domingo, 6 de maio de 2012

Lua Grávida do Sol Taurino

Em 21/04 ocorreu a fecundação da Lua pelo Sol, dando início ao Ciclo de Lunação Taurino. Agora este Ciclo atinge seu ápice com a Lua Cheia de Escorpião, dando a cada um de nós a oportunidade de contribuir para dar a luz a um mundo melhor.

Esta postagem traz as formas como esta Lua é  abordada segundo a Astronomia, a Astrologia e o Esoterismo. 

A Superlua de Hoje, segundo a Astronomia

Astronomicamente esta é a Lua Cheia mais poderosa do ano. Ela é denominada Superlua, pois está no ponto mais próximo da terra, de modo a parecer 14% maior e 30% mais brilhante, segundo informações da NASA.



Para sua maior compreensão, posto o link abaixo, bem como o vídeo da NASA (infelizmente sem legenda em português).






Lua Cheia em Escorpião: Transformando Sombra em Luz!

Astrologicamente, trata-se de uma fase que facilita a conscientização de erros e acertos em nossa jornada no planeta Terra para que estes sejam intensificados e aqueles abandonados. Isto porque Escorpião é um signo social, regido por Plutão, um planeta transpessoal, cuja simbologia é associada às transformações profundas que ocorrem no coletivo e na vida pessoal; estas, por sua vez, implicam em desapego e em eliminação de tudo o que já se tornou anacrônico, improdutivo e até mesmo nocivo.  

Toda rigidez, todo apego, todo rancor, toda possessividade, toda tendência a recorrer a jogos de controle e de manipulação, bem como toda ambição de riquezas e de poder, com objetivos exclusivamente individualistas deverão ser identificados, aceitos como partes de sua sombra, para que possam ser transmutados e dar origem a manifestações mais construtivas do ser humano.

Cada um (a) de nós está tendo a oportunidade de encarar seus apegos e preparar-se para libertar-se deles, na área da vida em que esta fase de lunação estiver incidindo no Mapa (casa astrológica). 

O momento é de comprometimento com o processo de autoconhecimento e, a partir daí, com a autotransformação necessária à própria evolução, pois esta beneficiará à espécie humana como um todo; afinal, nunca é demais lembrar que o coletivo não é uma abstração, mas, sim, a soma de nossas individualidades, de modo que se quisermos viver em um mundo melhor precisamos urgentemente nos tornar pessoas melhores.


Passo a transcrever aqui o texto sobre esta Lua Cheia postado neste blog no ano passado: 

A Lua Cheia em Escorpião indica que é hora de privilegiar a sensibilidade, a harmonia e o equilíbrio, tanto internamente, quanto nas relações que você estabelece, pois a palavra-chave aqui é cooperação, seja abrindo-se ás oportunidades que o Universo lhe dá para concretizar o seu autoaperfeiçoamento, seja para enriquecer suas relações afetivas e/ou parcerias comerciais. 
Tenha em mente o seguinte: assumir o controle sobre a própria vida significa antes de tudo libertar-se de padrões viciados e ações compulsivas, através da disciplina e da busca constante pelo autoaperfeiçoamento. Este é, portanto, um período que requer profundidade, transparência, comprometimento e honestidade em todas as suas ações e relações. 
Nada de projetar sobre os outros suas características mais sombrias, nem exigir que eles mudem para que você continue confortavelmente na mesma.
Não é hora de recorrer a jogos de controle e de manipulação para impor a sua vontade visando atender apenas aos seus interesses, seja nas interações pessoais, seja nas sócio-profissonais. Mas também não o é para ressentimentos, traições, vinganças, possessividade e/ou cenas de ciúmes que tumultuam suas relações e provocam toxicidade emocional.
Este é o momento de trilhar o caminho do autoconhecimento, visando enfrentar e superar crises, bem como para administrar problemas emocionais complexos e questões que envolvam os recursos alheios e/ou compartilhados. 

E como esta oportunidade envolve saber separar o joio do trigo, é hora de libertar-se  do que já não lhe serve ou está atravancando a sua evolução. Isto inclui relações desequilibradas, nas quais você não consegue agir com autenticidade, bem como as que são perduram apenas por comodismo ou até mesmo para manter as aparências. 

É hora de você otimizar seus recursos, e isto inclui seu tempo e suas energias. Manifestar seu eu aquém de suas reais possibilidades, aceitando da vida menos do que você pode, quer e merece receber não é sinal de humildade; é sinal de medo da vida!  Desenvolva o autoconhecimento, exercite a empatia, expanda a sua consciência e a sua visão de mundo para além dos estreitos limites de seu ego e de seus interesses pessoais; não para excluí-los, mas para incluir outras pessoas.
Em vez de acomodar-se às situações conhecidas e repetir os mesmos rituais diários focados em objetivos pessoais e egocêntricos, experimente abrir-se à oportunidade que o Universo lhe oferece, interessando-se por temas ligados à cura, á ecologia, à pesquisa e á espiritualidade.  Garimpe dentro de seu interior até encontrar seus recursos mais ricos. E, sem apegos, experimente compartilhá-los com outras pessoas de coração aberto, obtendo prazer em fazê-lo. Certamente sua alma lhe agradecerá!
Para uma melhor compreensão deste Ciclo de Lunação sugiro que você leia a postagem completa no qual este texto se insere, bem como a que aborda o signo de Escorpião, acessando os links abaixo:




Festival de Wessak: A Lua de Buda

Esotericamente esta Lua Cheia marca um evento importantíssimo comemorado em vários países, sobretudo, os de cultura oriental: o Festival de Wesak, também chamado Dia da Lua de Buda.

Segundo a tradição oriental, neste dia há o retorno de Buda à Terra, no vale de Wesak, no Himalaia, para abençoar a humanidade e lembrar-lhe que cabe a ela desenvolver-se para personificar a união dos dois mais poderosos avatares que a humanidade já conheceu: Buda e Cristo. Trata-se de por em práticas suas lições de Luz e Amor para que a paz possa reinar sobre a Terra.

Transcrevo a seguir parte mais conhecida da oração denominada “A Grande Invocação” rezada no mundo todo neste dia.

Do ponto de luz na mente de DeusQue flua a luz às mentes dos homens,Que a luz desça à Terra.  
Do ponto de amor no coração de DeusQue flua amor aos corações dos homensQue Cristo retorne à Terra. 

Do centro onde a vontade de Deus é conhecidaQue o propósito guie as pequenas vontades dos homens,O propósito que os Mestres conhecem e servem.  
Do centro a que chamamos raça dos homensQue se cumpra o plano de amor e luzE se feche a porta onde se encontra o mal.  
Do centro da Vontade e do PoderQue o propósito do ReiSeja o propósito de todos os homens. 
Do centro da Sabedoria e do AmorQue a obra dos GrandesSeja o serviço entre todos os homens. 
Do centro da Inteligência e da luzQue o Verbo do Cristo seja ouvido e atendido.E que o Espírito de Cooperação una a todos os homens. 
A Era da Redenção chegou!Que o cavaleiro soerga a espada!Que o plano de Deus se realize! 
 Sugiro que você acesse o link abaixo para conhecer “A Grande Invocação” na íntegra, bem como assista ao vídeo aqui incorporado.  






Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística. 

5 comentários:

  1. Rosinha querida!
    Sempre muito acolhedor visitar seu cantinho..seu blog!
    A cada palavra, vídeo, um aprendizado..um conforto, um abraço..um siga em frente!
    Cooperação!
    Um caminhar juntos torna nossa vida..muito mais rica e cheia de significados.
    O desapego de nossos próprios fantasmas, dando lugar ao novo,tendo ao coração muito amor, é o segredo de uma vida de muita paz ..
    Grata para sempre!! <3<3

    ResponderExcluir
  2. somando essas músicas ao fundo..me faz ter a certeza que a vida é uma linda e suave canção..basta ter ouvidos e sensibilidade adequados para permitir que as notas orientem nossos passos, tornando nossa dança uma alegria sem fim!

    ResponderExcluir
  3. Oi, MI, querida, muito obrigada por sua visita e por seu carinho de sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosinha, os textos estão lindos, teu blog todo está, na verdade..rs. Gostei muito, mesmo eu discordando da premissa de que devemos nos desenvolver para personificar os avatares. Minha visão, a esse respeito, é diferente, mas mesmo assim aproveitei para rever meus apegos, ressentimentos, possessividades etc. Obrigada por escrever, querida!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivana, minha querida, muito obrigada por sua visita e por seu comentário.
    Na verdade, a ideia é cada um empenhar-se para por em prática as lições construtivas de espiritualidade e amorosidade, deixadas por Buda e Jesus, visando efetivamente criar um mundo mais harmoniosos e pacífico. Se vamos conseguir ou não é outra conversa, até porque nem sempre estamos emocionalmente prontas(os) para praticar os tais desapegos. rsrsrs
    Bjão

    ResponderExcluir