quinta-feira, 13 de maio de 2010

13/05 Lunação em Touro: Otimização de Recursos


Novo Ciclo de Lunação em Touro começa hoje, 13/05, ás 22:05 (horário de Brasília).  E a casa do seu Mapa natal que abriga Touro será dinamizada por este novo Ciclo, dando-lhe a oportunidade de concretizar projetos, atividades e aprofundar relações inerentes a esta área da vida.
Se você já não lembra o que cada casa significa releia as explicações dadas no artigo de 14/04 - O Novo Ciclo de Lunação em Áries e as Casas Do Mapa Natal. A diferença é que agora você estará lidando com energias estabilizadoras, tendo, pois, a chance de otimizar seus recursos, concretizar seus projetos e/ou aprofundar suas relações.

Atenção! Este Ciclo ocorre com os Luminares trocando energias positivas com Júpiter, Saturno e Urano, bem como contando com a atenção de Mercúrio em Touro, agora em movimento direto. Isto significa que o Universo está lha dando a chance de contribuir com seus recursos e, assim, fazer a diferença para melhor no mundo em que você vive. Vai aproveitá-la ou vai deixá-la passar, por comodismo ou medo de viver novas experiências? 
Qualidades Positivas: Otimização de Recursos. 


Este novo Ciclo de Lunação  traz consigo as energias de Touro, o primeiro signo do elemento terra, cujo modus operandi tem a marca da fixidez. 
Touro está relacionado ao que é captado pelos 5 sentidos e com a capacidade de se dar algum tipo de forma ao poder criativo, tornando-o palpável, pois visa á obtenção de resultados. Em linhas gerais pode-se dizer que as energias ligadas a Touro se expressam através do: fazer, produzir, construir, usar, manter e aprofundar-se na experiência terrena.  Isso pode dar-se de modo positivo ou negativo. 
Dentre as principais qualidades positivas de Touro destacam-se: 

Valorização da natureza, da vida simples, mas confortável e do aconchego do lar.
Capacidade de saber intuitivamente que é preciso respeitar o ritmo da natureza, dando tempo para que os projetos frutifiquem assim como ocorre com a “semente que se transforma em árvore”.
A pressa não combina com a energia taurina, potencialmente dotada de uma compreensão inata dos processos criativosA isto se deve sua fama de lento, que é imerecida quando se tem em mente todo um processo evolutivo/o vir-a-ser. Afinal, para que a árvore cresça e dê frutos belos, saudáveis e saborosos, as sementes precisam ser de ótima qualidade, lançadas em solo fértil e cuidadosamente regadas, para que as raízes tenham força e vitalidade, transmitindo à planta toda energia necessária ao pleno florescimento.
Profundidade, produtividade, senso prático aguçado. Facilidade para administrar os recursos disponíveis ao lidar com as necessidades da vida física e material.
Poder de persuasão. Determinação. Firmeza de propósito, persistência, constância, perseverança e estabilidade.
Sensibilidade e senso ético apurados. Lealdade e confiabilidade. Comprometimento efetivo com idéias, projetos, deveres e relações.

A face mais refinada de Touro tende ao senso estético aguçado e às manifestações de talentos em áreas tais como: canto, música, dança, literatura, gastronomia, moda, floricultura, perfumaria, cosmética, artes plásticas, decoração, artesanato refinado, design de objetos exclusivos, etc. 



Na verdade, Touro é sensível a tudo o que produz prazer sensorial e/ou que possa transmitir a sensação tão cara de paz, harmonia e bem estar.
Traços negativos: Resistência às Mudanças. 


Aqui podemos distinguir os dois extremos de manifestações taurinas: os excessos e as insuficiências.
Excessos: 
Extrema identificação com o fazer, produzir e o ter, bem como intensa preocupação com o lado material da vida, cujas tendências mais marcantes consistem na busca da segurança em aspectos exteriores (dinheiro, posses, patrimônio, status, prestígio, etc.).

