quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lua Cheia: Foco Nos Desafios da Polaridade Touro-Escorpião


“Não há sentido em possuir, seja o que for, em qualquer nível, a não ser que essa propriedade aumente nossa capacidade de resolver o problema que nosso nascimento, por determinação divina, deverá solucionar.” (Dane Rudhyar in Tríptico Astrológico)

Hoje, 10/11/2011, às 18h17min. (Brasília- BR.- horário de verão) ocorrerá a oposição exata entre Lua em Touro e Sol em Escorpião, marcando a fase Cheia do Ciclo de Lunação Escorpiano.

A polaridade Touro-Escorpião trata da questão de valores materiais e imateriais, portanto de temas ligados tanto à fisicalidade e posse (Touro), quanto à finitude e ao desapego (Escorpião). 
Por isso, decidi abrir esta postagem com uma citação do mestre Dane Rudhyar, um dos nomes mais respeitáveis da área da Astrologia, ao referir-se ao signo de Touro em sua obra “Tríptico Astrológico”.
Touro simboliza o mergulho do espírito na fisicalidade, o que lhe dá a oportunidade de aprender a lidar corretamente com recursos em geral. 
Escorpião, por sua vez, simboliza a fusão total com o outro (da qual o ato sexual, com o orgasmo dele decorrente, é sua expressão mais óbvia) e traz o desafio do desapego, sobretudo através do compartilhamento de recursos, bens e valores.
Na verdade todos os quatro signos fixos – Touro, Escorpião, Leão e Aquário - simbolizam concentração de energias e trazem lições ligadas ao uso responsável das mesmas nas diversas áreas da vida humana.
A polaridade Leão – Aquário traz desafios ligados aos usos do poder pessoal e do intelecto e há importantes lições de humildade inerentes a esses desafios. 
Mas vamos ao tema desta postagem: a polaridade Touro–Escorpião. 
Ela traz desafios ligados aos desejos materiais, físicos e emocionais, bem como aos apegos deles decorrentes, pois o ponto central aqui é aprender não só a lidar com recursos, mas também dominar os desejos, sem reprimi-los, evitando cair na armadilha de tornar-se refém dos mesmos.
Parece fácil, mas não é. Há quem consiga desapegar-se serenamente de bens materiais, status, prestígio, etc., mas não consegue praticar o desapego emocional. 
Outros, ao contrário, não têm apego emocional, mas apegam-se à matéria, aos prazeres sensoriais, aos bens conquistados, à riqueza produzida e até mesmo às rotinas cotidianas.
Há ainda quem confunda desapego com descartabilidade, descuido, desperdício e até mesmo destruição; neste caso vai para o extremo oposto e também não consegue sair-se bem diante do desafio simbolizado por essa polaridade, pois negar os desejos ou o valor dos recursos disponíveis e/ou subestimá-los em nada contribui para a evolução da humanidade; muito pelo contrário. 
Na fase Cheia deste ciclo lunar você terá mais clareza sobre o modo como tem usado aquilo que lhe foi permitido conquistar e/ou receber. E isto será vivido no eixo de casas do seu Mapa que abriga a polaridade Touro-Escorpião.

Seja como for, este é um excelente momento para você identificar apegos que precisarão ser abandonados se quiser evitar que a vida fique estagnada na área simbolizada pelo eixo de casas em questão. 
Mas cuidado para não enganar a si mesmo (a), pois neste momento a transparência e a honestidade para consigo e para com os outros serão fundamentais. 
Antes de encerrar quero salientar o seguinte: é importante ter em mente que cada um de nós é responsável pelo uso que faz de recursos em geral, tanto pessoais quanto coletivos. 
E isto abrange os recursos naturais, já que eles são não só compartilhados com todos os seres humanos, mas o serão também com os que ainda hão de nascer, do mesmo modo que nossos antepassados nos legaram as suas criações, conquistas e riquezas.

Atenção! Convém não esquecer que esta é uma fase de colheitas, de modo que se você lançou boas sementes no início deste Ciclo, tenderá  a beneficiar-se de seus resultados positivos.
Sugiro que você leia também as postagens anteriores sobre Touro e Escorpião, cujos links seguem abaixo:













  

6 comentários:

  1. Rosa, seu site está cada dia melhor, reunindo muita informação util pra quem quer crescer nessa vida. Grato pelo presente!
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Chico.
    Quem agradece sou eu por seu interesse e por esse comentário tão estimulante.
    Lembre-se de que esta Fase do Ciclo Lunar Escorpiano está ativando a linha de poder de seu Mapa.
    Isto significa que você está sendo desafiado a equilibrar sua atenção entre as questões familiares/domésticas e as sócio-profissionais, pois é no ninho familiar que você se nutre para enfrentar com segurança o mundo exterior.

