domingo, 5 de dezembro de 2010

Lunação em Sagitário: Tempo de Otimismo e de Expansão.


Neste domingo, dia 5/12, às 15h37 (horário de Brasília, BR.), ocorre  o último Ciclo de Lunação de 2010, a 13º 29’ de Sagitário. Ele fará a ponte de transição para 2011, pois se estenderá até o amanhecer do dia 04/01.     
Trata-se de um período que estimula o otimismo e a expansão, pois Sagitário simboliza a fé na providência divina, a esperança de um futuro luminoso e, sobretudo, a convicção de que é preciso crer para ver. 



Sagitário  é o signo do buscador e está associado ao interesse por novas ideologias, por culturas e países diferentes, bem como à necessidade de encontrar respostas para as grandes questões humanas que nos ajudem a compreender o sentido da vida.


Sagitário vincula-se à atividade mental capaz de decodificar signos e símbolos. E rege as seguintes áreas: judiciário, ética, filosofia, metafísica e religião, psicologia, ensino superior, conhecimento especializado,  comunicação de massa,  publicação de livros, entretenimento, publicidade, promoção de eventos, grandes corporações, comércio exterior, turismo internacional, globalização e redes interativas virtuais
Ele também é associado ao companheirismo, ao bom humor e à: transparência, lealdade, generosidade, esperança, busca de prazer e, sobretudo, à alegria de viver a vida como uma grande aventura.
Natureza Animal e Espiritualidade
Regido por Júpiter, o maior planeta do sistema solar, esta lunação em Sagitário nos estimula a nos tornarmos maiores do que temos sido até então, pois é assim que cada um de nós terá uma vida significativa, capaz de fazer a diferença para melhor no mundo em que vive. Afinal, este signo, que também é simbolizado pela figura do Centauro, vem nos lembrar que apesar de vivermos aqui na Terra, dotados de uma natureza animal, somos seres espirituais e como tais, capazes de manifestar nossa própria divindade, através de nossas criações. 
Compreendendo Sagitário através de Júpiter na Mitologia
Na mitologia grega, Júpiter recebe o nome de Zeus, o rei do céu, cujo âmbito de atuação não tinha espaços delimitados. Ele era tido como um deus que via e conhecia tudo o que ocorria na Terra, pois tinha a perspectiva de quem se posicionava no pico dos montes mais elevados.
Fazia sua ronda diária na Terra, seja para distribuir o bem ou o mal, de acordo com o merecimento de cada um. 
Ele jogava seus raios protetores sobre os desvalidos e os ingênuos, para impedi-los de serem atingidos pelos males oriundos dos céus ou da Terra. Mas também jogava seus raios aniquiladores para punir malfeitores e combater tanto os seus inimigos pessoais quanto os de seus protegidos.
Sendo visto como um deus benevolente, era considerado, ainda, um protetor dos lares e da família e o grande preservador da vida. As pessoas oravam para pedir-lhe ajuda e orientação; ao fazê-lo sentiam-se com as esperanças renovadas.  
Por outro lado, era tido como um deus conquistador, pois a despeito do ciúme doentio de sua mulher, Hera, sempre dava suas “escapadelas” para perseguir novas deusas, belas mortais – às vezes ia atrás de rapazinhos de aparência delicada -, com quem tinha relações extraconjugais e até mesmo filhos, já que a sua prole era muito numerosa. Na verdade, ele se sentia tolhido por Hera, pois esta não entendia muito bem seu ardor descomunal e sua inquietante necessidade de espaço e novas aventuras.
Júpiter e Sagitário na Astrologia
Na Astrologia, Júpiter e Sagitário ligam-se ao hemisfério cerebral direito, responsável pelos processos mentais intuitivos, pela a linguagem metafórica e por todas as formas de inteligência não racionais. 
A eles estão associados o desenvolvimento das inteligências criativa e espiritual, bem como os insights que nos ajudam a captar o futuro, vislumbrando as novas tendências sociais e os novos paradigmas. 
Sua expressão mais evoluída é a da pessoa sábia que, após assimilar muitos conhecimentos teóricos e experiências efetivas, predispõe-se a compartilhá-los com outras pessoas. Guiada por sua intuição, é mestre e aprendiz a um só tempo, tendo coragem para viver o processo dinâmico de ensino-aprendizagem, inerente à vida, dispondo-se a reciclar sua visão de mundo e a explorar novas possibilidades, sem preconceitos e sem medo de ser feliz.
Já sua expressão desfavorável é a da pessoa que se crê a “dona da verdade”. Pautando-se pela intolerância e pelo dogmatismo, pode, inclusive, guiar-se por dois pesos, duas medidas: por um lado, é autocondescendente com suas extravagâncias, pois tem dificuldade em respeitar limites assumir responsabilidades e cumprir com as promessas feitas; por outro, mostra-se extremamente crítica em relação às imperfeições alheias. Neste sentido é capaz de ser rude e grosseira, ferindo suscetibilidades em nome da franqueza ou através de explosões de mau humor.
Mas, também, poderá mostrar-se como uma pessoa extremamente ambiciosa, arrogante,  com mania de grandeza, bem como com instabilidade de humor, pois pode ora mostrar-se magnânima, audaciosa, ousada e até mesmo perdulária, ora revelar-se mesquinha, superficial e interesseira, portanto alguém pouco confiável.
O Poder de Criar a Realidade
Nesta última Lunação de 2010 cada um de nós poderá escolher os rumos que quer dar à sua vida, definindo através de sua mente criativa em que tipo de mundo quer viver.
Poderá optar por viver de acordo com a representação que a grande maioria ainda tem deste mundo, focando as suas turbulências, suas injustiças e contradições, deixando-se levar por preconceitos e intolerâncias, bem como por sonhos de grandeza, ligados à ostentação, que incluem o acúmulo exagerado de bens de consumo em geral. 
Ou poderá optar por conectar-se com a sua própria essência, ouvindo a voz que vem de seu coração e agindo de acordo com o que esta lhe indica, pois ao fazê-lo começará a trilhar o caminho da luz. 
Este é o verdadeiro caminho para a sua realização pessoal, portanto para a sua felicidade.
Sagitário e Júpiter em seu Mapa Natal
As casas que Sagitário e Júpiter ocupam no seu Mapa Natal simbolizam as áreas em que o seu espírito expansivo e intuitivo desejará libertar-se das amarras e limites impostos pelo meio em que você nasceu e vive nesta existência.
É aí que você poderá se tornar maior do que tem sido até agora, fazendo a diferença para melhor em seu âmbito de atuação e tornando-se, assim, a pessoa que você nasceu para ser: a co-criadora consciente de um mundo mais justo, livre, feliz e iluminado.  
Fases deste Ciclo de Lunação
Durante este Ciclo de Lunação a casa que abriga Sagitário será ativada para que você possa expandir a sua consciência para além do que já é conhecido e está assimilado, pois é hora de abrir-se a novos conhecimentos e experiências.  
Lua Nova: Tempo de Inovar
De hoje até a o período matutino do dia 13, você poderá introduzir mudanças significativas na área da vida simbolizada pela casa que Sagitário ocupa em seu Mapa Natal. Você poderá aproveitar os próximos 3 dias, sobretudo, para mentalizar novas metas a serem atingidas visando à sua evolução pessoal, bem como a do meio em que você vive.

Lembre-se é preciso ter foco, senso de oportunidade e energia para agir com rapidez e presteza a fim de transformar seus sonhos em realidade.
Você, inclusive, contará com ajudas extras, sobretudo até o dia 10. Por um lado, há a união de Mercúrio, o planeta mental, com Plutão, o planeta da percepção extra-sensorial e do renascimento, pois isto facilita a confiança na intuição e a manifestação da inteligência espiritual; por outro, há a passagem de Saturno, o planeta da estruturação, pelo signo de Libra, cujo significado já foi analisado anteriormente (páginas de Astrologia no blog).  
Lua Crescente: Tempo de Fazer Ajustes
Do dia 13, as 12hs00 ao alvorecer do dia 2, ocorrerá a fase crescente deste Ciclo, indicando a necessidade de fazer ajustes em seus planos para facilitar a obtenção dos resultados esperados.
Nada de inibição ou desânimo, mas também nada de "viajar na maionese", pois nenhuma das duas posturas acarreta resultados concretos. Evite mostrar-se impaciente. Ter jogo de cintura será fundamental neste período.
Lua Cheia: Clareza da Situação. Colheita do Plantio
Do dia 21, as 6hs15, até o início do dia 28, ocorrerá a fase cheia do Ciclo, indicando que você poderá ter mais clareza quanto aos resultados das iniciativas tomadas no início desta Lunação.
Você saberá se elas foram adequadas, pois estará colhendo os frutos positivos das mesmas; caso contrário, enfrentará bloqueios e oposições devido a falhas de percepção inicial e/ou a erros de procedimento para a execução de suas ideias e iniciativas.
Se você for inteligente, e eu sei que é, você saberá avaliar objetivamente a situação e em vez de esmorecer tratará de melhorar sua performance para novas investidas no futuro. Procurará detectar onde foi que você errou e treinara para ter um foco mais preciso, bem como sabedoria para esperar a hora certa de aventurar-se a novos empreendimentos.
Lua minguante: Libertando-se do Passado
Do dia 28, ás 02hs20, até a manhã do dia 04/01/2011, este Ciclo de Lunação estará em sua fase minguante, indicando que é hora de você se libertar do passado e limpar o terreno para as novas semeaduras que ocorrerão no início de 2011.
Nada de “chorar o leite derramado”, muito menos de desperdiçar energia criticando o mundo ou recriminando-se por decisões e ações do passado. Lembre-se de que não há erros quando estes trazem novas aprendizagens. Pense positivo. Tenha criatividade para inovar, senso de oportunidade para agir na hora certa e, sobretudo, lembre-se de que ter “jogo de cintura” será fundamental para você adaptar-se às diferentes condições e circunstâncias destes tempos. 

Encerro com links para algumas músicas que expressam o significado de Sagitário e são adequadas às diferentes fases deste Ciclo.
O primeiro é para a música Argonautas, um poema de Fernando Pessoa, musicado por    Caetano Veloso que nos lembra que viver é correr riscos e aventurar-se. 

O segundo é para a música "Sonho Impossível", da obra "O Homem de la Mancha", na voz de Maria Bethânia. 
http://www.youtube.com/watch?v=JdcCfoIQgME


O terceiro é para a música "Desesperar Jamais", de Ivan Lins e Victor Martins, nas interpretações dele e da Simone. 
http://www.youtube.com/watch?v=HEto-KLrNpg

O quarto é para a belíssima música-tema do filme "Limelight", de Chaplin, com a orquestra de Mantovani.


Acrescento ainda outros dois links para estimular o foco positivo na transição de 2010 para 2011.
Um é para a música "I Belive I can Fly" de e com Robert Kelly. 
http://www.youtube.com/watch?v=16FdJrrAWSo

O outro faz parte do  movimento "Playing for Change - Paz no Mundo" e escolhi a música "Stand By Me"
http://www.youtube.com/watch?v=Us-TVg40ExM




Nenhum comentário:

Postar um comentário