quinta-feira, 22 de março de 2012

O Ano Astrológico de 2012 Já Começou. Exercite Sua Criatividade, Ouse e Inove


No dia 20/03/2012, às 02h14min25seg, teve início o Ano astrológico de 2012, com a entrada do Sol no signo de Áries marcando também o início do Outono no Hemisfério Sul e da Primavera no Hemisfério Norte.
Já redigi outras postagens sobre este evento nos anos de 2010 e 211, explicando o significado de Áries e de seu regente Marte, de modo que você poderá lê-las acessando os links abaixo.

Nesse momento ocorreu o Equinócio Vernal, período em que o Sol, em sua órbita aparente, cruzou a linha do equador celeste, mudando sua direção do Sul para o Norte, marcando, assim, o início da Primavera no Hemisfério Norte e do Outono no Hemisfério Sul.
Derivado do latim “aequus” (igual) e “nox” (noite), o termo equinócio significa período em que noite e dia têm a mesma duração: exatas 12 horas cada um.

O fato de dia e noite terem a mesma duração tem uma profunda simbologia: indica a oportunidade que todos os seres humanos, têm de equilibrar luz e sombra. Ou seja, cada ser humano poderá tomar consciência de erros, falhas e fragilidades para mudar os rumos de sua vida, movido pelo espírito de renovação com que o Universo brinda a humanidade. 
Mas, também poderá aprimorar suas características positivas visando conquistar novos objetivos e metas evolutivos.

E esta oportunidade é enfatizada hoje, dia 22/03, com a união entre a Lua  e o Sol às 11h37min (Horário de Brasília), a 2º 22’ de Áries dando início ao 1º Ciclo de Lunação deste novo ano astrológico, que é regido pela Lua.
A Lunação de hoje dinamiza ainda mais o 1º signo zodiacal que simboliza: assertividade, vitalidade, iniciativa e geração do novo, portanto começos e recomeços.

Durante este Ciclo, que se estenderá até 20/04, o Universo estará estimulando a humanidade a exercitar sua criatividade e sua coragem para romper com o que já se tornou habitual, automático, tedioso e até mesmo ultrapassado, de modo a abrir-se a novas possibilidades, ousando experienciar a vida ainda não vivida.

Isto porque este momento alerta para a importância de você agir com otimismo e confiança, libertando-se de medos limitantes para que possa alçar voos mais altos e tornar-se, enfim, a pessoa que nasceu para ser, cumprindo, assim, com o seu propósito existencial visando a fazer a diferença para melhor neste mundo.

É tempo de imprimir mais leveza à vida e de deixar que o entusiasmo fale mais alto, contagiando todas as áreas da existência, bem como a todas as pessoas com as quais você interage. Aliás, nunca é demais lembrar que a palavra entusiasmo vem do grego “em” + “theos” e significa literalmente “em Deus”, portanto, ter Deus dentro de si.

Agir com entusiasmo é ter confiança em si e na vida, deixando que a centelha divina (seu espírito) molde a sua realidade e ao fazê-lo, você estará atuando conscientemente como co criador (a) do mundo em que vive.

Por isso recomendo que você faça uma revisão geral de sua vida, para avaliar seus ideais, projetos e, sobretudo, suas ações, pois no novo tempo que hoje se inicia, será preciso viver com integridade, mantendo-se fiel à sua verdade e á voz que vem do coração. 


Acompanhe o Ciclo de Lunação em Áries

Fase Nova - Até 30/03: Semeando o Novo.

Ouse explorar todas as suas potencialidades, manifeste-se criativamente, solte-se, celebre a vida e reafirme seu poder pessoal através do qual você cria as realidades positivas que almeja para si e para este mundo.
Aproveite para fazer exercícios de visualização criativa: visualize claramente seus objetivos e metas, estabeleça estratégias inteligentes e apodere-se de seu poder acional para fazer as coisas acontecerem.

Evite projetos excessivamente individualistas, bem como toda e qualquer inflação do ego ou postura arrogante.

Sugiro que você leia as postagens anteriores sobre este Ciclo de Lunação acessando os links abaixo:

Fase Crescente - De 30/03 – 06/04 – Sol em Áries, Lua em Câncer: Fazendo Ajustes.

Nesta fase você terá a condições de detectar a necessidade de fazer ajustes e/ou correções em seus objetivos e projetos visando facilitar a consecução dos mesmos.

Mantenha-se firme em seus propósitos e evite a tendência á impaciência diante da primeira dificuldade, bem como  a iniciativas do tipo “fogo de palha” e, sobretudo, mantenha-se vigilante para evitar manifestações do tipo “pavio curto” que em nada contribuem para a sua evolução.


Tenha sensibilidade e flexibilidade para adaptar-se às situações em vez de querer impor a sua verdade e o seu ritmo às pessoas com as quais interage; afinal, uma das simbologias principais da Lua é a de ser “coletora de experiências”, através de suas diferentes fases evolutivas.

Fase Cheia: De 06/04 – 13/04: Sol em Áries, Lua em Libra: Colheita.

Esta fase marca a metade do Ciclo e indica que você terá clareza sobre suas decisões e ações, pois o que não estiver em sintonia com a sua verdade e em harmonia com a dinâmica Universal enfrentará obstáculos para que você reveja posturas e iniciativas.
Mas, se você agiu com maturidade, senso de responsabilidade e, sobretudo, estruturou-se adequadamente para que suas iniciativas e empreendimentos obtivessem o êxito almejado, você colherá os frutos positivos nesta fase do Ciclo de Lunação.
Lembre-se que Saturno está prestes a concluir sua passagem pelo signo de Libra.






Fase Minguante: De 13/04 – 21/04: Sol em Áries, Lua em Capricórnio: Desapego do Passado.
Durante este período você terá a chance de reavaliar suas posturas, iniciativas e ações, tendo o bom senso de separar o joio do trigo, de modo a libertar-se do que se mostrou improdutivo e/ou inconsistente e estruturar-se para o novo ciclo evolutivo que terá início no alvorecer do dia 21/04.


Atenção! Recomendo a leitura de postagens anteriores sobre os Ciclos de Lunação nos outros signos cardinais: Câncer, Libra e Capricórnio acessando os links abaixo:



Alguns Trânsitos que requerem sua atenção!

Urano em Áries e Plutão em Capricórnio: Mudanças Drásticas em Curso

Já analisei em postagens anteriores os trânsitos de Urano em Áries e de Plutão em Capricórnio, bem como a tensão existente entre eles. 
Este novo Ciclo de Lunação dinamizará ainda mais a ação de Urano em Áries e a tensão entre ele e Plutão em Capricórnio.

Ambos estão anunciando à humanidade a necessidade de substituir velhos paradigmas e estruturas por novos e mais criativos sistemas de valores e de crenças, que deem origem a estilos de vida mais equilibrados, justos e harmoniosos, portanto mais saudáveis. Mas isto gera tensões e provoca reações defensivas por parte de quem resiste às mudanças, recusando-se a evoluir. 

Ocorre que tal resistência será em vão, pois os novos tempos não pedem licença para se manifestarem; eles apenas requerem sabedoria para que você se disponha a dançar ao ritmo da nova dança que está sendo executada, de modo a lançar-se a novos e mais elevados voos em sua trajetória evolutiva.

Mercúrio e Saturno Retrógrados na polaridade Áries - Libra
Mercúrio está retrógrado em Áries demandando cuidados nas comunicações, nas negociações, nos meios de transporte e no trânsito.
Mas também dá chance de rever ações impulsivas do passado, bem como os erros cometidos por precipitações e até mesmo posturas agressivas, sobretudo verbais.

Por sua vez Saturno retrógrado em Libra segue “cobrando” maturidade, disciplina, comprometimento, consciência social e senso de responsabilidade, tanto em termos pessoais quanto coletivos.

Marte retrógrado em Virgem: Cadê o Bom Senso?

Marte, regente de Áries, tem dificuldade para manifestar-se em Virgem, o signo da organização da vida cotidiana, do zelo com a saúde, com a higiene e com os ritmos e rituais diários que imprimem eficácia e eficiência à vida prática.
Sua retrogradação indica que é tempo de revisar seu “modus operandi” cotidiano para que sua ação no mundo se torne cada vez mais produtiva, útil e competente.

Claro que você poderá ignorar esta oportunidade e em vez de agir com bom senso, tendo discernimento para separar o que é ou não funcional, em seu modo de administrar a vida prática, você poderá manifestar-se extremamente intolerante com atrasos e/ou falhas alheios, preferindo enfatizar os erros das outras pessoas, cobrando-lhes posturas de autoaperfeiçoamento que você necessitaria incorporar ao seu cotidiano. 



Que pena! Agindo assim, você estará perdendo uma excelente oportunidade de evolução e, ainda que sem o saber, estará comprometendo a evolução da humanidade, já que esta não é uma abstração, ma a soma de todas as partes que a constituem. 
Que tal aproveitar os estímulos que o Universo lhe dá para imprimir novos rumos à sua vida e contribuir  conscientemente para tornar melhor o mundo em que vivemos?






Netuno em Peixes: Criatividade e Inteligência Espiritual
Em sua retrogradação pelo signo de Virgem, Marte entra em confronto aberto com Netuno, o planeta da criatividade, da inteligência espiritual e do amor incondicional. 
Ele está em Peixes, signo que rege e que simboliza o fim de um ciclo de experiências, onde passado e futuro se misturam no presente para que um novo ciclo evolutivo se inicie.

Virgem e Peixes são signos associados a crises pessoais e coletivas, respectivamente, pois é delas que derivam os crescimentos necessários.

Isto significa que você está tendo a oportunidade de libertar-se de preconceitos baseados na noção de separatividade - segundo a qual cada ser humano precisa sentir-se superior aos demais para poder considerar-se importante -, visando abrir-se a uma percepção mais criativa e generosa da vida.

Este confronto poderá levar à expansão de sua visão de mundo para que você coloque em prática o conceito de inclusividade, através do qual há não só aceitação das diferenças, mas também valorização das mesmas, devido à conscientização de que todos os seres formam uma mesma unidade: a grande família humana universal.





Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística. 
















  


2 comentários:

  1. maravilhoso!!! este blog... nos dá a direção certa, para vivermos em harmonia nas diversas fases,dos astros em nossos signos.Parabéns Rosa Maria pela ótima contribuição. beijos.Denise Christian

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise, seja bem vinda ao meu espaço.
    Muito grata por sua visita e por seu comentário tão estimulante.
    Espero que volte sempre. Bjs

    ResponderExcluir