segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fase Crescente do Ciclo de Lunação Geminiano e Outros Trânsitos

O Ciclo de Lunação Geminiano entrou em sua fase crescente ontem, 28/05/2012, às 17h17min (horário de Brasília), a 7º53’ de Virgem. Ela se estenderá até parte da manhã de 04/06/2012.

Nesta fase crescente, você terá condições de fazer os ajustes necessários para tornar seus projetos e ideias mais eficazes e eficientes, pois Virgem é o signo do autoaperfeiçoamento, da organização, da praticidade, da simplicidade e da prestatividadeDurante esta fase lunar, será fundamental prestar atenção em suas atividades e trabalhos para detectar melhorias a serem incorporadas em seu ritmo cotidiano e na administração da vida prática.

Você deverá ter flexibilidade para aceitar sugestões de correções que visem facilitar a viabilização seus projetos, ideias e empreendimentos e, inclusive, valorizar aquelas que lhe indiquem novos rumos e oportunidades para os quais você ainda não havia atentado.

Além disso, cabe lembrar que Marte, o planeta da ação, também está transitando pelo signo de Virgem, desde 12/11/2011 e aí ficará até 03/07/2012, assinalando que é tempo de pôr em prática ideias e projetos efetivamente úteis, para você e para os outros. 

Trata-se de empenhar-se efetivamente para imprimir mais qualidade em sua vida cotidiana, tornando-a mais saudável, organizada e produtiva. 

Isto inclui os cuidados com a nutrição, com o seu bem estar, com o seu espaço físico e com detalhes da vida material, mas também requer bom senso para identificar, aceitar e respeitar os limites impostos pela realidade, sabendo distinguir o essencial do supérfluo, visando à otimização dos recursos disponíveis (inclusive do tempo), para concretizar projetos verdadeiramente importantes viáveis.

Atenção! É fundamental manter o foco em seus objetivos mais significativos, agir com objetividade, correção, ética e todo o capricho possível, se você quiser colher os bons frutos deste Ciclo.


Trânsitos em Signos Mutáveis: Flexibilidade


Mercúrio e Vênus em Gêmeos, Marte em Virgem e Netuno em Peixes estão ativando os signos mutáveis. 
Eles simbolizam distribuição de energia, capacidade de assimilar, processar e disseminar informações e conhecimentos, portanto operam no nível das interações, das trocas, do ensino e da aprendizagem; neles há tendência à síntese entre diferentes formas de ser, pensar, sentir e agir.

A forte ênfase em signos mutáveis neste momento indica que cada um (a) de nós está tendo que exercitar a flexibilidade, para adaptar-se às circunstâncias, de modo a identificar os pontos de convergência entre visões de mundo e interesses aparentemente divergentes, bem como para assimilar os processos de mudanças em curso, seja para estabelecer a ponte de ligação entre passado e futuro, seja para redefinir alguns dos rumos tomados até aqui.

Mercúrio em Gêmeos: Ênfase nas Interações
Vale lembrar que sendo um signo de ar, Gêmeos é mental e está associado à circulação em geral. E durante seu trânsito por este signo que rege– de 25/05 -07/06 -, Mercúrio terá maior facilidade de expressão e estará estimulando as transações e as comunicações em geral.

No plano individual, o pensamento e a palavra tendem a estar fortalecidos, possibilitando maior clareza mental e objetividade na comunicação, o que, por sua vez, lhe permite planejar adequadamente suas ações, bem como, manifestar seu poder de articulação, nas trocas de informações e nas interações que estabelece com o meio.

Trata-se de agir com bom senso, tendo discernimento para separar o joio do trigo, de modo a descartar tudo que tem se mostrado improdutivo, disfuncional ou anacrônico, mantendo apenas o que for construtivo. 

Além disso, será fundamental que você respeite a palavra dada, honre seus compromissos, desenvolva seus trabalhos com toda a competência possível e evite emitir julgamentos precipitados sobre o que ou quem quer que seja. E, sobretudo, tenha a humildade de reconhecer seus erros e empenho para corrigi-los o quanto antes, evitando, porém incorrer na tendência à autorrecriminação destrutiva.

Aliás, uma boa maneira de entrar na sintonia positiva deste trânsito consiste não só em estabelecer contatos com o mundo exterior, mas, sobretudo, respeitar as diferenças nas relações estabelecidas, agindo com elegância, transparência e diplomacia, visando à harmonia das mesmas; afinal, Vênus também está neste signo.

Com Mercúrio em Gêmeos será importante prestar atenção às novas tendências, detectar oportunidades para aproveitá-las adequadamente, bem como instrumentalizar-se com informações, técnicas e métodos que favoreçam seu crescimento e facilitem suas interações e negociações com o meio em que vive. 

Você poderá desenvolver novas habilidades e capacitações profissionais, bem como reciclar conhecimentos, métodos e técnicas já desenvolvidos, que lhe possibilitem fortalecer seu poder de comunicação e de persuasão. Ambos são imprescindíveis às comunicações e às negociações em geral.

Exercitando a flexibilidade, você saberá usar as palavras certas de acordo com o seu interlocutor, de modo a convencer quem quer que seja. Mas isto não significa enganar o outro; ao contrário, implica em ter jogo de cintura para conciliar os interesses de todas as partes envolvidas, encontrando uma solução satisfatória para todos.

As áreas que estarão favorecidas são: ensinar, escrever, comunicar, ministrar palestras e conferências, atuar e/ou dar consultoria na área de telecomunicações, imprensa, turismo regional e transportes. 
A área administrativa, inclusive vendas e a intermediação de negociações, também será favorecida.

Mercúrio em Tensão com Marte: Instabilidade

A tensão entre ambos, que se fará sentir até o final deste mês, sobretudo até 5ª feira, ativa os dois signos mercurianos e pode manifestar-se como tendência à agitação nervosa, à instabilidade humoral, à impaciência, à incontinência verbal e à criticidade excessiva, o que, obviamente predispõe a erros de avaliação e a discussões desnecessárias.

Na verdade, sob tensão em Gêmeos, Mercúrio pode manifestar-se como tendência a falar sem pensar, a arvorar-se em dono (a) da verdade, mas também a fazer fofocas, a mentir e a enganar, seja por “brincadeira”, seja para obter vantagens pessoais.

É importante evitar agir precipitada e impulsivamente, especialmente em negociações, assinaturas de contrato ou na escolha de cursos, sobretudo, os profissionalizantes, pois aqui vale o ditado: “a pressa é inimiga da perfeição“.

O tempo pede organização, competência e zelo, mas, não confunda busca de perfeição com perfeccionismo, pois o 1º indica apreço pelo que é bem feito, enquanto o 2º indica insegurança que leva à improdutividade.

Lembre-se: você está tendo a oportunidade de usar a capacidade mental discriminativa para “separar o joio do trigo” visando a selecionar o que contribui para o seu crescimento pessoal, portanto para a concretização de seus objetivos, descartando o resto. 

Mas, será fundamental, ainda, que você tenha desprendimento e generosidade para compartilhar recursos, informações e experiências adquiridas de modo a beneficiar outras pessoas, pois lembre-se de que Marte está em Virgem, o signo do autoaperfeiçoamento, da humildade e da prestatividade.

Um alerta importante: Cuidado com acidentes, seja no trânsito, seja com aparelhos eletrônicos e/ou objetos cortantes, pois como há também um confronto com Netuno em Peixes há ainda forte propensão ao devaneio e à desatenção!

Netuno em Peixes: Abertura à Inteligência Espiritual


Depois de uma breve passagem pelo signo de Peixes, em 2011, Netuno entrou definitivamente, em 04/02/2012, neste signo que rege e aí permanecerá até 2024/2025, estimulando a humanidade a rever velhos paradigmas que já se tornaram disfuncionais.

Trata-se de uma excelente oportunidade que cada ser humano tem de entrar em conexão profunda com a própria essência, de modo a desenvolver características como: criatividade, sensibilidade, senso estético apurado, empatia, generosidade, compassividade, habilidades curativas holísticas, prestatividade desinteressada, inteligência espiritual e amor universal.

Os conflitos que ele faz com Sol, Lua e Mercúrio, embora separativos, contribui para aumentar a tendência ao devaneio, à desorientação e ao caos, podendo manifestar-se através de mecanismos de fuga da realidade, geradores de ilusões, enganos e frustrações, de modo que será preciso prestar atenção redobrada, para não perder o foco e, sobretudo não desperdiçar oportunidades e energias. 

Vênus Retrógrado em Gêmeos: Revendo Valores e Relações

Vênus é o planeta que rege as relações em geral e simboliza os conceitos de amor e o equilíbrio entre o dar e o receber que permeiam as teias interativas em geral, sobretudo as parcerias amorosas e/ou de negócios. Mas, ele também simboliza o magnetismo pessoal, os valores, os sensos ético e estético e os critérios de avaliação em geral. 

Sua energia, embora aglutinadora por excelência, também é seletiva, pois ele está associado à harmonia das formas, portanto às afinidades, à beleza, à elegância, ao charme e ao bom gosto.

Sua passagem pelo signo de Gêmeos significa a oportunidade de imprimir mais leveza à vida, abrindo-se às novidades, ou seja, a experimentações.

Ocorre que, como eu já informei anteriormente, ele está retrógrado desde 16/05 e só retomará o movimento direto em 28/06, de modo que há necessidade de maior atenção, pois provavelmente você terá que fazer algumas revisões, sobretudo em seus sistemas de valores e de crenças e no modo como você administra suas relações. E isto repercutirá nos critérios adotados até então para definir suas preferências estéticas e suas escolhas em geral, particularmente as que se referem às relações afetivas e/ou de negócios.  

É possível que você reencontre pessoas do passado e/ou reviva situações já conhecidas, caso necessite desenvolver uma nova perspectiva sobre elas; mas também pode ser que algumas relações e/ou situações desgastantes cheguem ao fim. 
Por outro lado, você poderá solucionar pendências, rever contratos, renegociar dívidas e/ou retomar transações paradas.

Mercúrio Unido a Vênus: Comunicações Suaves e Objetividade
Mercúrio junto a Vênus tende a adoçar a comunicação e a facilitar as negociações, mas como este está retrógrado, a união entre ambos lhe permitirá, sobretudo, ter mais objetividade e flexibilidade para avaliar as situações e relações que precisem ser revistas e reavaliadas. Isto de certa forma, "compensa" a agressividade verbal indicada pelo conflito entre Mercúrio-Marte.

Vênus em Tensão com Marte: Conflitos nas Relações

A tensão entre os dois simbolizadores pessoais das relações, afetivas, sexuais e/ou de negócios, já começa a se fazer sentir e atingirá o ápice na fase Cheia deste Ciclo de Lunação.

Em 1º lugar, isto indica a possibilidade de um conflito interior entre seu modo de agir e seus critérios de avaliação, o que poderá manifestar-se como tendência a atrair pessoas e/ou situações que não lhe agradem, que não correspondam às suas preferências estéticas, ou até mesmo conflitam com seu sistema de valores. 
É possível, inclusive, que você adquira produtos que não necessite de fato ou, ainda, que gaste mais do que gostaria em compras por impulso.

Em 2º lugar, as relações em geral, sobretudo as com o sexo oposto e/ou que envolvam parcerias, estarão sujeitas a conflitos, de modo que convém controlar-se para evitar que a irritabilidade, a impaciência e a criticidade excessiva causem estragos irreversíveis.

Evite agir compulsivamente, mantenha o autocontrole, em vez de querer controlar os outros e tenha “jogo de cintura” para contornar conflitos, evitando tomar atitudes das quais venha a arrepender-se mais tarde. Volto a lembrar que é tempo de exercitar a flexibilidade!

Lua em tensão com Plutão: Cuidado com a Compulsividade!

Este mês termina com um conflito entre Lua e Plutão, nos signos cardinais de Libra e Capricórnio, respectivamente, indicando necessidade de manter autocontrole para evitar agir compulsivamente e/ou a recorrer a jogos de controle e de manipulação nas relações que estabelece, pois não é hora de “medir forças” com ninguém. Lembre-se esta fase pede flexibilidade e capacidade de negociação.   


Trânsitos Favoráveis Nesta Fase 
Sol, Lua e Mercúrio em Harmonia com Urano: Criatividade.

Esta fase do Ciclo de Lunação está em harmonia com Urano, facilitando a abertura a mudanças e a experimentações, através das quais será possível: manifestar sua criatividade, de modo a encontrar soluções originais para questões práticas; ter insights que lhe possibilitem agilizar o que tem estado estagnado, bem como disposição para imprimir novo ritmo à sua rotina; e, sobretudo, empenhar-se para tornar mais interessantes suas interações com o mundo em que vive.


Mercúrio também tem seus canais abertos para Urano, o planeta mental que é considerado sua oitava superior, segundo a Astrologia tradicional. Sendo transpessoal, Urano estimula a expansão da consciência para além da percepção físico-material e de seu imediatismo. 

foto compartilhada por O Jardim de Lorenzo no facebook
A harmonia entre ambos também favorece os insights interessantes e a abertura a visões e percepções mais criativas, de modo a arejar a área de sua vida influenciada por este aspecto (casas do Mapa em que estão Áries e Gêmeos). 


Ao abrir-se a novos conhecimentos, ideias e visões de mundo, você poderá conhecer pessoas, totalmente diferentes das que integram seu círculo de amizades e/ou contatos profissionais, de modo a revitalizar esta área de sua vida. 
Nesta troca, tanto você quanto seus amigos e conhecidos se enriquecerão, pois saberão imprimir nova dinâmica em suas interações e comunicações, de modo a torná-las mais estimulantes e significativas.

Trata-se aqui também da oportunidade de você adquirir sabedoria para distinguir o essencial do supérfluo, o produtivo do improdutivo, o verdadeiro do falso, de modo a fazer a diferença para melhor no meio em que vive, já que você sabe o quão importante é compartilhar com as pessoas os conhecimentos adquiridos.        

Mercúrio em Harmonia com Saturno: Planejamento

Às vésperas da fase Cheia deste Ciclo de Lunação, Mercúrio estará em aspecto harmonioso com Saturno favorecendo o desenvolvimento de objetivos de médio e longo prazo e a capacidade de planejamento. Mas, isto eu analisarei na próxima postagem.


Atenção! Sugiro que você acesse o link abaixo, onde abordo o início deste Ciclo de Lunação e outros trânsitos, além de remeter para postagens anteriores, sobre Gêmeos, que considero úteis.

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

5 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto,eu gosto muito de astrologia,e fiquei conhecendo-a atráves da minha amiga Goretti Moura no facebook,vou visitar seu blog mais vezes,adorei!Um abraço Bertilia Lins

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bertilia, muito grata pela visita e pelo feedback tão positivo!!!
    Gosto muito da Gorethi, certamente gostarei de você também.
    Ficarei honrada toda vez que você visitar meu blog, pois é assim que eu estou me sentindo agora. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,é uma honra para mim conhecer uma mestra nesta arte milenar.Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Schelly Santiago, quem agradece sou eu por sua visita. Bjs

    ResponderExcluir