Tendência a confundir conservação de energia com apegos, posturas conservadoras e resistência a mudanças. A facilidade em manter o que conquista, acaba manifestando-se como possessividade e até mesmo como tendência à mesquinhez e à avareza. Por isso, Touro tende a ser descrito, de um modo geral, como tendo um perfil bastante conservador - apego acentuado a sistema de valores e de crenças tradicionais, ao passado e ao que é habitual e rotineiro.  
Touro resiste a sair da zona de conforto, isto significa que prefere lidar com aquilo que conhece, já foi testado, experimentado e deu resultados. Nada de trocar o certo pelo incerto ou de arriscar-se em novas experiências, ainda que essas sejam mais promissoras. A frase “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando” aplica-se perfeitamente a este signo.
Tendência a exagerar na lealdade aos entes queridos, manifestando-a como apego, ciúme e/ ou cobranças constantes na busca de obtenção de provas do afeto alheio, mesmo que isto implique em recorrer a jogos de controle e de manipulação.
Tendência a transformar determinação, capacidade de persuasão e persistência em teimosia, obstinação obsessiva e até mesmo em beligerância.
Há dificuldade em usar adequadamente o poder de persuasão, que lhe é inerente. Pode tender a manifestações pragmáticas frias, prosaicas, rudes e até mesmo agressivas, sobretudo quando se sente desvalorizado, desprestigiado ou ameaçado. Nesses momentos em nada lembra o Touro capaz de gestos refinados, bom gosto, sensibilidade e tolerância com o outro.
O pragmatismo pode invalidar abordagens conceituais, simbólicas ou experiências mais sutis. A tendência à forte percepção sensorial pode atuar como fator de inibição ao acesso à mente criativa, à intuição e /ou à espiritualidade .
Há dificuldade, em suma, em permitir que o processo evolutivo se desenrole naturalmente devido aos apegos físicos e materiais.
Carências: 
Tendência à preguiça, ao sono prolongado e até mesmo à somatizações por falta de objetivos ou devido à “sensação de inutilidade” quando não está fazendo algo que goste ou não se sente devidamente valorizado.
Tendência à inércia, que só é rompida quando obtém prazer no que faz, podendo levar ao hedonismo improdutivo. A resistência em fazer qualquer coisa que não lhe dê prazer pode transformar-se em hedonismo radical, o gosto pelas artes pode levar ao colecionador compulsivo, o prazer gastronômico pode levar à obesidade e a preocupação com a forma pode levar a ignorar o conteúdo, de qualquer coisa/ pessoa/ situação que avalie.  
O Dilema de Touro: Imersão na Fisicalidade e Estreiteza de Visão.
Como no Ocidente, há tendência a enfatizar as áreas físicas/ materiais da vida, as qualidades taurinas de concretização material acabam sendo mais valorizadas. Isto pode restringir a visão de mundo a apenas uma área da vida, de modo a ignorar qualquer coisa que escape à percepção sensorial.
O dinheiro confunde-se com poder e independência e é considerado um fator inequívoco de segurança, daí a tendência a atribuir a Touro, a identificação com a segurança material, obtida através da acumulação de dinheiro, bens materiais e de um patrimônio sólido.
Assim, questões filosóficas, religiosas e sutis podem ser subestimadas, pela crença de que se algo não tem aplicação prática ou não é tangível, é considerado “tolice”, perda de tempo e, portanto, não merece credibilidade.
Isto explica o apego de muitos taurinos, aos sistemas de valores e de crenças conservadores/ tradicionais.
Assumir responsabilidades sócio-profissionais, ser leal, ter disciplina e determinação para prover os recursos necessários à sua sobrevivência e a de seus entes queridos são sem dúvida grandes qualidades taurinas. Mas, por outro lado, pode acarretar falta da autonomia derivada do livre pensar e da independência acional. Estas são as que nos mobilizam a investigar outras esferas da vida de modo a desenvolvermos uma visão de mundo mais abrangente e enriquecedora.
Essa concentração de atenção na área material da vida tende a manifestar-se, nas experiências pessoais, como identificação excessiva com o ter e o fazer, em detrimento do ser. Por isso, quando não obtém os resultados esperados, quando precisa dissolver um vínculo, deixar um trabalho ou algo que valorize e de onde extrai seu sentido de valor pessoal, pode chegar à profunda tristeza, gerada pela frustração e pelo sentimento de “fracasso”. 
A vida parece desprovida de sentido e o taurino começa a indagar-se para que está neste mundo, de que lhe adianta viver, se já não é mais útil?

Sabe-se que, muitas vezes, é preciso passar por uma frustração, uma perda significativa ou por um sofrimento intenso, para que se comece a questionar o caminho percorrido até então e a partir daí, investigar o que é essencial e perene de fato. Por mais paradoxal que pareça, este pode ser o Ponto de Mutação que possibilita ir em direção à própria essência, cujo brilho consiste em saber quem você de fato é e qual o papel que lhe cabe neste mundo. Compreenderá que seu brilho deriva de qualidades como força, coragem, dignidade e da consciência de que é um ser único, com traços distintivos de todos os demais, os quais lhe conferem um caráter e um propósito exclusivos.
Desafio de Touro: Usar seus Recursos para Agregar Valor ao Mundo.
O grande desafio associado a Touro consiste em identificar os melhores recursos e potenciais de que dispõe para poder usá-los eficientemente no mundo em que vive. Isto implica em empenhar-se para tornar-se uma pessoa de caráter forte/ consistente, dotada de um sólido senso de valor pessoal e de uma profunda confiança em seus recursos interiores. É isso que lhe possibilitará imprimir ás suas realizações um significado permanente, legando-as à posteridade, de modo a contribuir efetivamente para a evolução da humanidade.
Aviso desta Lunação: Quer viver num mundo melhor?  Então, Mãos à Obra!
Todos nós temos Touro em algum lugar do Mapa. Esta dinamização energética, na casa em que Touro está ancorado em seu Mapa natal, lhe dá uma nova oportunidade de aprender a usar os recursos que você dispõe para obter resultados concretos, visando a tornar melhor, mais confortável, serena e harmoniosa essa área de sua vida.
Você está tendo a chance de descobrir em seu interior seus recursos mais valiosos para que possa trazê-los à tona e dar-lhes uma destinação prática e útil. Isto, porém, implica na adoção de uma nova consciência em relação aos recursos físicos/ materiais e à vida terrena.
Trata-se de compreender que os recursos disponíveis são frutos do esforço construtivo de toda humanidade, sendo sua responsabilidade saber usá-los e transformá-los em algo melhor, para si e para o mundo em que vive.
Mãos à obra: É hora de usar esses recursos, otimizando-os e colocando em prática seus projetos mais valiosos. Isto requer perseverança, mas também serenidade para que a vida se torne mais prazerosa.  
Hora de Expandir a Consciência: Vai deixar Passar a Chance?
Aproveite os bons aspectos que essa lunação estará fazendo com Júpiter, Saturno e Urano para ir um pouco mais além na área do Mapa em que Touro estará brilhando.
Em vez de acomodar-se às situações conhecidas e repetir os mesmos rituais diários focados em objetivos pessoais e egocêntricos, experimente abrir-se à oportunidade que o Universo lhe oferece, expandindo a sua consciência e a sua visão de mundo para além dos estreitos limites de seu ego e de seus interesses pessoais; não para excluí-los, mas para incluir outras pessoas.
Garimpe dentro de seu interior até encontrar seus recursos mais ricos. E, sem apegos, experimente compartilhá-los com o maior número possível de pessoas. Certamente sua alma agradecerá!


Atenção ao Desenrolar deste Ciclo: As fases de Lunação.
Dia 20/05 - Lua Crescente em Leão: Fase de Ajustes
A fase crescente deste Ciclo em Leão lhe dará condições de fazer os ajustes necessários para valorizar seus recursos e afirmar-se como um ser criativo e poderoso. Nada de preguiça ou desânimo! Obstáculos existem para serem superados. Sua tenacidade poderá ser posta à prova. Vá em frente, mas com calma. Poderá ter seu valor reconhecido, bem como ter a chance de assumir a liderança em algumas situações/ relações. .
Dia 27/05: Lua Cheia em Escorpião: Hora da Colheita.
Na Lua Cheia você já terá clareza quanto aos frutos obtidos. Saberá o que deu e o que não deu os resultados almejados. Caso tenha que se confrontar com opositores será mais sábio fazê-lo com diplomacia, tentando cooptá-los, usando para isso o poder de persuasão dinamizado no início deste Ciclo.
Dia 04/06: Lua Minguante em AquárioHora do Desapego.    
Esta é uma fase de conclusões. Terá condições de definir com serenidade o que se mostrou mais eficiente, o que pode ser transformado, pois vale ser mantido, e o que deve ser liberado, por não oferecer a melhor relação custo-benefício. Também saberá que é hora de limpar a área, livrando-a do que já não serve para que a próxima Lunação, em Gêmeos, encontre espaço abundante e solo fértil para abrigar as novas sementes a serem lançadas.
Encerro com o link para a música “Cio da Terra” nas vozes de Chico Buarque e Milton Nascimento que tem tudo a ver com as energias taurinas. 











3 comentários:

  1. Rosaaa, meu Touro está na 1, lá vou engordar mais, ô Deus...kkkkkkk
    Bjs, obrigadíssima pelo convite, seu blog é mto leve, mto gostoso de passear - nem sabia que vc tinha, menina!...rs
    Bjs gdes
    Ivana do YB

    ResponderExcluir
  2. "Vai aproveitá-la ou vai deixá-la passar, por comodismo ou medo de viver novas experiências? "

    Rosinha não faz isso não menina ... aiaiaiai será que finalmente chegou a boa hora em que a conjunção astral colabora e perdem a força os touros que to sempre ousando segurar na unha !!!?? uiiii que alivio ... lindo sua leitura e encorajadora .
    Beijo Tenzim

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa! Estava pesquisando sobre gêmeos e encontrei seu blog. Moro na capital de São Paulo e sou gêmea bivitelina. Criei um blog somente para falar sobre o universo gemelar. Estou reunindo histórias de gêmeos e familiares para postar. Vale ressaltar que todos os textos são postados com os devidos créditos. Gostaria de participar? Acho que sua história é interessante. Meus leitores vão apreciar. Acesse o blog e entre em contato por favor. Grata, Jê.
    e-mail: jemimapompeu@gmail.com
    http://www.vizinhosdeutero.blogspot.com

    ResponderExcluir