quinta-feira, 6 de maio de 2010

Oscilações




Este post recebeu o título de um dos poemas de minha irmã, Maria Elisa Pacini Ibyapina, falecida no ano passado. Ele integra a antologia "O Melhor da Poesia Brasileira 1997-2007", da Real Academia de Letras - projeto Ordem da Confraria dos Poetas. 
É com a devida autorização de minha cara sobrinha, Sandra Ibyapina, que eu o posto aqui. Seu tema refere-se às emoções flutuantes que o ser humano experimenta durante a sua dinâmica existencial, portanto ele trata da instabilidade de nossa própria natureza.

Oscilações
Divago nas vagas
De minha mente
Entro em sintonia...
Encontro o Eu 
Que por hora sou eu 

Caio na depressiva
E entro em desarmonia
São os altos e baixos
Que as ondas trazem

Torno a subir
Me restabeleço
É sempre um recomeço

Nada é bom
Nada é ruim
Somos assim
Será sempre
O princípio
E o fim

Vivemos nestas 
Senóides
Que nos torna
Debilóides

Somos oscilatórios
Numa frequência
Sem fim   
Encerro com um link para um vídeo com a peça "Outono", da obra de Vivaldi "As Quatro Estações", seja porque tem perfeita adequação com o tema de mudanças de humor, seja pelo fato de ser uma das obras preferidas de minha irmã.


Um comentário:

  1. Oi tia Rosa. Belo poema esse! Não sabia que sua irmã, Maria Elisa, era poeta.
    Gostaria de lêr mais poemas de autoria dela.
    "Oscilações" me fez lembrar daquela música do Raul Seixas, "Metamorfose Ambulante".
    Beijos!
    Márcio.

    ResponderExcluir