segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Tempo de Planejamento e Reestruturação: Lunação em Capricórnio e Outros Trânsitos Astrológicos

Desde o dia 24/12, às16h06min (horário oficial de Brasília- BR), está em vigor o Novo Ciclo de Lunação Capricorniana que se estenderá até o dia 23/01/2012.

Trata-se de um período extremamente favorável à elaboração de planejamentos que visem à reestruturação de determinadas áreas da vida, pois este signo não brinca em serviço. Ele pede determinação, foco, consistência comprometimento e ação efetiva voltada para a otimização de resultados.
Regido por Saturno, o senhor do tempo, Capricórnio simboliza colheita daquilo que você tem semeado. 
Isto significa que este é também um período de testes para suas estruturas de vida, tanto internas quanto externas, pois ser-lhe-ão cobradas manifestações de características como autoconfiança, senso de responsabilidade,  competência e maturidade.

Oportunidade de Crescimento: Autoconsciência e Auto-superação
É muito importante que durante este Ciclo de Lunação você faça uma avaliação objetiva de suas reais capacidades e limitações, visando a transformar em competências e habilidades essenciais suas potencialidades, bem como a corrigir possíveis defeitos e fraquezas, de modo a instrumentalizar-se para atingir seus objetivos e metas mais ambiciosos.
Aproveite as energias deste Novo Ciclo para desenvolver conscientemente qualidades positivas de Capricórnio, tais como: firmeza de caráter, maturidade para distinguir o essencial do supérfluo, engajamento efetivo com objetivos e metas de qualidade, clareza na definição de passos e processos a seguir, autodisciplina, persistência, paciência, exata noção de timing e capacidade de otimizar recursos, materiais e imateriais, disponíveis - todos eles ingredientes fundamentais à formatação de planos criativos voltados para a obtenção de resultados excelentes. 
Sem esses recursos, os mais nobres ideais não passariam de meras fantasias ou esperanças despropositadas.
Nunca é demais enfatizar que você, assim como cada um de nós, tem Capricórnio e Saturno em algum lugar do Mapa Natal. 


É aí que reside a tendência a se defender do mundo exterior, por insegurança e por medo da desaprovação alheia, através de mecanismos que visam mascarar suas fragilidades. E você pode fazê-lo tanto através de comportamentos que reflitam sentimentos de baixa auto-estima e de "minus valia", quanto através de posturas rígidas, críticas, preconceituosas e extremamente conservadoras.  
Independentemente do modo como se manifestam, tais mecanismos defensivos inibem a criatividade, castram a ousadia e abortam a capacidade de o ser humano fazer efetivamente a diferença para melhor no mundo em que vive.
Por outro lado, é aí também que se encontra o desafio à auto-superação, portanto a oportunidade de você aprender a encarar obstáculos, dificuldades e até mesmo frustrações como estímulos ao desenvolvimento da autoconsciência e da autoconfiança.
Trata-se de fazer emergir, nestas áreas da vida:
sua força interior,  para guiar-se pela voz do coração, sem abandonar a razão; 
sua autoconfiança, de modo a manifestar coragem para inovar sempre que isto se fizer necessário; 
sua autodeterminação para colocar em prática suas ideias e iniciativas, sem temer a criticidade e a desaprovação alheias. 
Só assim você exercerá efetivamente o seu livre arbítrio. E ao fazê-lo, você poderá atuar como real alquimista transformando suas fragilidades em seus pontos mais fortes, usando os obstáculos como oportunidades de crescimento e os bloqueios como estímulos efetivos à sua integridade, tornando- se um exemplo vivo de o poder da “fé que remove montanhas”. 
Acompanhe o Desenrolar deste Ciclo de Lunação Capricorniano

Fase Nova - de 24/12/2011 até 01/01/2012: Tempo de Planejar e Desencadear Mudanças Focando Seus Objetivos e Metas Mais Importantes. 

