quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Hidrelétrica de Belo Monte, o PAC e a falácia da democracia brasileira evidenciada na questão ambiental

Coloco aqui dois vídeos sobre a  hidrelétrica de Belo Monte que merecem credibilidade, pois são muito sérios e bem fundamentados. 


1º vídeo, que você vê abaixo, é da exposição da brilhante antropóloga,  Andréa Zhouri, sobre a real situação da construção dessa usina, que esconde sob a aparência enganosa de um projeto "embasado em estudos técnicos", a voluntariedade do governo e das empresas a ele ligadas. 
E peço que você preste atenção à  emoção desta antropóloga ao encerrar sua apresentação citando o grande Darci Ribeiro, também um mestre antropólogo, com a seguinte frase:

‎"Todos nós brasileiros somos carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos por igual a mão possessa que os supliciou. 
A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugam para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos, e a gente insensível e brutal que também somos". (Darci Ribeiro)

Cacique Raoni chora ao saber que as obras de Belo Monte foram liberadas pela presidente.  







2º vídeo, cujo link segue abaixo, é parte do documentário "Belo Monte, Anúncio de uma Guerra", feito pela Catarse, mas que ainda não foi finalizado por falta de recursos. Não obstante, o material que já está disponível permite ter uma clara noção dos custos sociais de um projeto como a construção da hidrelétrica de Belo Monte, que simplesmente ignora não só os efeitos ambientais de uma obra deste porte, mas, sobretudo, os impactos nefastos sobre a população local. 

http://vimeo.com/32733074


Aproveito para recomendar também a postagem e os vídeos do link abaixo 

http://empowerment21.blogspot.com/2011/01/em-defesa-da-amazonia.html

Encerro com o seguinte alerta: tenha em mente que o desrespeito às populações ribeirnhas, aos indígenas, etc. também significa desrespeito a cada um de nós, cidadãos e cidadãs conscientes e responsáveis. 

3 comentários:

  1. Adorei conhecer teu blog...com certeza virei mais vezes por aqui bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Claúdia, muito obrigada por sua visita e pelo feedback positivo. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oh God, que tristeza profunda, ver esse cacique derrotado e desolado... A indecência dos dirigentes supera-se dia a dia... Coisas assim me fazem desejar o fim do mundo, total, completo e irrevogável.

    ResponderExcluir