terça-feira, 27 de março de 2012

Inteligências Emocional e Espiritual

Em homenagem ao início do novo ano zodiacal de 2012, venho postando uma série de artigos, links e vídeos que considero bastante oportunos. 
Todos eles estão em linha com os novos paradigmas associados a este milênio, dentre os quais destacam-se: a valorização do ser em detrimento do ter e do fazer, a ênfase na criatividade, o resgate da espiritualidade e o crescente interesse pelas abordagens holísticas, tanto por parte do grande público, quanto por parcela considerável de cientistas e profissionais da área da saúde. 
Hoje posto 3 links e um vídeo. Os dois primeiros links remetem a informações sobre pesquisas científicas que comprovam que o coração, assim como o cérebro, é dotado de inteligência. 
O 1º link é para a o artigo “Siga Seu Coração, Ele É Mais Inteligente Do Que Você Pensa”. Ele relata importante descoberta de neurofisiologistas sobre o coração: mais da metade deste órgão é composto de neurônios da mesma natureza daqueles que compõem o sistema cerebral.
O 2º link aprofunda este tema através de uma entrevista concedida à revista Planeta por Paul Pearsall,  PhD em neuropsicologia clínica. Ele foi selecionado pela Biographical Oxford Sociedade como um dos 1000 cientistas mais influentes do século 20, por suas pesquisas e publicações sobre a inteligência do coração, dentre as quais se destaca “The Heart's Code”, publicado no Brasil com o título "Memórias das Células".
Nessa obra ele apresenta evidências científicas de que o coração tem memória, pensa, sente e comunica-se com o cérebro e com outros corações. E enfatiza a importância de aprendermos a viver de acordo com o nosso coração se quisermos encontrar a felicidade.
Na sequência posto um link para um vídeo da “National Geografic” cujo título é: “Meditação Budista Estudada Cientificamente”. Ele aborda uma pesquisa científica feita com monges budistas para detectar o poder do controle mental da meditação.
Os cientistas sugerem uma palavra como compaixão, por exemplo, que serve de estímulo à meditação. E detectam as reações que a meditação provoca no cérebro através do mapeamento dos hemisférios cerebrais pela técnica de eletroencefalografia.
A pesquisa evidencia que a meditação consegue reverter o impacto negativo de uma experiência ou sentimento.
http://www.youtube.com/watch?v=hzPM8hAgmpA&feature=results_video&playnext=1&list=PL91D02EE6D85109C8

Finalmente, há um vídeo para relaxamento que une a voz de Loreena McKennitt com as belíssimas imagens de Josephine Wall, muitas das quais tenho usado para ilustrar minhas postagens sobre Astrologia. Este vídeo, na verdade, tem tudo a ver com o universo onírico de Netuno em Peixes. 



Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística.

4 comentários:

  1. Oi Rosa,
    Gostei mto dos seus novos links e textos. Li, faz tempo, o livro Memória das Células e, antes ainda, o Biologia da Percepção (de Bruce Lipton) e acho que nesses "novos" caminhos estão as respostas para tantas coisas, que isso já deveria ser matéria escolar..rs.
    Bjs, obrigada por escrever!

    ResponderExcluir
  2. Oi, minha querida, Ivana, tudo bem?
    Que bom que você gostou. Fico feliz!!!
    Você sabe que eu prezo muito a sua opinião.
    Também penso que esses autores e suas obras extremamente significativas deveriam fazer parte do currículo do ensino fundamental, mas, como você sabe ainda há muita resistência por parte dos gestores da educação formal no Brasil.
    Além disso, essas obras que foram escritas no século passado, permanecem ignoradas pela maioria do grande público.
    Muito grata por sua visita ao meu blog e por seu comentário, minha amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosinha..
    Hoje mesmo na aula de didática, foi questionado a atual geração que vive numa velocidade intensa em busca do aprendizado através da tecnologia, que é capaz de se conectar, fazer várias coisas ao mesmo tempo..sem se aprofundar em nenhuma..e consequentemente..tendo problemas emocionais..nas relações do cotidiano..
    Sua abordagem veio me reforçar a importância de pensarmos com o coração, cada dia mais..em busca de um equilíbrio.
    Gratidão sempre!

    ResponderExcluir
  4. Muito grata, Inês querida, por sua visita e por seu comentário.
    Eu simplesmente coloquei nesta postagem links para matérias que considero pertinentes.
    Bjs

    ResponderExcluir