quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Novo Ciclo de Lunação em Libra: Tempo de Exercitar as Capacidades de Doação e de Recepção Amorosas

Ontem, 27/09/2011, terça-feira, dia de Marte, teve início o Novo Ciclo de Lunação em Libra, às 08h10min (horário de Brasília, BR). O Sol já havia entrado neste signo em 23/09/2011, sexta-feira, dia de Vênus, ás 06h05min marcando o equinócio de Setembro que deu início à Primavera no hemisfério Sul. E ás 11h10min deu início ao Outono no hemisfério Norte.
O Equinócio: A Terra em Equilíbrio
No equinócio o dia e a noite são exatamente iguais: tem 12 horas cada um, depois disso, os dias ficam mais longos no hemisfério Sul e mais curtos no Norte. 
Há dois equinócios por ano: o de Março, que marca o início do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte, e o de Setembro, onde há uma inversão das estações.
O equinócio de Março marca o início de um novo ano astrológico, com a entrada do Sol em Áries, já o equinócio de Setembro marca a metade desse novo ano com a entrada do Sol em Libra. Enquanto Áries marca o início dos seis signos pessoais do zodíaco, o signo de Libra dá início aos seis signos sociais.
Vale lembrar que, originalmente, a roda zodiacal tem ambos os signos formando a polaridade Ascendente – Descendente, que simboliza a linha da consciência.
Isto significa que a humanidade necessita aprender a viver a experiência terrena de modo que cada ser humano saiba afirmar sua individualidade ao mesmo tempo em que exercita a capacidade de interagir com o outro tal qual é, ou seja, acolhendo a alteridade.
Trata-se, aqui, de cada um aprender a respeitar a individualidade do outro, aceitando suas características peculiares e, sobretudo, sabendo valorizar aquilo que os diferencia, de modo a fazer da experiência terrena um encontro frutífero entre as diversas individualidades que compõem a totalidade humana. Só assim será possível legar às futuras gerações um mundo mais harmonioso e amoroso.
Libra o Signo da Parceria e da Cooperação
É interessante observar o seguinte: o Sol entrou em Libra no dia de Vênus e o novo Ciclo de Lunação, que simboliza o casamento do Sol (espírito; identidade, masculino, pai) com a Lua (alma encarnada, sensibilidade, feminino, mãe), ocorreu ontem, terça-feira, dia de Marte.
Marte e Vênus são considerados, respectivamente, o embaixador do Sol e a embaixatriz da Lua e formam a polaridade que simboliza a união dos opostos, ou seja, o casamento na experiência terrena.
É claro que essa união não se restringe à parceria afetiva e sexual, embora Libra a simbolize, pois o conceito de união abrange parcerias em geral e traz implícitas as idéias de empatia, cooperação e, sobretudo, de reciprocidade entre o dar e o receber em todas as relações humanas.
Sendo um signo social, Libra está associado à união de interesses, esforços e ações que permeiam as relações interpessoais, sejam as parceiras afetivas, sejam as associações de negócios ou as atividades em equipes, portanto, todas as interações que implicam em mútua confiança cooperação.
Regido por Vênus, o planeta da receptividade e da afetividade, Libra é considerado prioritariamente o signo do amor, do romance, do casamento e da diplomacia, mas é nele, também que o processo de espelhamento se manifesta de modo claro e efetivo.
O conceito de Espelhamento
O espelhamento consiste em buscar a si mesmo (a) no outro e é muito comum este tipo de relacionamento, sobretudo na fase em que o ser humano ainda não tem muita clareza sobre sua real identidade, mas sabe que precisa distinguir-se no meio em que vive, sobretudo de seus familiares, para poder sentir-se um indivíduo. Mas, quase sempre há tendência a atrair alguém aparentemente oposto à imagem que temos de nós mesmos (as), pois a função do outro, neste caso, é refletir partes ignoradas, muitas vezes negadas e rejeitadas em nós, que compõem a nossa sombra.

