terça-feira, 6 de abril de 2010

O Sorriso Largo e a Longevidade

Uma notícia publicada em fins do mês passado na página de Ciência e Saúde do Uol chamou a minha atenção, pois relacionava o sorriso largo á saúde e à longevidade.
Na verdade, trata-se da menção a um artigo extraído da revista Psychological Science. Nele há referência a um estudo científico feito a partir de fotos de 230 jogadores da principal liga de beisebol americana da década de 50, tendo como parâmetro seus históricos de vida. 
A conclusão apontou para o seguinte: os jogadores que ostentavam sorrisos largos nas fotos foram os que viveram em média 79, 9 anos, enquanto os que ostentavam sorrisos parciais viveram em média 75 anos; por sua vez, os que não sorriam viveram cerca de 72, 9 anos!. 
Este estudo soma-se a muitos outros que atestam que o sorriso largo revela uma disposição emocional interna positiva, bem como a outros que atestam o poder da inteligência emocional na qualidade de vida das pessoas, portanto  em sua longevidade. 


Coloco a seguir o link para um vídeo com trechos de palestra motivacional de  Leila Navarro, vencedora do prêmio Top of Mind na categoria palestrante por seu trabalho, junto a empresas, baseado na Terapia do Riso.Ela é um exemplo de exuberância e sucesso porque não tem medo de ser feliz!
Você também poderá encontrar referências à Terapia do Riso no site Doce Limão, da cientista Conceição Trucom. Nele há ainda o exercício "Meditação do Sorriso Interno", cuja fonte original você encontra no link abaixo. 
http://www.terramistica.com.br/index.php?add=Artigos&file=article&sid=512



Encerro deixando para você o link que remete ao video com Charlie Chaplin tendo ao fundo a voz de Michael Jackson cantando a belíssima Smile.
http://www.youtube.com/watch?v=iu-rLA4POkI

Nenhum comentário:

Postar um comentário