quarta-feira, 14 de abril de 2010

14/04- Novo Ciclo de Lunação em Áries e As Casas do Mapa Natal


A Lua Nova marca o início de um novo ciclo dado pela união entre a Lua e o Sol. Isto faz com que ela seja associada a novos tempos e a novas semeaduras. 
O ciclo dura em média 27 dias e simboliza, segundo o grande astrólogo, Dane Rudhyar, o "arquétipo de todos os ciclos de relacionamentos".
"As fases da Lua não nos dizem nada sobre a própria Lua ou sua posição no céu. Referem-se apenas ao estado de relacionamento entre o sol e a lua" (Dane Rudhyar em "O Ciclo de Lunação", edit. Pensamento).
É preciso ter em mente que, neste contexto, a Lua tem a função de mediadora entre o Sol e Terra. Isto significa que ela serve de intermediária  entre o Espírito/Eu Superior (Sol) e a Matéria/ Eu encarnado (Terra). Assim sendo, há três simbologias básicas a serem consideradas nesta dinâmica: a Terra representa as necessidades humanas, orgânicas e psicológicas; o Sol é o doador da energia criativa/ vital; a Lua é o veículo que distribui a energia solar visando suprir às necessidades humanas.
Quando a Lua se une ao Sol há uma nova liberação de energia criativa/vital à disposição do ser humano. Estar em sintonia com este novo ciclo é fundamental para se usufruir desta força de renovação existencial com a qual o  Universo generosamente brinda a coletividade humana.
É hora de cada um focalizar seus sonhos e ideais mais nobres tendo em mente que de sua evolução, como ser íntegro, depende a evolução da espécie humana e vice-versa. Nada de pensar pequeno ou deixar-se invadir por vibrações, sentimentos e pensamentos mesquinhos ou medrosos. É hora de ter coragem, o que significa agir com coração!



Isto torna-se mais premente pelo fato de este novo ciclo se dar através de Áries o signo da iniciativa, da inovação e do pioneirismo. Será fundamental trabalhar e fortalecer a autoconfiança e a assertividade nestes dias. Isto inclui desenvolver a intuição e expandir a consciência para além de os estreitos limites do ego. Como a Lei da Sincronicidade Universal não falha, tal expansão será facilitada por um trânsito harmonioso entre a Lua Nova e Netuno, que se estenderá até às 16horas deste dia 14/04 (Brasília).
Tenha em mente o seguinte: 
Na fase Crescente deste Ciclo, quando a Lua ingressar em Câncer (19/04), haverá uma tensão permeando a área do Mapa em que ela ocorrer; isto tende a desencadear algum tipo de ação e favorece fazer correções e ajustes nos processos iniciados com a Lua Nova.


Por sua vez, durante a Fase Cheia, em 25/04, com a Lua em Libra, você colherá os frutos de suas iniciativas neste Ciclo. Se elas foram acertadas, você obterá os resultados almejados, caso contrário haverá algum tipo de confronto entre suas expectativas e as alheias evidenciando a necessidade de rever seus projetos. Seja como for, esta fase lhe possibilitará ter maior clareza sobre suas ações e até mesmo sobre relações iniciadas neste Ciclo.


A Fase Minguante, que encerra o Ciclo, ocorrerá quando a Lua alcançar o signo de Capricórnio, em 03/05, indicando que é tempo de conscientizar-se das mudanças necessárias em sua vida. É hora de desapegar-se do que já se tornou inútil ou mostrou-se improdutivo, pois é época de limpar o terreno e abrir espaço para a nova semeadura. Esta ocorrerá quando Sol e Lua se encontrarem no signo de Touro. Um Novo Ciclo, então, recomeçará, mas voltaremos a falar dele no momento oportuno. 
Repercussões nas Casas de Seu Mapa Natal
Uma Dica: Se você já tem seu Mapa Natal será interessante verificar em que casa  esta Lunação em Áries ocorrerá. Se você não o tiver poderá obtê-lo gratuitamente em bons sites de Astrologia como o do Astrodienst, www astro.com, e o do Sadhana, que você poderá acessar aqui, através do link no quadro Céu do Momento, logo abaixo da coluna Astrologia.  

Você poderá beneficiar-se deste Novo Ciclo de Lunação, se souber em que casa de seu Mapa Natal ele ocorrerá. A seguir descrevo o melhor modo de lidar com este Novo Ciclo de Lunação em Áries, de acordo com as características gerais de cada casa.  

Casa 1: Esta é a casa original de Áries e Marte e onde se encontra o Ascendente. Ela abrange questões como auto-imagem, aparência e modo como você se apresenta ao meio em que vive, tendo em vista a percepção que você tem desse contexto. Também mostra como você tende a lidar com mudanças e afirmar-se nas relações que estabelece. 
Neste Novo Ciclo você poderá identificar e tomar as providências necessárias para introduzir mudanças significativas nesta área de sua vida - na aparência física, na sua postura, no modo como se apresenta e aborda o meio em que vive. Hora de fazer uma avaliação honesta para identificar até que ponto a imagem e postura com que você se apresenta ao mundo refletem a sua essência e a fortalecem. Ótimo período para fortalecer a autoconfiança! 
Casa 2: Na casa original de Touro e de Vênus, esta Lunação dinamizará questões ligadas a valores em geral, sobretudo as que envolvem recursos materiais e financeiros, através dos quais você busca mostrar força e poder visando a obter segurança. 
É hora de você avaliar se tem usado adequadamente seus recursos. Pode ser que você identifique que está gastando demais com supérfluos - roupas, acessórios, cosméticos, etc. - quando poderia investir em algo mais significativo, como por exemplo, seu aprimoramento profissional, através do qual você poderia obter maiores rendimentos. É provável que você tenha o hábito de comprar por impulso e agora é hora de se libertar deste padrão.  Faça um planejamento realista de suas finanças e recursos, inclusive de suas habilidades e competências visando à otimização dos mesmos.
Casa 3: Esta é a casa original de Gêmeos e de Mercúrio. Ela abrange comunicações, relações com pessoas de seu contexto diário e/ou familiar, sobretudo com irmãos, primos e amigos fraternos. Também envolve transações comerciais, negociações e aprendizagem de métodos e técnicas voltados para o desenvolvimento de habilitações profissionais.
Este Novo Ciclo favorece rever o modo como você tem interagido e se comunicado com o meio em que vive. Talvez você perceba que não tem se comunicado tanto quanto gostaria de fazê-lo, que tem negligenciado certos contatos ou, ainda, que suas interações precisam de mais clareza e transparência. Você também poderá decidir fazer algum curso que lhe permita melhorar sua performance profissional ou até mesmo aprender técnicas de negociação.

Casa 4: Esta é a casa original de Câncer e da Lua. Ela abrange conteúdos do inconsciente, as origens familiares e ancestrais, o lar de infância e também seu lar atual.
Este Novo Ciclo favorece a busca de autoconhecimento para detectar o que não flui bem em suas relações familiares e tem causado sentimentos negativos como raiva, impaciência, beligerância, etc. É hora de amadurecer emocionalmente e isto requer coragem, determinação e transparência. Tenha em mente que o lar é a sua base de atuação junto ao mundo exterior, daí a importância de torná-lo o mais agradável possível. E isto se estende ao espaço físico em que você vive. Você pode aproveitar este novo ciclo para tornar sua casa mais agradável e aconchegante, inclusive libertando-se de objetos inúteis que só ocupam espaço e obstruem o livre fluxo de energia.

Casa 5: Esta é a casa original de Leão e do Sol. Ela abrange a autoexpressão criativa, o lazer, os casos amorosos e o romance, mas também os filhos e/ou questões ligadas ao exercício do papel de mãe e pai, bem como a funções de liderança.
Neste novo ciclo será fundamental encarar seriamente suas necessidades de lazer e de autoexpressão. Deixe que a sua criança interior se manifeste, permita-se brincar e rir da vida. Se tiver filhos aproveite para enriquecer a sua relação com eles. Você poderá, inclusive, reaprender a ser criança! Dedique-se a alguma atividade esportiva ou artística prazerosa. Namore e crie um clima de romance em seu casamento. Ou, caso esteja só, anime-se e vá em busca de um novo amor.  
Casa 6: Esta é a casa original de Virgem e de Mercúrio. Ela abrange questões ligadas à vida prática - a saúde, a nutrição, os cuidados com a higiene pessoal e domiciliar, os ajustes aos limites impostos pela realidade, as relações cotidianas envolvendo trabalho, prestações de serviços e transações comerciais. Também abrange questões ligadas aos cuidados com animais de estimação e/ou de pequeno porte.
Este Novo Ciclo favorece a reorganização de seu cotidiano visando a imprimir-lhe um ritmo mais dinâmico e saudável. Isto inclui decisões sobre mudanças em seu estilo de vida, em sua nutrição, em sua área de trabalho e nas relações profissionais em geral. Hora de mudar inclusive o astral de seu ambiente cotidiano visando ao equilíbrio interior e a uma vida harmoniosa.
Casa 7: Esta é a casa original de Libra e Vênus, o oposto complementar de Áries e Marte. Ela envolve a consciência objetiva do "outro" em sua vida, o casamento, a parceria amorosa ou profissional/ comercial, os contratos e compromissos formais, o modo como você interage na vida social, bem como o tipo de pessoas que você tende a atrair para a sua vida. Em outro sentido, simboliza os inimigos declarados; estes quase sempre personificam aspectos de sua personalidade que você não quer enxergar.
Este novo Ciclo lhe dá a oportunidade de revitalizar esta área da vida, encarando abertamente os conflitos existentes e se empenhando em resolvê-los. Hora de ser transparente e deixar que o outro também o seja. Se uma das pessoas envolvidas na parceria está insatisfeita ou insegura a hora de colocar tudo em pratos limpos é agora! Caso esteja só ou sentindo necessidade de relacionamentos mais gratificantes ou profundos não tema se expor. Saia, frequente lugares interessantes, mas evite repetir padrões de abordagens que já se mostraram infrutíferos, como por exemplo, a tendência á precipitação, á impaciência, à competitividade e à agressividade defensiva.
 Casa 8: Esta é a casa original de Escorpião, Plutão e Marte (corregente de Escorpião) ela abrange sistemas de valores e de crenças, recursos compartilhados em geral, inclusive a administração de recursos alheios. Também abrange o que está envolvido em segredo, os tabus, as relações sexuais, as emoções mais primitivas do ser humano - paixão cega, ambição desmedida, inveja, ciúme, possessividade, jogos de controle e de manipulação, sede de poder, etc. - no extremo oposto o interesse pelo esotérico, pela vida após a morte.
Neste Novo Ciclo será importante avaliar objetivamente o equilíbrio entre o dar e o receber, nas suas parcerias e relações em geral, inclusive na sexual. Qualquer tendência á dependência excessiva de uma das partes em relação à outra precisará ser revista e abandonada para evitar ressentimentos. O mesmo se dá nas relações com instituições financeiras e situações de endividamento. Hora de se libertar de dependências em geral e a tendência a acumular dívidas é um padrão que pode e deve ser abandonado, pois gera desconforto e sensação de impotência. Se por outro lado, você se interessar por questões metafísicas, poderá adquirir maiores conhecimentos nesta área, inclusive talvez queira desenvolver habilidades terapêuticas holísticas.
Casa 9: Esta é a casa original de Sagitário e de Júpiter. Ela abrange a expansão pessoal para além da influência familiar e cultural do meio de origem. Também abrange o que é processado pelo hemisfério cerebral criativo e pela mente sintética, o que inclui a busca de respostas para questões existenciais e até mesmo o desenvolvimento da inteligência espiritual. 
O Novo Ciclo lhe dá a chance de expandir a sua consciência e ampliar a sua visão de mundo, seja através de viagens, do contato com outros povos e culturas, seja através de estudos filosóficos, de cursos especializados ou até mesmo através de leituras, filmes ou do encontro com alguém interessante que lhe apresente novas idéias e perspectivas. Nada de ater-se ao que é ditado pelo senso comum ou imposto pela visão oficial da sociedade. É hora de dar vazão à sua criatividade e á liberdade de experimentar a vida de modo mais pleno!  
Casa 10: Esta é a casa original de Capricórnio e de Saturno e também onde está o Meio-do-Céu no Mapa Natal. Ela abrange questões relativas à imagem pública, à busca de projeção e de reconhecimento junto ao mundo exterior, seja através da carreira, seja através de atividades sociais importantes ou até mesmo do status. Ela está diretamente ligada a questões de poder e de autoridade, por isso abrange tanto as relações com figuras de poder quanto sua atuação no exercício de funções de autoridade. 
Neste novo ciclo será importante avaliar objetivamente sua satisfação ou não em relação ao que já conquistou até agora. Trata-se, na verdade de fazer uma retrospectiva geral sobre sonhos e ambições do passado e o que eles trouxeram de fato a você, mesmo que os tenha realizado. É hora de definir novos objetivos e metas de médio e longo prazo, estabelecendo prazos para a consecução dos mesmos. Isto por si só requer que você estabeleça prioridades em sua vida - o que muitas vezes significa conscientizar-se da necessidade de instrumentalizar-se para melhorar a sua performance sócio-profissional, tomando as medidas necessárias para isto.  
Casa 11: Esta é a casa original de Aquário e de Urano. Ela abrange a consciência expandida para além dos interesses individuais e/ou familiares, por isso está relacionada a grupos, associações, amigos e projetos ligados ao futuro em termos de sua participação como agente social neste mundo.
O Novo Ciclo lhe dá oportunidade de ampliar suas relações de amizade, inclusive participando de redes sociais disponibilizadas pela Internet. Também dinamiza sua consciência social o desejo de tornar-se uma pessoa mais participativa, integrando grupos que defendem direitos de cidadania, participando de fóruns de discussões sobre questões de interesse nacional ou global, bem como se tornando membro de associações profissionais ou simplesmente engajando-se em grupos sociais. Você poderá também interessar-se em adquirir maiores conhecimentos sobre questões cósmicas e universais.
Casa 12: Esta é a casa do inconsciente, que abriga conteúdos emocionais e experiências difíceis do passado; quase sempre ela oculta complexos, medos, frustrações e características pessoais que você não quer admitir em si ou que insiste em manter escondidas dos outros. Também abrange questões ligadas á espiritualidade que podem ser vistas como tabus em seu meio ambiente. Por outro lado, esta casa abriga tesouros ocultos como talentos, dons e potenciais que de algum modo não eram valorizados no seu ambiente familiar e/ou cultural de origem, mas que podem ser valorizados em outros contextos.
Neste novo Ciclo você tem a chance de identificar padrões destrutivos e de autossabotagem que precisam ser reconhecidos, aceitos e transformados em nome do resgate da sua sanidade emocional e psíquica. Talvez você sinta necessidade de recolher-se, ficar em paz, sem a agitação do mundo exterior, para compreender melhor o que precisa mudar. Fazer exercícios de relaxamento, meditação, escrever, pintar e praticar técnicas de visualização criativa poderá ser de grande ajuda neste período.
Encerro deixando dois links. O primeiro é para o vídeo com a  música  “Novo Tempo”, de Ivan Lins. 
O segundo é para o vídeo com a música "A new day has come", na voz de Celine Dion:









Um comentário:

  1. Agora sim, Rosa! O blog está com a sua cara, com Astrologia decifrada como só você sabe fazer...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir