quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ano Novo: Entrando em Sintonia com Energias de Renovação

Ainda que para a Astrologia o Ano de 2011 só começará em 21/03, não se pode ignorar o forte impacto energético de renovação que marca o réveillon em quase todo o mundo. Aliás, este termo, que é francês, deriva do verbo réveiller, que significa: acordar, despertar, descortinar e, num sentido mais abrangente, renovar.
Por causa da forte carga energética de que se reveste este momento, coloco links para sites que dão dicas de rituais e  explicam os significados dos mais famosos, até porque você poderá achar divertido fazê-los. Por exemplo, a queima de fogos teve a sua origem motivada pela intenção de se espantar os maus espíritos, com o barulho e também porque o fogo está associado à purificação.
Seja como for, independentemente de sua crença, ou descrença, em rituais, sugiro que você entre em sintonia com a vibração coletiva de renovação, mentalizando para si e para o mundo em que vive um ano novo feliz, amoroso, próspero e pleno de vitalidade.
Links
O link para o site do STUM (Somos Todos Um), á direita do blog, dá acesso ao artigo “Simpatias e Encantamentos para o Ano Novo”, de Miriam Carvalho.
 Os posts sobre Aromaterapia, que coloquei no blog, inclusive com os respectivos links, são apropriados para esta data.
Acrescento, agora, dois links. O primeiro é para o site do Ig que traz uma série de dicas e explicações sobre os rituais para esta data, incluindo algumas receitas especiais para a ceia. O segundo remete a orientações sobre o que eliminar e o que manter no novo ano publicadas no site do Uol
Na minha ceia, por mais simples que seja, não podem faltar a lentilha, o cacho de uvas e o champagne. Eu ergo a minha taça e brindo ao Universo por mais um ano, desejando criar através de minhas mentalizações um mundo mais amoroso, justo e harmonioso. 
E aproveito para compartilhar com você a minha receita de salada de lentilhas com escarola e queijo, que se tornou a minha entrada preferida para a ceia de réveillon, até mesmo quando eu opto por passar sozinha em minha casa.  
Salada de Lentilhas, Escarola e Queijo
Ingredientes
250g de lentilha, 1/2k de tomates passados no liquidificador, 1 xícara de água fervente, ½ xícara + 1 colher (sopa) de azeite extra-virgem, 1 cebola picada ou 1 unidade de alho-poró em rodelinhas, 5 dentes de alho picados, 1 colher (sopa) de folhas de manjericão bem picadas, 1 colher (sopa) de orégano, 1 folha grande de louro, lascas de gengibre (opcional), 1 pimenta vermelha ou pimenta do reino à gosto (opcional), sal a gosto.
1 maço pequeno de escarola ou ½ grande, cortado em tiras, 1 colher (sopa) de suco de limão.
Queijo branco, ricota fresca ou seca, ou ainda queijos suaves temperados com nozes, cheiro verde, etc.  Qualquer um deles, deve ser cortado em pequenos quadrados.
Modo de Fazer
"Mise en place"
Tenha os ingredientes preparados e separados em pequenas vasilhas para facilitar seu trabalho (isto se você tiver quem lave a louça, caso contrário, faça do seu jeito mesmo. rsrsrs).  
Deixe a lentilha de molho em água quente por cerca de 90 min.
 Prepare o Molho de Tomate
Bata os tomates picados no liquidificador (se preferir pode usar tomate pelado pronto ou até mesmo molho industrializado, neste último caso não precisa de liquidificador. rsrsrs), com um pouco de água, a colher de azeite, o manjericão e orégano. Reserve.
Cozimento
Aqueça um pouco de azeite extravirgem com a folha de louro. Refogue o alho, a cebola ou o alho-poró, tomando cuidado para não queimar. Acrescente as lentilhas, o suco de tomate, o sal, a pimenta, a água fervente (se gostar pode acrescentar nela um tablete de caldo de legumes ou até de frango) e a xícara de azeite. Deixe ferver. Tampe e reduza a chama do fogão ao mínimo para que a mistura cozinhe lentamente.
Quando a lentilha estiver quase cozida, acrescente as folhas da escarola e o suco de limão. Se houver necessidade pode acrescentar um pouco mais de água.
Retire do fogo, acrescente o queijo escolhido, misture delicadamente e, se desejar, pode temperar a salada um pouco mais, para deixá-la ao seu gosto. Leve à geladeira e sirva fria (se bem que nada impede de você servi-la quente se assim o desejar. rsrsrs).   
Feliz  2011 a você e ao mundo que nós compartilhamos. 
Encerro com links para três vídeos. 
O 1º é para a música “Jai Ho” (“You Are My Destiny”), do filme “Quem quer Ser um Milionário”, com o grupo The Pussycat Dolls
O 2º é para a tradicional música “Happy New Year”, gravada pelo grupo Abba.
http://www.youtube.com/watch?v=dcLMH8pwusw
O terceiro é para a música "Firework", com Katy Perris 
Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

                

4 comentários:

  1. Olá, titia!

    Gostei muito da nova organização do seu blog, acho que ficará melhor ainda.
    Vê se passa o reveillon com a gente!!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Rosa, que receita mais elaborada essa da lentilha! Na minha imaginação ficou muito boa, vou testar na prática e te conto o resultado, só não sei se vai dar tempo de fazer nesta virada de ano...
    Feliz ano novo!!!
    Bj!
    Chico Abelha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Chico, pode fazer que você irá gostar.
    Feliz Ano Novo para você também. Bjs

    ResponderExcluir