    ResponderExcluir
  3. “Não há sentido em possuir, seja o que for, em qualquer nível, a não ser que essa propriedade aumente nossa capacidade de resolver o problema que nosso nascimento, por determinação divina, deverá solucionar.” (Dane Rudhyar in Tríptico Astrológico).
    Olá Rosa...vejo de algum modo obscuro essa frase acima. Poderia me esclarecer? Lí sua postagem que de algum modo foca-se novamente em escorpião.A questão me parece, resume-se naquilo de olhar-se pois qdo vc informa que a questão não é dominar desejos sem reprimi-los inclusive evitando a armadilha da promiscuidade, recaimos naquilo do perceber simplesmente, e isso de acordo com o como cada um vibra de fato, pois sabemos que diferimos uns dos outros qdo focados em alguma coisa, por ex, o sexo que vc exemplificou em Escorpião, pois o mesmo tem a tendencia sim da promiscuidade se não estiver atento.Qto ao desapego emocional que isso possa nao acontecer, confunde-se e muito com a sutil diferença chamada Amor. Assim , penso que podemos recair nas muitas exigencias em nós mesmos que inclusive um outro que nos espelha , possa exigir, pois assim o outro está visualizando. Questão de evoluir memso.Mas onde a humildade em compreender tais coisas sem correr para o proprio Eu? dificil não? Pois é mais facil ser levado pela 'sombra" né?? do que prestar atenção inclusive nela.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dalsan
    Inicialmente quero esclarecer que esta Lua Cheia faz parte do Ciclo de Lunação em Escorpião abordado na postagem anterior "Eis Escorpião, O Signo da Resiliência", mais especificamente refere-se à metade do mesmo, portanto aqui continuo focando Escorpião, só que agora o faço considerando também o signo que lhe é oposto complementar: Touro
    Quanto à frase de Dane Rudhyar significa que nenhum de nós está neste planeta para repetir modelos existentes, pois cada ser humano, ao nascer, tem a missão de fazer a diferença para melhor na trajetória evolutiva da humanidade.
    Bem, vamos,às suas observações sobre Escorpião. Em nenhum momento eu fiz referência à promiscuidade. Esta é a sua leitura e a sua percepção. Há pessoas que se tornam reféns de seus desejos por alguém, sem que isto implique em promiscuidade. Exemplos disso são os que se tornam obsessivos em relação ao objeto de sua paixão de tal forma que não sabem lidar com a ideia de uma separação e acabam perseguindo e até mesmo matando a pessoa amada. Vemos isso acontecer frequentemente. Também não concordo que todo ser humano tem tendência à promiscuidade, pois há muitas pessoas que têm dificuldade em lidar com a sexualidade. Seria incoerência de minha parte admitir quaisquer generalizações, pois meu ofício astrológico visa estimular o autoconhecimento para que cada um dê a sua contribuição á evolução humana.
    Nós precisamos não só adquirir consciência da própria sombra, mas, sobretudo, assimilá-la como parte de nossa natureza, pois só assim deixaremos de projetá-la nos outros e, consequentemente, deixaremos de receber as projeções alheias. Assimilá-la significa reconhecê-la como tal e aceitá-la, não para identificar-se com ela e deixar-se levar por ela (apego), mas para transmutá-la(desapego) conscientemente, através da força de seu espírito.
    Claro que é difícil, por isso a autoconsciência e a auto-observação são imprescindíveis á trajetória evolutiva individual e coletiva. E uma prática que considero saudável é indagar-se o porquê de estar atraindo determinadas pessoas e situações para sua vida, posto que creio, sinceramente, que ninguém entra e sai de nossas vidas por acaso; há sempre lições a serem assimiladas, por ambos os envolvidos, em cada relação estabelecida.

    ResponderExcluir
  5. Rosa, bom dia. Evidente que não há como generalizar qdo nos referimos a qq signo pq o universo de cada individuo é enorme. No caso sobre sexo, apenas me referi qto ao cuidado em ser escravo pois sabemos que esse signo foca-se de algum modo nesse ponto, porém,claro q existe escorpião "pequeno", outro "grande", outro elevadíssimo, outro medio e por aí vai,rs, como qq outro signo. A vida sendo relacionamentos pois ninguém consegue viver isolado, sim, cada um de nós deve aprender algo, mas sabemos tb que ha muitos fatores para que isso não ocorrar tb, normalmente. É de cada um. Abs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Dalsan, claro que nem sempre se dá a aprendizagem proposta, mas isto é lamentável, pois há muito crescimento à disposição do ser humano quando ele sai de seu encastelamento e aprende a colocar-se humilde e sinceramente na posição do outro. É assim que se manifesta o desapego saudável do ego.
    Abraços e, mais uma vez, muito obrigada por sua participação aqui no blog.

    ResponderExcluir