domingo, 20 de maio de 2012

Lunação em Gêmeos, com Eclipse Anelar do Sol e Outros Trânsitos Interplanetários



Hoje, 20/05/2012, o Sol começou o seu percurso pelo signo de Gêmeos e ás 20h48min (horário de Brasília) terá início o Novo Ciclo de Lunação, com eclipse solar parcial, a 00º21’ deste que é o 1º signo de ar e de mutabilidade do zodíaco.

O Eclipse Solar

O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, fazendo com que esta perca a iluminação dada pelo Sol. E ele só ocorre na Lua Nova, portanto no início de um Novo Ciclo de Lunação.

Cabe lembrar que há três tipos de eclipse solar: o total, quando toda a luz solar é bloqueada pela Lua; o parcial, quando a Lua bloqueia somente uma parte da luz solar; e o anular quando uma pequena faixa de luz se faz visível ao redor do eclipse, dando a impressão de criar um “anel de luz”. O de hoje é do 3º tipo.

Sua Simbologia

Astrologicamente este evento significa que a consciência e a clareza de percepção, simbolizadas pelo Sol, tornam-se comprometidas, pois a Lua simboliza conteúdos do inconsciente, emoções, reações e padrões comportamentais ligados ao passado.
E, assim sendo, estes tendem a prevalecer sobre a objetividade exigindo maior vigilância e determinação de cada um (a) de nós.

É importante que as inquietações, as pendências e os assuntos mal resolvidos - ligados à área da vida simbolizada pela casa do Mapa em que o eclipse incidirá - sejam encarados com seriedade e, sobretudo, resolvidos nos próximos 15 dias, ou seja, até a fase Cheia do Ciclo (quando ocorrerá o eclipse lunar), pois seus efeitos se estenderão, sobretudo até Novembro quando ocorrerá o eclipse solar total em Escorpião, embora possa manifestar-se por até cerca de três anos.

Atenção! Na “Coluna Especial de Astrologia”deste blog, cujo link segue abaixo, eu analiso um eclipse solar total no signo de Câncer e descrevo suas implicações nas 12 casas do Mapa. E embora agora o eclipse seja anelar e envolva o signo de Gêmeos os assuntos das casas permanecem os mesmos; o que muda é a forma de abordá-los.

Em Gêmeos
Gêmeos é um signo de extroversão, pois está associado aos processos mentais, à educação, a mobilidades, às interações, às comunicações e às negociações.

Não me estenderei sobre as características de Gêmeos, para não me repetir, por isso peço que você acesse o link abaixo para a postagem bastante completa sobre Lunação em Gêmeos.

O que eu quero salientar aqui é o seguinte: como todo signo de ar, Gêmeos simboliza a capacidade de avaliar objetivamente as situações e relações vivenciadas; e como todo signo mutável, ele simboliza a flexibilidade e a capacidade de conciliar percepções e experiências distintas, o que pressupõe a predisposição em fazer os ajustes necessários para obter-se o melhor resultado possível nas situações vivenciadas.
É esta capacidade de discernimento, bem como o senso de oportunidade, que estarão comprometidos neste eclipse solar, de modo que convém redobrar a atenção nas interações em geral, sobretudo nas negociações e na assinatura de contratos.

Alertas Importantes
Esta Lunação está em conflito com Netuno em Peixes, indicando maior tendência à desorientação, à confusão e até mesmo a enganos, daí ser fundamental redobrar a atenção sobre seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações, evitando precipitações, mas também hesitações autossabotadoras, que acabam se tornando disruptivas.

Além disso, Vênus, que simboliza as relações interpessoais, os valores e as parcerias, está retrógrado em Gêmeos, indicando a necessidade de se reavaliar conceitos sobre o dar e o receber, os gostos emocionalmente condicionados, os valores, as crenças e, sobretudo, o modo como cada um (a) de nós se expressa nas relações em geral.

É provável que durante este eclipse eclodam problemas decorrentes de situações insatisfatórias, questões mal administradas ou mantidas em suspenso há muito tempo, para que tudo seja esclarecido e resolvido. Já não será possível “jogar para baixo do tapete” os assuntos desconfortáveis e aqui se incluem os conflitos inerentes às relações que são mantidas por insegurança, medo ou comodismo.

Na verdade, neste momento, o melhor a fazer é empenhar-se em agir com transparência, “colocando as cartas na mesa”, e, por mais difícil que seja, deixando ir o que já não tem mais sentido manter em sua vida.  

Atenção! É fundamental não confundir sinceridade com rispidez ou insensibilidade, pois mais do que nunca é preciso aprender a valorizar a capacidade de criar harmonia nas mais diversas situações da vida, 
desenvolvendo a empatia, aparando as arestas e imprimindo leveza nas interações com o mundo exterior.  

Trânsitos Interplanetários Favoráveis

Cabe-me esclarecer que apesar deste eclipse, há alguns trânsitos favoráveis a mudanças ocorrendo neste momento. Aliás, algumas delas são mudanças profundas que já estão se processando há tempos e demandam o empenho de cada ser humano para tornar-se cada vez mais consciente do papel que lhe cabe desempenhar no mundo em que vive. 


Mercúrio, regente de Gêmeos está em Touro, signo regido por Vênus, junto com Júpiter. Mercúrio e Júpiter simbolizam os dois hemisférios cerebrais, de modo que a união de ambos em Touro indica que é tempo de por em prática ideias e ideais construtivos, que favoreçam a humanidade como um todo. 

Isto significa que cada um (a) de nós tem o desafio de fortalecer seu caráter e tornar-se uma pessoa íntegra para que possa agir e interagir com autoconfiança, lealdade, firmeza de postura e confiabilidade, de modo a contribuir efetivamente para tornar melhor o mundo em que vive.        

Vênus está em harmonia com Saturno, também retrógrado, em Libra, indicando  que cada uma das pessoas envolvidas em determinadas relações tem a oportunidade de reavaliar a qualidade das mesmas e de reestruturá-las visando torná-las cada vez mais significativas e enriquecedoras.

Marte em Virgem está em harmonia com Plutão em Capricórnio indicando que o momento é oportuno para aprofundar conhecimentos, aproveitar experiências positivas do passado e adaptá-las às novas situações vivenciadas, de modo a promover as reestruturações necessárias à evolução em curso. 

Urano em Áries está em harmonia com esta Lunação indicando a existência de uma poderosa energia transformadora em curso. Mas é preciso abrir-se à mudança, pois se você deixar que o medo impeça a evolução necessária, é bem possível que a mudança se imponha mesmo contra a sua vontade.
  






Rosa Maria Pacini- Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

6 comentários:

  1. Rosa, gostei mto desse post; inclusive fui reler o que vc colocou no outro post, sobre as casas. Eu tenho Gêmeos na 2, então esse eclipse vai me atrapalhar nessa área, é isso?
    O fato de ser anular e não total interfere, digamos, na potência do efeito do eclipse?

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivana, mais uma vez muito obrigada por sua atenção, minha querida.
    Sim, o fato de ele ser anular e não total diminui a sua potência, pois a consciência não está totalmente bloqueada, de modo que você pode perceber melhor os padrões que precisam ser eliminados ou, no mínimo, reformulados.
    Quanto à casa que ele atinge, convém perceber o grau em que a cúspide da casa 2 se encontra, pois se ela estiver há mais de 6 graus de Gêmeos, o eclipse incidirá sobre assuntos da casa 1.
    O que precisa ficar claro, Ivana, é que a área dinamizada pelo eclipse exigirá atenção redobrada, pois há correções a serem feitas para que aquilo que não estiver funcionando adequadamente ou que se tornou estagnado seja eliminado.
    Digamos que o eclipse incida efetivamente na casa 2. Você sabe que esta é a casa dos recursos e dos valores, através dos quais você extrai seu sentimento de segurança. Isto significa que você deverá observar atentamente que pensamentos, sentimentos, anseios, medos, etc. estão gerando inquietações. Será fundamental, sobretudo, perceber se há tendência a repetir padrões negativos do passado e até mesmo, se antigas relações ressurgem em sua vida. O que estiver emergindo precisa ser levado em consideração para ser eliminado de vez ou, modificado significativamente.
    Por outro lado, se houver alguma situação ou relação positiva do passado que foi eliminada prematuramente, em decorrência de avaliações incorretas, você terá oportunidade de resgatá-la.
    Outra coisa que requer atenção, Ivana: se o eclipse ocorrer em conjunção com algum planeta ou nodo os assuntos ligados a este também será enfatizado, exigindo maior atenção.
    Ouvir a intuição e olhar com mais sensibilidade para si mesma, valorizando seus recursos interiores, além de os físicos/ materiais, bem como empenhando-se em imprimir mais leveza à sua via será importante neste momento, Ivana.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Rosinha, sorry. Li tua resposta faz tempo, mas agora me toquei que não te agradeci. Mil desculpas e muito obrigada pela atenção e diligência, amore.
      Bjss

      Excluir
  3. Rosinha,to precisando ficar pertinho de vc, e nada melhor do que vir te visitar né..rs
    Mesmo não sendo de gêmeos, sempre fico atenta a cada movimento,a cada sinal do todo que fazemos parte,procurando me interar e consequentemente..me equilibrar.Sinto que somos todos influenciados por energias e faz parte do aprendizado, conhecê-las, para aceitá-las.
    Sempre grata e confortada!
    beijinhos de sua eterna fã..rss

    ResponderExcluir
  4. Inês, munha querida, todos nós temos Gêmeos em alguma casa do Mapa Natal, de modo que a área da vida simbolizada por essa casa trata de questões associadas a ele.
    Muito grata por seu carinho de sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir