segunda-feira, 29 de março de 2010

As Isabellas do Maranhão

As Isabellas do Maranhão
O link acima da foto é um brilhante texto do jornalista Celso Arnaldo Araújo, citado frequentemente  por  Augusto Nunes em sua coluna diária, no site Veja.com. 
Nele o jornalista compara a repercussão do caso Isabella Nardoni, que mobilizou toda a opinião pública , com a notícia, quase desapercebida, das 16 crianças mortas no Maranhão por falta de socorro médico.

Conforme eu comentei naquele fórum, é um texto de arrepiar pela contundência. Já os fatos que o geraram são estarrecedores e envergonham a todos nós que vivemos no Brasil. Um país que aspira alinhar-se entre as grandes potências, mas cujos governantes permanecem insensíveis ao sofrimento daqueles que dependem dos "serviços públicos". 


Por "ironia do destino", outro tipo de notícia, também ligada ao Maranhão, ocupa, ao mesmo tempo,  as manchetes  nacionais e internacionais: novamente escândalos financeiros envolvendo a "famiglia Sarney", que se considera  dona do "feudo" chamado de Estado do Maranhão. Desta vez são os bilhões de dólares do primogênito,  Fernando Sarney, movimentados em contas na Suíça e na China, dinheiro este não declarado pela máfia dos Sarneys no Brasil , o que configura, por si só, crime de evasão de divisas.


Para encerrar esta postagem, escolhi a música "Brejo da Cruz", de Chico Buarque de Holanda, cujo link para o vídeo segue abaixo. A primeira parte diz:
"A novidade
Que tem no Brejo da Cruz
É a criançada
Se alimentar de luz
Alucinados
Meninos ficando azuis
E desencarnando
Lá no Brejo da Cruz". 

http://www.youtube.com/watch?v=NxK9PoHSgPc

Um comentário: