quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Novo Ciclo de Lunação em Virgem e Outros Trânsitos Planetários.

Em 08/09, às 07h31min (horário de Brasília), teve início o Novo Ciclo de Lunação, a 15º 41’ de Virgem. Considerando-se que todos nós temos este signo em algum lugar do Mapa Natal, o novo ciclo lunar indica que é hora de introduzir mudanças na casa do Mapa Natal que abriga Virgem a partir do 10º. 
Aproveite para fazer um planejamento que lhe permitirá introduzir mudanças nesta área de sua vida, tendo consciência de que é nela que você poderá exercitar as qualidades mais positivas deste signo visando atingir o autoaperfeiçoamento. 


Também preste atenção aos importantes trânsitos que estão ocorrendo em signos de água ativando nossos rios emocionais.






Antes de tudo vale esclarecer que Virgem é bastante mental, embora seja o signo mutável de terra. A ele estão associadas características como: bom senso, análise crítica, aptidão discriminativa, atenção aos detalhes, ordem, organização, trabalho cotidiano, prestação de serviços, cuidados com o corpo físico e com animais de pequeno porte. 

Último dos 6 signos pessoais, Virgem é também o signo de transição para os signos sociais, que começam em Libra e terminam em Peixes, o seu oposto polar.
A polaridade Virgem/Peixes vincula-se à introspecção e à revisão do passado, por isso está associada às crises (experiências críticas) individuais e coletivas que fazem parte do processo evolutivo da humanidade. Mas enquanto o signo de Peixes está associado à purificação das emoções e das imagens mentais que elas produzem, Virgem relaciona-se à purificação do ego e das motivações subjacentes às ações ligadas à vida cotidiana.
Isto, por sua vez, tem como pré-requisito básico o autoconhecimento, pois dele derivam a coragem para enfrentar as crises e a determinação para trilhar o caminho do autoaperfeiçoamento.
Num sentido mais evoluído, o signo de Virgem simboliza a porta para a percepção de que o ser humano é mais do que um corpo físico e de que as experiências de vida não se restringem apenas à área material. Mas, saber lidar com esta é fundamental, pois é na fisicalidade que cada um tem a oportunidade de aprender a se disciplinar e a assumir a responsabilidade por sua vida e pelo corpo físico, o veículo que permite ao espírito vivenciar as experiências terrenas e, através delas, evoluir.
Para uma melhor compreensão deste processo, passo a destacar as características positivas e negativas deste signo.
Traços Positivos de Virgem: Busca pela Excelência
Graças ao bom senso, suas avaliações e ações são criteriosas, ponderadas e lúcidas. Tem facilidade para coletar, classificar e organizar informações. E se interessa em saber como as coisas funcionam para compreender os mecanismos que lhe são subjacentes. 
Tem capacidade de cuidar da própria sobrevivência, bem como de lidar com crises e limitações físicas. Reconhece seus próprios limites e empenha-se em melhorar seu jeito de funcionar no mundo em que vive.  Preocupa-se em melhorar sua performance, buscando cursos de especialização, estudando e reciclando conhecimentos que possam enriquecer seu currículo e consequentemente abrir portas para novas e criativas experiências.
É humilde e simples. Evita gastos supérfluos e desperdícios, adotando uma abordagem de vida focada no autocontrole e na otimização de recursos.
Seu foco numa existência útil e produtiva, permite conduzir a vida cotidiana com ordem, praticidade, método e sistematização. Suas ações são planejadas de modo a mostrar-se eficaz e eficiente, mas sabe que distinguir a diferença entre ambos é fundamental para atingir o nível da excelência. Embora não lhe escape nenhum detalhe, distingue o essencial do supérfluo, pois sabe que é importante otimizar seus recursos em geral.
Preocupa-se em adotar métodos e técnicas que facilitem o acesso a um excelente padrão de qualidade de vida. São partes de sua rotina: o zelo pela nutrição e pelo bem estar, a atenção aos exames periódicos que visam á monitoração da saúde, a adoção de exercícios e de atividades de lazer como práticas diárias saudáveis, além do cuidado com hábitos de higiene pessoal e domiciliar.
Confiável, trata-se de alguém com quem os outros podem contar sempre que necessário. Sua prestatividade reconhecida e valorizada alia-se às manifestações de seu caráter honesto, leal, responsável, “ajuizado”, sério e aplicado. Perspicaz, consegue detectar as necessidades alheias, mesmo antes de serem verbalizadas.
Traços Negativos deste Signo: Foco Nos Defeitos
O grande problema deste signo é a tendência à criticidade negativa, ou seja, a enfatizar erros, fragilidades e defeitos em vez de valorizar acertos, pontos fortes e qualidades positivas.
O medo do caos e do imponderável leva a querer controlar a vida com mão de ferro, por isso tende a supervalorizar a disciplina e a ordem.
Tende à intolerância em relação às fraquezas e falhas alheias e até mesmo ao perfil fofoqueiro, maldoso e destrutivo. Isto se dá, contudo como mecanismo de defesa contra o medo de tornar-se alvo da criticidade alheia e reflete intolerância para com os próprios erros e fraquezas.
Tem dificuldade para adaptar-se ao meio em que vive em decorrência de baixa auto-estima e sentimento de “minus valia”. Tende a ocultar o medo da imperfeição buscando obsessivamente a eficiência técnica e a expertise nas áreas em que atua, sem jamais dar-se por satisfeito (a).
A busca pelo autoaperfeiçoamento transforma-se em perfeccionismo irracional e compromete a eficácia. A atenção aos detalhes e o zelo com pormenores tornam-se exagerados levando á ineficiência e à improdutividade.
Tendência ao perfil workaholic: Mesmo com a agenda repleta de compromissos pode assumir mais encargos do que deveria, acarretando estresse, mau humor e somatizações.
O desejo de ter suas prestatividade, habilidades e produtividade admiradas pode levar a estimular a dependências alheia, como forma de controlar as pessoas e de “garantir” a lealdade delas.
Tendência a mostrar-se ambivalente, oscilando entre as manifestações positivas e negativas do signo.
O zelo com a saúde torna-se tendência ao perfil healthaholic, o que acaba gerando estresse.
Oportunidades deste Signo: Autoaperfeiçoamento
O mestre Dane Rudhyar, em seu livro, “Tríptico Astrológico”, afirma que aprender a ser tolerante é o grande desafio de Virgem. Mas, lembra também que esta é uma das três virtudes associadas a este signo, sendo as outras duas: a compaixão e a caridade.
A lição a ser aprendida por Virgem reside no desenvolvimento da autocrítica para que você possa buscar o autoaperfiçoamento. Isto deverá, contudo, estar associado à tolerância para com os próprios erros e falhas, aprendendo a ver em cada um deles um sinal para a sua evolução.
Durante este Ciclo será fundamental, portanto, que você exercite o humilde reconhecimento de suas limitações, a verdadeira aceitação de suas fraquezas e deficiências e, sobretudo, que aprenda a munir-se de tolerância para lidar com a própria sombra, sem que isto implique em acomodação passiva. Ao fazê-lo, você aprenderá a ser mais tolerante e compassiva com as fraquezas alheias, de modo a aceitar as pessoas como são e até mesmo amá-las, apesar de seus erros e fragilidades.
Tudo o que não for construtivo, produtivo e essencial a este processo deverá ser detectado e eliminado de sua vida.
Ater-se a sentimentos negativos, emoções destrutivas e até mesmo a padrões mentais e acionais improdutivos acarretará sofrimento e dor desnecessários, além de impedir a sua evolução. 
Este Ciclo de Lunação em Seu Mapa Natal.
Onde quer que Virgem se encontre em seu Mapa Natal é aí que você tem a oportunidade de aprender a lidar corretamente com a experiência terrena, sabendo discriminar claramente o que é melhor para o seu processo evolutivo, de modo a resgatar a integridade de seu ser multidimensional.
Isto significa que as experiências ligadas a esta área da vida precisam passar por significativas transformações, pois há aí uma profunda necessidade de purificar as energias de sua natureza essencial, de modo a torná-la construtiva.
Se você se empenhar em sintonizar-se com as expressões mais elevadas deste signo nesta área de sua vida, poderá efetivamente ajudar a humanidade a evoluir através de suas contribuições, sejam trabalhos, sejam ideias práticas, sejam exemplos construtivos.


A seguir abordo as possíveis manifestações deste novo Ciclo nas 12 casas do Mapa.
Na Casa 1: A lunação nesta casa põe em evidência as características, positivas ou negativas de Virgem Ascendente, de modo que você tende a manifestá-las com mais clareza. Este é um tempo propício para introduzir inovações em seu visual, bem como mudanças em seu modo de abordar o meio em que vive, inclusive em suas relações sócio-profissionais.
Na casa 2: Você poderá detectar novas oportunidades de trabalho e de negócios e/ou desenvolver novas habilidades que lhe permitirão aumentar seus rendimentos. Também poderá desenvolver novos hábitos alimentares e padrões comportamentais visando garantir a saúde e o bem estar, através do bom funcionamento de seu corpo físico.
Na casa 3: Você poderá estar mais atenta e cautelosa ao administrar questões relativas ao seu cotidiano, sobretudo, as relações com irmãos, parentes, vizinhos, colegas e pessoas de seu convívio diário. Também poderá iniciar um curso ou enveredar por uma área que lhe permita desenvolver novas habilidades ou aprofundar as já existentes, visando melhorar o seu curriculum vitae.
Na casa 4: Você tem a oportunidade de buscar o autoconhecimento e empenhar-se para aprimorar o seu ser de modo a estabelecer novas bases para a sua atuação neste mundo. Poderá desejar introduzir mudanças no seu lar, inclusive investindo em reformas e melhorias do espaço físico, pois sentirá maior necessidade de tornar sua casa mais saudável, mais agradável, onde tudo funciona perfeitamente para que ela cumpra a função de lhe servir de “porto seguro” nesta sua jornada evolutiva.
Na casa 5: Você poderá interessar-se em dar saídas produtivas às suas ideias criativas, aos seus insights e projetos. Poderá interessar-se em desenvolver habilidades manuais, bem como atividades ligadas à cura, à nutrição e ao treinamento. Se estiver namorando poderá querer firmar compromisso ou fazer algo para dinamizar a relação. Se tiver filhos desejará melhorar a qualidade de sua relação com eles, praticando algum tipo de atividade física ou recreativa com eles. Se estiver atuando na área do ensino sentirá necessidade de aprimorar seus conhecimentos e/ou a sua didática.
Na casa 6: Esta é a casa original de Virgem e neste ciclo de lunação você poderá rever objetivamente o modo como tem administrado o seu cotidiano. Será útil fazer-se as perguntas certas, tais como: “Estou atuando naquilo que eu gosto e que sei fazer melhor ? “Estou sabendo definir e respeitar prioridades, de modo a otimizar meus recursos, inclusive o tempo”? “Será que eu não estou resistindo a mudanças, apegando-me às rotinas sem indagar o sentido e o significado delas e sem ao menos tentar experimentar coisas novas ?”
Além disso, Virgem e esta casa são diretamente ligados à saúde e a doença é uma desculpa para merecer a atenção e os cuidados alheios, por isso é preciso prestar atenção para evitar a tendência à hipocondria. Dentre as somatizações típicas de Virgem destacam-se: fragilidade do sistema nervoso, problemas no aparelho digestivo e nos intestinos, sobretudo prisão de ventre que deriva da tendência a querer controlar tudo e todos (Lua em Escorpião confirma isto), bem como a doenças que afetam duodeno, baço, cólon e vesícula.
Você poderá aproveitar este novo Ciclo para iniciar programas de: reeducação alimentar, remodelagem corporal, relaxamento, etc. E as terapias recomendadas são: Aromaterapia, Cromoterapia, Fitoterapia, Homeopatia, Naturopatia, Nutrição, mas também alopatia.
Na casa 7: Com a Lunação nesta casa, você poderá fazer uma avaliação objetiva sobre o modo como tende a agir em suas relações, sobretudo nas parcerias afetivas e/ou profissionais, bem como o tipo de pessoas e situações que você tem atraído para sua vida. E se houver insatisfações nesta área é hora de você rever seus conceitos sobre o dar e o receber nas relações em geral e mudar os que não lhe trazem nenhum benefício concreto.
Na casa 8: Na casa das transformações profundas, este novo Ciclo de Lunação lhe permite avaliar o modo como você tem administrado as crises que precisa enfrentar. Estas tendem a relacionar-se com os valores alheios, o compartilhamento de recursos, questões ligadas à sexualidade, ao controle, a medos de perdas em geral, bem como temas ligados à ecologia, à espiritualidade, à morte e ao renascimento.
Você poderá aproveitar este novo Ciclo para avaliar se há equilíbrio entre o dar e o receber nas trocas emocionais, físicas e financeiras que você estabelece. Se você tem sido muito dependente dos outros em algum nível ou se tem estimulado a dependência alheia para manter-se no controle da relação, você terá oportunidade de mudar o seu modo de agir e de relacionar-se, desapegando-se de padrões emocionais e comportamentais negativos, que geram insatisfações em todos os envolvidos.
Se você tem dívidas com instituições financeiras ou taxas públicas pendentes, bem como questões envolvendo o dinheiro compartilhado e/ou alheio, é hora de planejar o melhor modo de quitar débitos e honrar compromisso.
Atenção! Não assine novos contratos ou acordos antes de 13/09, pois Mercúrio, que está retrógrado, ficará direto neste dia. Se não der para postergar a assinatura, leia com extrema atenção todas as cláusulas contratuais e certifique-se de que você as está entendendo perfeitamente.
A boa notícia é a seguinte: se você tiver contratos pendentes ou dinheiro a receber poderá ver esses assuntos resolvidos satisfatoriamente  
Será fundamental, sobretudo, libertar-se de ressentimentos e mágoas antigas, que poderão emergir com muita força neste período, aguçando a ácida criticidade virginiana, como forma de desestabilizar o outro numa discussão ou briga. Em vez de culpar a si ou ao outro por suas insatisfações e “infelicidade”, experimente desenvolver a honestidade emocional e assuma a responsabilidade por seus sentimentos e emoções e pela qualidade das relações que você mantém, seja numa parceria afetiva ou de negócios, seja em qualquer outro tipo de relação interpessoal.
Lunação na casa 9: Você poderá adquirir novos conhecimentos, métodos e técnicas que lhe permitirão instrumentalizar-se para evoluir profissionalmente.
Você poderá fazer viagens literais ou simbólicas e ter acesso a novas visões de mundo que lhe permitirão rever a sua filosofia de vida, as suas crenças religiosas, despertar a preocupação com a ecologia, expandir a consciência e crescer como ser humano. Mas deverá evitar posturas muito críticas, rígidas ou céticas. É hora de abrir-se à aprendizagem e de substituir totalmente velhos conceitos e abordagens limitantes por outros mais abrangentes.
Lunação na casa 10: Oportunidade de você reavaliar sua carreira e a sua imagem pública para detectar padrões mentais e acionais que precisam ser mudados. Convém fazer uma retrospectiva de suas aspirações sócio-profissionais para verificar até que ponto elas teem sido satisfeitas, mas também de dar um passo além para evitar cair na zona de conforto e no automatismo.
Lembre-se: É hora de formular planos e desafiadores, porém factíveis, ou seja, de definir objetivos viáveis, estabelecendo metas prioritárias e prazos realistas.
Lunação na casa 11: Esta casa lida com planos de médio e longo prazo vinculados à expansão da consciência para além dos estreitos limites do ego. Neste novo Ciclo, você poderá estabelecer parcerias com amigos e/ou envolvê-los em seus projetos, mas também questionar-se sobre o seu propósito existencial e sobre a contribuição efetiva que poderia dar á humanidade.
Poderá integrar grupos de estudos ou de trabalhos voltados para os interesses de uma coletividade e/ou de uma categoria profissional, bem como participar de movimentos ecológicos, políticos ou de cidadania, promovidos por organizações da sociedade civil.
Lunação na casa 12: Na casa do inconsciente pessoal e coletivo, este novo Ciclo lhe dá a oportunidade de adquirir e aprofundar o autoconhecimento, visando a separar o joio do trigo. Ou seja, você poderá desenvolver a sensibilidade para detectar imperfeições em si, identificando padrões mentais, emocionais e acionais negativos e deletá-los, ao mesmo tempo em que reforça e expande o que tem se mostrado útil, saudável e produtivo.
Você poderá exercitar a tolerância, a compaixão e a caridade engajando-se em instituições e órgãos públicos que visem á inclusão social, bem como desenvolvendo atividades assistenciais, curativas e espirituais, de modo a contribuir efetivamente para melhorar a qualidade de vida alheia e do planeta.
Atenção para o Desenrolar deste Novo Ciclo:
Fase Crescente: Ocorrerá no dia 15 ás 02h51min a 22º 18’ de Sagitário. Será oportuno fazer os ajustes necessários às atividades iniciadas no novo Ciclo para garantir a sua viabilidade e a, sobretudo, a sua excelência.
Fase Cheia:Terá início na madrugada do dia 23, nos últimos graus de Peixes e atingirá o ápice ás 06h18min, já a 00º 15’ de Áries. Você terá clareza sobre os acertos e os erros de suas iniciativas, bem como saberá com quem pode contar e a quem terá que enfrentar para levar seus projetos até o fim. Mas lembre-se: nada de arvorar-se em “dono (a) da verdade”, pois tolerância, cautela e bom senso serão mais do que nunca imprescindíveis.
Fase Minguante: Terá início na noite do dia 30, no final de Gêmeos, mas ficará exata às 00h53min do dia 1º de Outubro, a 07º 52’ de Câncer. Hora de libertar-se de tudo o que já não lhe serve e/ou mostrou-se improdutivo para limpar a área, abrindo espaços para lançar as novas sementes quando mais um novo Ciclo de Lunação tiver início.  
Encerro este tópico com o seguintes links: 
Os dois primeiros remetem  a duas versões da música Cotidiano: na 1ª , Chico Buarque canta com Daniella Mercury: http://www.youtube.com/watch?v=x2pVh4jsKss.  Na 2ª, ele canta com Caetano Veloso, fazendo um mix com outra musica sua: “Você não entende nada”:  http://www.youtube.com/watch?v=Wzxj36-dD3A
Incluo ainda mais dois links para vídeos, que nos remetem á polaridade Virgem/ Peixes. 
O primeiro  é para a música “Uma coisa de cada vez” dos Titãs, http://www.youtube.com/watch?v=mZVLmrJsqJg
O último é  para a música  "Sympatique" com Pink Martini que retrata essa polaridade com muito bom humor. 
Mercúrio Retrógrado em Virgem 
Atenção! Mercúrio, regente de Virgem, está retrógrado neste signo desde 21/08 e ficará direto dia 13, por isso independentemente da casa a ser ativada pelo novo Ciclo, convém não assinar contratos, nem fechar negócios importantes até lá. Se tiver que fazê-lo, leia atentamente todas as cláusulas, preste atenção às letras minúsculas e certifique-se de que está compreendendo exatamente o documento que estiver assinando. 
Este trânsito favorece rever ações e decisões precipitadas do passado e resolver pendências. Releia análise anterior sobre Mercúrio Retrógrado na coluna de Astrologia.






Atenção Planetas em Signos de Água! 
No dia 09/09 Vênus entrou em Escorpião e no dia 15/09, Marte ingressará também neste signo indicando maior tendência a excessos emocionais e até mesmo á irracionalidade. 
Por sua vez, no dia 10/09, Júpiter estará retornando para Peixes, onde já se encontra Urano retrógrado 15/08. 
Vale lembrar que esses três últimos planetas simbolizam energias dinâmicas que em signos de água ativam as emoções e as relações em geral. 


Vênus em Escorpião
Na madrugada de hoje, 09/09/2010, Vênus entrou em Escorpião, signo regido por Plutão, o planeta das transformações profundas, da morte e do renascimento. Enquanto isso, a Lua Nova, já em Libra, se atrita com este planeta, alertando que é hora de rever seus critérios de avaliação, seja de pessoas ou de situações, bem como os sistemas de valores e de crenças pelos quais você tem pautado suas ações neste mundo.
  Em Escorpião, Vênus indica que é hora de privilegiar a cooperação, a sensibilidade, a harmonia e o equilíbrio nas trocas afetivas e/ou comerciais. Este é, portanto, um período que requer profundidade, transparência, comprometimento e honestidade em todas as suas ações e relações. Nada de recorrer a jogos de controle e de manipulação para impor a sua vontade visando atender apenas aos seus interesses, seja nas interações pessoais ou nas sócio-profissonais. E também nada de ressentimentos, traições, vinganças, possessividade e/ou cenas de ciúmes que tumultuam suas relações e provocam toxicidade emocional.  
Por outro lado, este trânsito favorece o envolvimento com atividades ligadas ao autoconhecimento, à cura, á ecologia, à pesquisa e á espiritualidade. Também está associado a uma maior predisposição para enfrentar e superar crises, bem como para administrar problemas emocionais complexos e questões que envolvam os recursos alheios e/ou compartilhados. 
Como Vênus é o planeta da beleza, você poderá aproveitar este trânsito para transformar sua aparência visando a torná-la mais bonita, sensual e atraente. Ele sairá definitivamente deste signo em 08/01/2011.
Amanhã, 10/09, Júpiter retornará ao signo de Peixes, unindo-se a Urano que já retornou a ele em 15/08. Como ambos estão retrógrados, ativarão conteúdos do inconsciente pessoal e coletivo, deixando as emoções à flor da pele.  

Com tantos signos de água em ativação, será fundamental desenvolver o autocontrole para evitar a subjetividade excessiva e a tendência a agir compulsivamente.
Vale reler o artigo Saturno em Libra, na Coluna de Astrologia (20/07), para sintonizar-se com as suas expressões mais construtivas empenhando-se para agir com equilíbrio e criar harmonia em sua vida.  E também Plutão Retrógrado  em Capricórnio (07/04), signo regido por Saturno, já que este retomará o movimento direto no dia 15/09, trazendo à tona o que permanecia oculto ou relegado ao inconsciente, contribuindo, assim, para o processo de auto-purificação em curso. 


Encerro com links para alguns vídeos que se aplicam a estes trânsitos:
O 1º deles é uma emocionante homenagem póstuma a Gonzaguinha feita por seu filho, Daniel Gonzaga, cantando com seu pai (via telão) a música "Sangrando". 
http://www.youtube.com/watch?v=4MY1T9ajleA
O 2º é com a música "Olhos nos Olhos" na voz de Maria Bethania
http://www.youtube.com/watch?v=kCR3tlaE0Bg
O 3º é com Elis Regina cantando a música "Atrás da Porta", que evidencia uma manifestação típica de Escorpião.
http://www.youtube.com/watch?v=fj1yQOj2OPw
O 4º remete á antológica cena do filme "Perfume de Mulher" com Al Pacino dançando tango, um ritmo que tem tudo a ver com Escorpião.
http://www.youtube.com/watch?v=dBHhSVJ_S6A
O 5º traz a leveza da música de Chico Buarque "Esta moça está diferente", em homenagem à beleza e à sensualidade simbolizadas por Vênus em Escorpião. 
http://www.youtube.com/watch?v=mLk4EH9FWwI
E o último traz a música "O que Será (Á flor da pele)" nas vozes de Chico Buarque e Milton Nascimento em homenagem aos signos de de água em ativação.
http://www.youtube.com/watch?v=Fy8LsPj0Nw8

Nenhum comentário:

Postar um comentário