 Fase Crescente - de 01/01, ás 04h14min, até 09/01/2012- Sol em Capricórnio e Lua em Áries: Tempo de Fazer Ajustes em Seus Planos, tendo coragem de ousar, senso de oportunidade, noção de timing e rapidez acional. 
Nesta fase você poderá sentir maior inquietação e necessidade de agir. Será importante tomar iniciativas que viabilizem a consecução de seus projetos, desde que você os tenha planejado adequadamente e levado em consideração as necessidades e os benefícios de todos os envolvidos. Mas, atenção! É preciso saber distinguir o essencial do supérfluo e, sobretudo, ter maturidade para não confundir determinação com voluntariedade, nem firmeza com rigidez de postura.
Para aproveitar melhor esta fase sugiro que você leia as postagens sobre Áries neste blog, sobretudo a do link abaixo:
Fase Cheia - de 09/01, às 05h30min até 16/01/2012- Sol em Capricórnio e Lua em Câncer: Colheita Efetiva do Que Você Plantou. Você poderá ter suas decisões e iniciativas questionadas por outras pessoas, sobretudo figuras que exerçam funções de autoridade. Também poderá sentir-se dividido (a) entre o desejo de conquistar importantes espaços junto ao mundo exterior e a necessidade de cultivar sua vida familiar e curtir o aconchego de seu lar. 
Tenha em mente que se sua vida pessoal-familiar estiver bem estruturada ela lhe servirá de estímulo e suporte para alçar vôos mais altos, do mesmo modo que se você estiver seguro (a) profissional e socialmente poderá tornar mais confortável sua vida pessoal-familiar.
Seja como for, durante esta fase você terá não só maior clareza sobre a solidez e viabilidade de seus planos, mas também perceberá que a sua autoconfiança estará sendo testada. E o modo como você administrará tais situações dará a exata medida de sua maturidade, portanto de sua estrutura interior.  
Será interessante ler a postagem sobre Câncer cujo link segue abaixo
Fase Minguante - de 16/01, às 07h07min até o dia 23/01/2012 – Sol em Capricórnio e Lua em Libra: Desapego do Passado. 
Hora de libertar-se do que se mostrou improdutivo, abrindo a consciência para novas ideias e iniciativas, visando imprimir mais equilíbrio e harmonia tanto internamente quanto em suas relações com o mundo exterior.
Lembre-se que Saturno está transitando por este signo, dando-lhe a oportunidade de aprender a relacionar-se com empatia, respeito mútuo, companheirismo e harmonia, conforme analisei na postagem cujo link segue abaixo, além de outras referências feitas a este trânsito neste blog.


Ciclo de Lunação ativando Plutão em Capricórnio e Urano em Áries
Cabe lembrar que Plutão, o planeta das transformações profundas e do renascimento, está transitando pelo signo de Capricórnio desde 2008 e aí ficará até 2023/2024, de modo que este novo Ciclo de Lunação estará se unindo à ação regeneradora de Plutão, dinamizando ainda mais as energias de mudança em curso no Universo.
Sugiro que você leia sobre este trânsito na Coluna Especial de Astrologia, cujo link segue abaixo:
Por outro lado, este novo Ciclo de Lunação também ativará Urano que está transitando pelo signo de Áries desde 2010, mas adentrou definitivamente neste signo em 12/03/2011, onde permanecerá até 2018/2019, estimulando os seres humanos à individuação e ao inconformismo. 
E tanto as energias simbolizadas pela ação de Plutão em Capricórnio quanto as de Urano em Áries podem ser identificadas através dos inúmeros movimentos revolucionários espalhados pelo mundo todo, sejam os que derrubaram velhos regimes políticos, seja os que questionam o sistema financeiro dominante, seja os que reivindicam respeito aos direitos de minorias.  
Isto significa que o Novo Ciclo de Lunação está dinamizando a tensão existente entre Plutão em Capricórnio e Urano em Áries, podendo haver sérios riscos de precipitação de fatos negativos, quase sempre em decorrência de posturas radicais, intolerantes e voluntariosas.
Atenção! As relações, tanto pessoais, quanto sócio-profissionais e até diplomáticas, que não estiverem baseadas na transparência, na verdadeira aceitação mútua, na compreensão e no companheirismo poderão romper-se de uma hora para outra. Aplica-se o mesmo a situações insatisfatórias que são mantidas por pressão social, comodismo, insegurança e/ou medo, pois elas se tornarão insustentáveis e acabarão acarretando rupturas, muitas vezes irreversíveis.  
Estar consciente desta tensão energética é essencial para você evitar entrar na sintonia negativa, neutralizando-a através de pensamentos positivos, sentimentos nobres e vibrações amorosas e harmoniosas. 
Mas você não deve temer este momento, pois ele indica que a nossa humanidade está recebendo do Universo uma grande oportunidade para rever os sistemas de crenças e de valores pelos quais tem pautado seu estilo de vida, pois é tempo de substituir velhos e disfuncionais paradigmas por outros mais justos, mais equilibrados e mais harmoniosos.
Cabe a você, a mim e a cada ser humano consciente dar exemplo de nobreza de caráter, não através de palavras, mas de ações efetivas e práticas. Isto é imprescindível para que seja possível transmitir às novas gerações, visões de mundo baseadas no que é essencial e perene, em vez de ater-se à valorização de um estilo de vida que se encontra em franco declínio, pois já tem dado inúmeras evidências de seu desequilíbrio, de seu desgaste  e até mesmo de sua insanidade


Mercúrio em Quadratura com Marte: Cuidados com Palavras e Ações: A partir do dia 30-12-2011, uma tensão envolvendo Mercúrio e Marte requer sua atenção,  cuidados com suas palavras e com suas ações, sobretudo no trânsito, pois a impulsividade, a pressa, a intolerância e a agressividade poderão acarretar sérios aborrecimentos e até mesmo problemas mais graves. 
Se você puder, refaça os planos para o réveillon, caso você pense em passá-lo em lugares badalados e cheio de gente, pois é muito provável que você venha a se deparar com a grosseria e a falta de sensibilidade humana; caso já não lhe seja possível mudar de planos, muna-se de paciência, evite entrar na paranoia coletiva e permaneça o mais centrado (a) e equilibrado (a) possível, blindando-se, assim, contra essa onda agressiva.  

Saturno em Trígono com Netuno: Expansão da Consciência
Como o Universo é sábio e perfeito este Novo Ciclo de Lunação ocorre simultaneamente a um trígono entre Saturno em Libra e Netuno em Aquário, indicando que há abertura à expansão da consciência. 
Ou seja, uma boa parcela da nossa humanidade está pronta e apta a rever velhos paradigmas para tentar separar o joio do trigo, salvando aqueles que ainda fazem sentido e eliminando apenas aqueles que se tornaram disfuncionais e improdutivos.
Vale esclarecer que Saturno e Netuno são considerados quase que simbolizadores de energias opostas: Saturno vincula-se à realidade, à prudência e até mesmo ao pragmatismo; Netuno simboliza a fantasia, o sonho e o desejo de transcender os limites da fisicalidade. 
O reino de Saturno é o material e o de Netuno é o espiritual, ambos, porém, estão associados à criatividade e podem, sim, unir seus esforços de modo que cada um complemente a ação do outro.
Afinal, para que o sonho (Netuno) se concretize é preciso que ele se transforme em um plano de ação muito bem fundamentado (Saturno), pois isto é imprescindível para torná-lo realidade. 
Por outro lado, para que o ser humano conheça seus próprios limites (Saturno) é preciso que ele exercite sua fé, sua capacidade de sonhar e seu desejo de alçar vôos cada vez mais altos (Netuno), caso contrário ele se conformará em seguir os passos de seus ancestrais e reproduzir o mesmo estilo de vida. 
Aproveite este trânsito, que durará até 2013, embora já em outros signos, para beneficiar-se deste encontro harmonioso.
Você poderá usar a energia netuniana para fazer exercícios de visualização criativa que lhe permitirão imprimir mais força a seus objetivos e metas; por outro lado, você poderá usar as energias saturninas para dar estrutura e base aos castelos que você construiu no ar.
E como estamos no Ciclo de Lunação Capricorniana eu sugiro que você se sintonize com a consciência social inerente a este signo para formular sonhos e formatar planos que visem à construção de um mundo mais justo, mais equilibrado, e mais harmonioso. Um mundo no qual o ser humano, o amor, o respeito mútuo, a ética, a sensibilidade, a criatividade e o companheirismo sejam considerados valores prioritários e as pessoas, assim como as relações que estabelecem, deixem de ser tão coisificadas.




Rosa Maria Pacini- Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

6 comentários:

  1. o mundo necessita de pessoas que , como vc, conseguem captar a essência, transformando as dificuldades na plenitude a que todos nòs, humanos em desenvolvimento, aninhamos em nosso âmago. sou grata por vossa amizade. 2012 de plenitudes e reaizações, bjos no coração. antonia elinalva.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Antonia Elinalva, muito grata por seu comentário tão generoso. É muito importante para mim receber feedback de minhas leitoras e de meus leitores. Eu também desejo a você e aos seus entes queridos,um 2012 magnífico. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu olhar se encanta ainda mais com seu blog, grande amiga!
    Depois da leitura que fiz, muitas luzes se acenderam em minha alma..aquecendo meu coração.
    Aprendi que devemos captar cada momento astrológico de cada signo, para que.. nos moldando a eles..possamos ter mais equilíbrio e consequentemente mais alegrias, sucesso e a paz que tanto almejamos.
    Ficarmos atentos a isso..e possuidores de uma vontade imensa quase infantil de descobrir o mundo..teremos o real significado da vida..que é simples..basta disposição, aceitação e atitudes reais com a nossa luz interior, a serviço de uma LUZ MAIOR E DIVINA!
    beijinhos de gratidão!

    ResponderExcluir
  4. Oi, MI, minha querida, muito obrigada pela carinhosa atenção de sempre.
    Fico feliz ao saber que você está aproveitando os ensinamentos astrológicos que compartilho, com muita alegria e sincera disposição amorosa, com cada um de meus seguidores e leitores.
    Muita Paz, Luz e Sabedoria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sempre por perto Rosinha, na proximidade do coração..na alegria da amizade,na melodia harmoniosa que a astrologia nos oferece..através da conscientização urgente de nossa condição de seres de luz..em simples e rápida passagem..sempre atentos ao aprendizado de cada instante e a sua transmissão através de atitudes renovadoras.
    Sabe Rosinha, a maneira em como vc trata de astrologia, reunindo tantas energias, como que, num quebra-cabeças, minhas perguntas vem sendo respondidas..e dessa maneira..reafirmando meu caminho, ou me dando forças para mudá-lo..
    beijinhossssss!
    Muita Paz, luz e Sabedoria!!
    ebaa!

    ResponderExcluir
  6. Que legal, MI!!!
    Muito grata por esse feedback tão positivo.
    Paz. Luz e Sabedoria
    Bjs

    ResponderExcluir