelo fato de o Sol em Câncer estar na casa 12.
    Urano junto à casa 1 pode manifestar-se como tendência à voluntariedade (em Leão), mas também como independência e desejo de trilhar o processo de individuação.
    Marte, dono original da casa 1 e co-regente de Escorpião, embora esteja na casa 1, já está bem próximo da casa 2 (a dos valores materiais e imateriais) influenciando ambas as casas.
    O que foi dito anteriormente sobre conflito Vênus e Lua permanece, mas devo acrescentar que esqueci de esclarecer que pelo fato de Vênus também estar em tensão com Plutão, as relações que você estabelece tendem a ser tumultuadas, muitas vezes permeadas por jogos de controle e de manipulação, etc., como descrevi nesta postagem sobre Escorpião. Isto faz parte de seu processo de autoconsciência(aglomeração na casa1,) crescimento, autopurificação (em Virgem) e autotransformação(Plutão.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Rosa, muito obrigado! esclarecedor em muitos pontos e, alias, explicou de uma maneira "astrologica" o que passei faz certo tempo: individuação
    Foi perfeito isso q vc descreveu, perfeito!

    ResponderExcluir
  26. Quem agradece sou eu, Dalsan, por sua confiança.
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá, como faço para saber onde se encontra escorpião no meu mapa astral? existe algum texto semelhante ao de cima que fale sobre áries?

    ResponderExcluir
  28. Olá, MarítimaR
    Para saber em que casa de seu Mapa está Escorpião, você precisa levantar seu Mapa Natal e poderá fazê-lo acessando um dos seguintes links à direita: Astrodienst, Personare ou ainda clicando no quadro Céu do Momento. Você se cadastra e entra com seu dados e obterá seu Mapa.
    Aqui no blog há, sim, postagens referentes a Áries. Estou fornecendo o link para uma delas, ok?
    http://empowerment21.blogspot.com/2011/04/0304-novo-ciclo-de-lunacao-em-aries.html#more
    MarítimaR, sugiro que você navegue pelo blog para conhecer outras postagens sobre Áries e demais signos.

    ResponderExcluir
  29. Oi Rosa boa tarde, o posicionamento do meu escorpiao está no meu fundo do Céu...isso é bom ou ruim? O que significa .
    Sou capricórniana aos 00 graus ,ou seja ainda sagitáriana nasci entre os signos intermediários , mais o ascedeasce em Leão e a lua em sagitário, e descobri esse tal fundo do céu em escorpião , casa 4

    ResponderExcluir