quinta-feira, 18 de março de 2010

A Dinâmica Planetária em 2010, Ano Regido Por Vênus

No próximo dia 20/03 o Sol entrará no signo de Áries. Esta data marca o início efetivo de um novo ano para a Astrologia. E 2010 será um ano regido por Vênus
Cabe esclarecer que cada da ano é regido por um planeta diferente, de acordo com cálculos desenvolvidos pelos caldeus, quando só eram conhecidos 7 planetas. Divide-se o ano em questão pelo número 7 e a sobra definirá o regente do ano. Quando o resultado for zero tem-se o ano regido pelo Sol. É bem verdade que não há unanimidade sobre isto, pois, como ocorre em qualquer área, na Astrologia também há grupos que divergem muito entre si. Seja como for, a maioria adota o sistema dos caldeus por considerar que sua aplicação pode ser universal.
Isto posto, vamos ao que interessa:


Vênus, Regente do Ano
(1) As energias associadas à Vênus estarão em evidência, portanto será um ano em que todos os temas ligados ao feminino, ao conforto, ao bem-estar, à prosperidade (Touro), bem como à beleza, às relações interpessoais - afetivas, sociais, diplomáticas e de negócios-, à justiça, ao equilíbrio entre o dar e o receber, á ética, etc. (Libra) estarão mais ativados. 
Será importante, pois, nos sintonizarmos conscientemente com essas energias. 
(2) Os seres venusianos - todos os que têm Vênus, Touro e Libra em destaque em seus Mapas - obviamente estarão com essas qualidades mais enfatizadas. Além disso, é importante saber onde Vênus se localiza no Mapa Natal, pois esta área estará sendo dinamizada. 
Vale lembrar que, como todos os planetas, Vênus tem características positivas e negativa e os venusianos estarão mais propensos a ambas; se não se policiarem poderão manifestar os desequilíbrios associados a Vênus, tais como:
Seus excessos: Cobiça, luxúria, exigências emocionais, vaidades excessivas e futilidades em geral, uso do poder de sedução de modo inescrupuloso (para obter vantagens), gula, autocondescendência, perfeccionismo improdutivo, conservadorismo, excessiva ênfase na aparência em detrimento da essência, identificação com a forma sem se importar com o conteúdo. 

Suas carências: Desamor, baixa auto-estima, afetos contidos ou reprimidos, carência afetiva nos relacionamentos em geral, bem como descuidos com a aparência e com a elegância, caos, apatia, desmotivação, procrastinação e preguiça.
Atenção! Em 2010 muitos planetas de ritmos médios e lentos estarão mudando de signos, simbolizando a ocorrência de transformações significativas no coletivo.
Saturno, que simboliza um chamado à responsabilidade, seja no micro ou no macro contexto, está em Libra desde Setembro, fará um breve retorno a Virgem de Abril a Julho e voltará para Libra; aí se manterá por cerca de 2 anos.  
Ele alerta para o seguinte: Tudo o que não estiver bem estruturado, o que já se tornou disfuncional ou o que estiver sendo mantido apenas em nome das aparências, terá que ser revisto e reformulado. 
Estarão em pauta temas como: ética, comprometimento e equilíbrio nas relações em geral, alertando que é hora de reestruturarmos todas as nossas relações, seja no plano pessoal-familiar, seja no âmbito sócio-profissional e até mesmo em níveis macros - nacional e internacional. As relações formais tenderão a ser valorizadas, podendo haver uma maior incidência de casamentos legalizados, bem como de parcerias em geral. 
Também poderá ocorrer o incremento de profissionais que saem da informalidade para integrar o mercado formal de trabalho e/ou se engajarem em associações de classe que visem ao fortalecimento da categoria a que pertencem.
Seremos chamados à responsabilidade social, ou seja, a exercitar a cidadania, tanto na defesa de nossos direitos individuais, quanto na reivindicação por mudanças no judiciário - nos códigos e nas aplicações de leis -, de modo a garantir mais equilíbrio entre direitos e deveres dos cidadãos nas relações destes com o Estado. Também haverá mais cobrança por posturas éticas e negociações justas e transparentes em todas as relações.
Atenção! Será importante evitarmos a rigidez em nossas avaliações nas relações em geral, pois estas são características menos favoráveis de Saturno em Libra.
Nunca é demais lembrar que estaremos vivendo sob as energias amorosas simbolizadas por Vênus; mais do que nunca é hora de praticar as verdadeiras aceitação e tolerância, pois elas serão fundamentais para que haja harmonia em nossas vidas e no mundo em que vivemos.
A última vez que ele esteve neste signo foi há cerca de 28/29 anos atrás.

Júpiter, o planeta da expansão da consciência e da visão de mundo, estará em Peixes, signo do qual é co-regente, lembrando à humanidade que Somos Todos Um, ou seja, que não dá para ser feliz ignorando a miséria alheia. 
É hora de cada um se empenhar para praticar o amor incondicional, a generosidade, a solidariedade, a compaixão e o autêntico interesse pelo bem-estar alheio, lembrando que aquilo que nós consideramos bom e desejável para nossas vidas também o deve ser para os outros - é óbvio que respeitando sempre as características individuais e o momento do outro; sobretudo, sem esquecer que não somos "donos da verdade", por isso não dá para impormos nossas crenças e visões de mundo, por mais "fantásticas e milagrosas" que elas nos pareçam ser.
Estarão em alta: trabalhos sociais e assistenciais; terapias holísticas; interesse pela espiritualidade, seja através da religião formal ou não; fotografia, cinema, artes plásticas, música, dança e literatura ficcional; indústria da beleza em geral; os cruzeiros marítimos e até mesmo o turismo espiritual. Mas também terão ênfases: o vício e o tráfico de drogas; as doenças psicológicas e mentais ligadas à dificuldade em lidar com os limites da realidade, bem como doenças que afetam os membros inferiores. Poderão ocorrer maiores catástrofes naturais como tsunamis, enchentes, bem como acidentes marítimos.

O que deveremos evitar: qualquer mecanismo de fuga da realidade; todo e qualquer tipo de auto-ilusão e fanatismo; as relações desequilibradas, baseadas em papeis como "vítima, salvador e mártir", geradoras de dependência e co-dependência; o caos em nosso cotidiano; a excessiva abertura às influências ambientais, tanto as do plano físico quanto as de planos mais sutis; a credulidade excessiva que nos leva a engolir propostas de soluções milagrosas apresentadas por falsos gurus em troca, por exemplo, de doações em dinheiro ou de vantagens pessoais para eles.

Vale lembrar que esta credulidade nada tem a ver com a verdadeira crença e a fé inabalável derivada de convicções sólidas, sejam elas frutos de estudo e compreensão profunda, sejam geradas  pela intuição e/ou um mix de ambos.

Urano, o planeta da evolução mental, da consciência cósmica, da criatividade, da justiça social, da igualdade de direitos e deveres, da liberdade de expressão, da originalidade e da individuação estará entrando em Áries onde ficará por cerca de 7 anos.
Isto mostra que em vez de simplesmente repetirmos modelos assimilados no lar e no contexto social de origem seremos desafiados a criarmos nossos próprios modelos de modo a fazermos, efetivamente, a diferença para melhor na trajetória evolutiva da espécie humana.
O que estará em alta: o empreendedorismo, as inovações em geral, as competições nas mais diversas áreas, sobretudo nos esportes que exijam agilidade e ousadia.
O que devemos evitar: a voluntariedade, o egoísmo, o desrespeito ao outro em nome da liberdade de expressão e da afirmação da individualidade, bem como a tendência a assumir riscos desnecessários, muitas vezes só para chocar os outros.
Vale lembrar que a última passagem dele por este signo foi há 84 anos atrás!


Plutão, que entrou em Capricórnio em fins de 2008 e retornou a ele definitivamente em 2009, estará avançando por este sigo em 2010 e aí permanecerá até 2024 "balançando as estruturas vigentes".
É hora de separar o "joio do trigo" e, sobretudo, de trazer à tona o que tem sido oculto por hipocrisia, jogos de interesse e de poder - seja no âmbito governamental, seja no sócio-profissional e até mesmo no pessoal-familiar -, bem como de romper com o que tem sido mantido por medo, insegurança, comodismo ou inércia. 
Mudanças drásticas tenderão a ocorrer na esfera do poder e das estruturas sociais, podendo haver um ressurgimento de governos fortes com inclinações ditatoriais.
Isto, por sua vez provocará reações violentas, seja por parte dos políticos comprometidos com as constituições vigentes em seus países (Saturno em Libra), seja pelos jovens e demais membros da população comprometidos com a justiça social, com os ideais de igualdade e de respeito às liberdades de expressão e às individualidades (Urano em Áries). 
Um confronto entre "a velha" e a "nova" ordem tenderá a acirrar-se, obviamente com significados diferentes para cada povo, país, cultura e indivíduo. 
No Brasil, a gente já vê isto se delinear com o Lula tentando fazer das eleições presidenciais um confronto entre o velho e o novo; neste caso, o velho seria representado pelo governo FHC e o PSDB, enquanto o novo o seria pelo Lula, Dilma, PT e seus aliados. É óbvio que este é o ponto de vista de Lula e de seus aliados. Há quem veja na Marina Silva, por exemplo, a personificação do novo, não só por causa de seu comprometimento com a ecologia, mas devido às suas posturas ética e conciliadora, pois consegue analisar objetivamente as contribuições positivas de ambos os governos; mas esta é outra história...
Seja como for, engana-se quem espera um 2010 sereno e pacífico, pois não é este o estado de coisas criado por nossa humanidade no planeta Terra. Por isso, mais do que nunca, será imprescindível que cada um de nós se empenhe conscientemente para dar o melhor de si em cada área de atuação e em cada uma de suas relações.
Tolerância, ética, equilíbrio, harmonia, aceitação, respeito mútuo, bem como compaixão, generosidade, solidariedade e amor verdadeiro (sem joguinhos de controle, de interesse, de poder e de manipulação) serão as palavras-chaves para 2010.

Se cada um der o melhor de si, certamente o mundo também se tornará melhor.
É isto que eu espero ver acontecer na minha vida e na vida de cada um de vocês.


Deixo com você o link para um encontro com belas imagens e a música "What a Wonderful World", na voz suave do cantor havaiano Israel IZ" Kamakawiwoʻole  
http://www.youtube.com/watch?v=R0xoMhCT-7A


[1] PS Esta é uma adaptação do texto que redigi e enviei para meus clientes e amigos na transição de 2009 para 2010, segundo o calendário oficial.

Um comentário:

  1. Bem, do texto (embora eu tenha percebido uma boa reestruturação dele para torná-lo linear e organizado até para os virginianos) eu já lembrava, mas o comentário aqui é para dizer que a ideia de deixar a música no final foi muito legal - do tipo "vocês podem fechar a experiência de ler o texto relaxando dessa forma...". Gostei bastante.

    ResponderExcluir