sábado, 24 de março de 2012

O papel da Espiritualidade na Transformação Global



Este texto é uma tradução adaptada do artigo "O Papel da Espiritualidade na Transformação Global", de Bruce Lipton, PhD em Biologia Celular, reconhecido internacionalmente por sua concepção revolucionária sobre Espiritualidade Ciência. E você poderá ter acesso ao conteúdo original clicando no link abaixo:


Estamos realmente vivendo tempos interessantes. Os desafios e as crises que o mundo enfrenta hoje dão sinais de mudança iminente na civilização. Estamos no limiar de uma incrível  mudança global evolutiva. O conjunto de ocorrências que atesta a atual crise global coletiva revela que estamos enfrentando nossa própria extinção. 
Os cientistas reconhecem que a degradação atual do ambiente e a perda maciça de espécies, são evidências de que estamos profundamente na sexta extinção em massa a atingir a Terra desde a origem da vida.


Ao contrário das primeiras cinco extinções em massa, atribuída a causas físicas destruindo vida,  tais como convulsões geológicas e o impacto de cometas e asteróides, a atual onda de extinções é devido a uma fonte muito mais perto de casa: o comportamento humano. Nosso modo de vida está causando estragos na comunidade global e nossa sobrevivência está em questão. 

Crises são arautos da evolução

Albert Einstein sabiamente proferiu:
"Nós não podemos resolver os problemas com o mesmo pensamento que os criou".  

Consequentemente, a esperança do planeta e a sua salvação estão na adoção de novos conhecimentos revolucionários sendo revelados nas fronteiras da ciência. Esta nova consciência está quebrando mitos antigos e reescrevendo as "verdades" que moldam o caráter da civilização humana.

Nova Ciência x Ciência Moderna

A nova ciência revê quatro crenças fundamentais que a civilização forma. Estas "suposições erradas" incluem:
1) A visão newtoniana do primado de um Universo físico, mecânico,
2) Genes controlam a biologia;
3) Evolução resultou de mutações genéticas aleatórias;
4) Seleção natural: A evolução é impulsionada por uma luta pela sobrevivência, da qual saem vencedores apenas os mais aptos.

Estas crenças representam "quatro pressupostos do Apocalipse", pois estão levando a civilização humana à beira da extinção.
A ciência moderna baseia-se em "verdades" verificadas através de observação acurada e medições de fenômenos do mundo físico. 
A ciência ignora o reino espiritual, porque não é passível de análise científica.  O sucesso preditivo da teoria newtoniana, enfatizando a primazia de um Universo físico, fez da existência do espírito e de Deus uma hipótese estranha que não atende aos princípios explicativos requeridos pela ciência. Na esteira da teoria newtoniana, com a Mão de Deus para fora do caminho, a sociedade tem se preocupado em dominar e controlar a Natureza. 

A teoria de Darwin agrava ainda mais a situação, sugerindo que os humanos evoluíram através de mutações genéticas aleatórias.  Consequentemente, nós evoluímos, pura e simplesmente, "por acaso", o que, por extensão, significa: sem um propósito subjacente à nossa existência. Ela removeu o último elo entre Deus, espírito e a experiência humana.  

Além disso, o darwinismo enfatiza que a evolução dá-se pela "seleção natural, que é baseada na "sobrevivência do mais apto em sua luta pela existência." Para a ciência, o objetivo de evolução é simplesmente representado por luta pela "sobrevivência". Quanto aos meios para esse fim, aparentemente, vale tudo. Neste sentido o darwinismo deixa a humanidade sem uma bússola moral.

A mecânica newtoniana do Universo em combinação com a teoria evolucionária de Darwin nos desconecta da natureza e do espírito, enquanto legitimação da exploração e degradação dos nossos companheiros seres humanos e do meio ambiente. A ciência moderna tem levado o mundo, desconectado de aspirações espirituais, a evoluir rumo a uma guerra pela acumulação material.  Além de aterrorizar a população humana do mundo, o "progresso" científico tem aterrorizado a própria Mãe Natureza. 

Nosso credo, "Better Living Through Chemistry" ("Vivendo Melhor Através da Química" - referência ao título da música do Quens Of The Stone Age), tem levado a envidar nossos esforços para controlar a Natureza com produtos petroquímicos tóxicos. Como resultado, nós poluímos o meio ambiente, minamos a harmonia da biosfera e estamos caminhando para a extinção a passos largos.

O Enfoque Quântico

Nem tudo está perdido. Avanços da fronteira da ciência propõem novas ideias que apontam para uma luz brilhante no fim deste túnel escuro.
Em primeiro lugar, em contraste com a ênfase newtoniana no reino material, a nova ciência da mecânica quântica revela que o Universo e todos os seus materiais físicos são realmente feitos de energia imaterial.  Átomos não são partículas físicas, pois eles são feitos de vórtices de energia semelhante a nano-tornados.
A física quântica salienta que o reino de energia invisível, referidos coletivamente como o campo, é a principal força dirigente do reino material.  É mais do que interessante que o termo campo seja definido como “forças invisíveis em movimento que influenciam o mundo físico", pois a mesma definição é usada para descrever o espírito.

A nova física fornece uma versão moderna da espiritualidade antiga. Em um universo feito de energia, tudo está emaranhado, tudo é um.

A pesquisa biomédica recentemente derrubou a crença generalizada de que os organismos são robôs geneticamente controlados e que a evolução é impulsionada pelo acaso, - a sobrevivência do organismo mais apto. Como “robôs", geneticamente controlados, somos levados a perceber a nós mesmos como "vítimas" da hereditariedade. Os genes controlam nossas vidas, mas nós não escolhemos nossos genes, nem podemos alterá-los se não gostamos de nossos traços. A percepção de vitimização genética inevitavelmente leva à irresponsabilidade, pois acreditamos que não temos poder sobre nossas vidas. 

 A ciência nova e estimulante da epigenética enfatiza que os genes são controlados pelo ambiente, e mais importante, pela nossa percepção do meio ambiente. A epigenética reconhece que não somos vítimas, mas os mestres, pois podemos mudar o nosso ambiente ou percepções e criar até 30 mil variações para cada um dos nossos genes.

A união da física quântica com a epigenética fornece uma visão incrível para o mistério da conexão mente-corpo-espírito. Enquanto a física newtoniana e a teoria genética subestimam o poder de nossas mentes, a nova ciência reconhece que a consciência nos dota de poderosas capacidades criativas para moldar nossas vidas e o mundo em que vivemos. Nossos pensamentos, atitudes e crenças controlam nosso comportamento, regulam a manifestação gênica e permitem prever nossas experiências de vida.

Em contraposição ao conceito de mutações aleatórias, a nova ciência identificou mecanismos "adaptáveis" de mutação, que permitem ajustar sua genética de acordo com as condições ambientais existentes. Nós não estamos aqui por acaso.

Todo organismo novo introduzido na biosfera visa dar sustentação à harmonia e ao equilíbrio do "Jardim". Todo organismo está intimamente envolvido com o ambiente em um delicado "pas de deux".  A existência humana não é um acidente fortuito, mas um evento cuidadosamente coreografado, que leva em conta a natureza cooperativa da biosfera.

Os seres humanos evoluíram como a força mais poderosa de apoio à vitalidade da Natureza. No entanto, têm utilizado mal esse poder e agora estão pagando o preço por seu comportamento destrutivo. 
As crises que enfrentamos nos apresentam a maior oportunidade da história humana: a evolução consciente. Através da consciência, as nossas mentes têm o poder de mudar o nosso planeta e a nós mesmos.

Image Robin Koni, by Google. 
É tempo de prestar atenção à sabedoria dos  antigos povos indígenas e usar o canal de nossa consciência e do espírito para cuidar do jardim e não destruí-lo.

A história da vida humana na Terra ainda está para ser determinada.  Nossa evolução depende de estarmos dispostos a fazer mudanças em nossas crenças individuais e coletivas e em nossos padrões comportamentais, e de sermos capazes de fazer essas alterações a tempo.

A boa notícia é que a biologia e a evolução estão do nosso lado.  Evolução - como o céu - não é um destino, mas uma prática.

"A espiritualidade é um fator importante para nos ajudar a mover em direção a um mundo mais pacífico, humano e sustentável quando entra na corrente de ideais e valores que passa a orientar ativamente o processo de mudança".


A cura milagrosa aguarda este planeta uma vez que aceitemos coletivamente nossa nova responsabilidade em relação ao "Jardim".  
Quando uma massa crítica de pessoas possuir realmente esta crença em seus corações e mentes e começar a viver a partir dessas verdades, o nosso mundo vai emergir da escuridão, o que será equivalente a uma consciência baseada Worldshift - uma evolução espontânea para seres humanos, por seres humanos.

Bruce Lipton tem dado importantes contribuições à engenharia genética. Prêmios Recebidos:
2006 Melhor Livro Science - The Biology of Belief (EUA Book News)
2009 O Premio da Paz Goi (Goi Peace Foundation, Tóquio, Japão).

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística. 

2 comentários:

  1. maravilhoso texto Rosinha!!
    Nos chama à responsabilidade de nossos atos e a urgência de uma postura colaborativa para revertermos os visíveis estragos que causamos à natureza..a nós mesmos.
    Ainda é tempo..sempre!
    lembrei de uma música do Lulu Santos..
    "..não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo, agora, há tanta vida lá fora, aqui dentro, sempre..como uma onda no mar.."

    beijinhos e gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Inês, essa conscientização é fundamental. Para que haja a transformação possível e necessária é preciso que um número considerável de pessoas adote padrões mentais, emocionais e comportamentais baseados na espiritualidade como prática inerente à vida cotidiana.
    Isto significa jamais nos esquecermos de que somos espíritos vivendo na fisicalidade e de que nossos pensamentos, sentimentos, bem como nossas vibrações e ações repercutem no Universo e vice-versa; afinal somos todos partes de uma mesma Unidade.
    Bjs

    ResponderExcluir