E é aí que começam os conflitos, pois a dificuldade em admitir nossas próprias fragilidades acaba levando-nos a cobrar do outro mudanças comportamentais e até mesmo de personalidade, numa clara reprodução do amor condicionado muitas vezes vivido na infância, como por exemplo, através de frases do tipo: “Se você não for obediente, papai e mamãe não gostam mais de você”, ou outras semelhantes que são interpretadas emocionalmente pela criança como “Papai e mamãe não gostam de você como você é”.
Claro que eu estou carregando nas tintas, mas a verdade é que o medo da rejeição afetiva e outras inseguranças acabam levando ao estabelecimento de relações pouco transparentes, permeadas por jogos de controle e de manipulação e até mesmo por claras disputas de poder, em alguns casos. Tais relações carecem de equilíbrio e nada têm a ver com o conceito de parceria inerente ao signo de Libra, que é fundamentalmente baseado na harmonia. 
Manifestações Positivas de Libra: Equilíbrio e Harmonia 
Libra está associado à harmonia em todas as esferas da experiência humana, por isso simboliza também o senso ético e o estético, que são manifestações exteriores do equilíbrio e da harmonia.
Quem está na sintonia positiva de Libra, odeia brigas e tudo o mais que gere desequilíbrio e perturbe a paz. Prefere o diálogo, a gentileza, a diplomacia a qualquer discussão e tem na empatia um de seus atributos mais valiosos, pois é capaz de colocar-se no lugar do outro mesmo que esteja diretamente envolvido (a) na situação.
Consegue ter o distanciamento necessário para ver-se em perspectiva, de modo a avaliar positiva ou negativamente suas próprias ações, assim como o faz com as ações de seus parceiros (as). E quando há necessidade de qualquer ajuste na relação, sabe colocar-se com elegância para não ferir suscetibilidades.
Mas isto não significa conquistar a paz a qualquer preço, pois quando isto ocorre evidencia-se uma das manifestações negativas de Libra, que é a negação da própria vontade e o bloqueio da autoexpressão.     
Manifestações Negativas de Libra:
A Paz a Qualquer Preço
Há pessoas que não conseguem ficar sozinhas, por isso sujeitam-se a qualquer coisa para manter uma relação, por mais desgastada e insatisfatória que ela seja.
São pessoas que não conseguem se posicionar com clareza e não sabem dizer não ao outro, com tranquilidade, porque também sentem-se desconfortáveis ao ouvi-lo, já que isto remete a frustrações vividas na infância. Ora, o não que deixam de dizer ao outro acabam dizendo a si mesmas. E isto quase sempre é acompanhado de sentimentos de auto-recriminação, pois no íntimo sabem que lhes falta coragem para agir de acordo com o que seria o melhor para elas. 
E, claro, isto não contribui em nada para fortalecer a autoestima dessas pessoas, muito pelo contrário, acaba criando um círculo vicioso que leva ao estabelecimento de sucessivas relações baseadas na dependência e na co-dependência, todas elas permeadas pela toxidade emocional derivada da falta de honestidade emocional e da transparência, portanto da integridade.
A impermeabilidade ao outro
No extremo oposto desse padrão comportamental está a impermeabilidade ao outro. 
Trata-se aqui de uma estratégia defensiva gerada pelo mesmo medo de perda e rejeição afetivas citado acima, mas em vez de sujeitarem-se à vontade alheia, as pessoas com este perfil são voluntariosas e não mostram a mínima disposição em cooperar com o outro, muito menos em fazer qualquer tipo de concessão. 
São rígidas em suas posturas, mostram-se frias e até mesmo inacessíveis ao outro como se houvesse uma barreira invisível a separá-los.  

Mas há vezes em que deixam a sombra, simbolizada por Áries, o oposto complementar de Libra, predominar em suas interações e, ao fazê-lo, manifestam as qualidades menos positivas deste signo: o egoísmo, a insensibilidade, a rispidez e a intolerância. 

  
Oportunidade : Resgate da Integridade
A ativação planetária do signo de Libra indica a chegada de um novo tempo, em que será preciso introduzir mudanças em nossa visão de mundo, pois é isso que redefinirá o modo como nos relacionaremos com a vida e com as demais pessoas daqui por diante.
Isto porque o Novo Ciclo de Lunação em Libra vem acompanhado de Mercúrio, o planeta das comunicações, e caminha na direção de Vênus, que brilha poderoso no signo que rege, estimulando a busca pela harmonia. Além disso, há Saturno, o planeta da maturidade, da responsabilidade e da reestruturação, que já está em Libra desde 2009/2010.
Toda essa configuração planetária em Libra enfatiza, por sua vez, a importância de cada ser humano tornar-se autoconsciente, centrado e equilibrado para que possa estabelecer relações efetivamente produtivas, pautadas pela verdade, pela justiça e pela integridade.
É tempo de deixarmos que o amor floresça em nossos corações, começando por amarmos a nós mesmos (as); afinal, para que possamos respeitar verdadeiramente ao outro, torna-se imprescindível fortalecermos o auto-respeito. Trata-se aqui, de adquirir autoconhecimento e de desenvolver a inteligência emocional, pois ela traz em seu bojo as verdadeiras autoestima e autoaceitação.
É preciso que pratiquemos a gentileza primeiramente conosco mesmo, pois só assim ela se manifestará espontânea e verdadeiramente nas relações com o outro. 


E para nos ajudar nesta tarefa poderemos contar com Marte, o planeta da ação direta. Ele estabelece relações harmoniosas com os planetas em Libra, a partir de Leão, o signo do coração e da criança interior, colocando muita energia à nossa disposição para agirmos com firmeza, transparência, lealdade, criatividade e, sobretudo, com muita generosidade e leveza em todas as nossas relações, principalmente nas afetivas.    
Cuidados a Serem Tomados Neste Período
Os planetas em Libra estarão também envolvidos em tensões com os planetas transpessoais Urano e Plutão, respectivamente em Áries e Capricórnio, indicativos de grandes turbulências afetando o coletivo. 
Na verdade, desde as primeiras postagens deste blog tenho mencionado as pesadas vibrações astrais presentes no Universo e alertado sobre as turbulências que elas simbolizam. 
Eu tenho enfatizado a importância de o ser humano expandir a consciência e a visão de mudo para além dos estreitos limites do ego, pois estamos em pleno processo de mudança de paradigmas, onde o velho jeito de funcionar, baseado no individualismo e na separatividade, já não poderá sobreviver. 
É tempo de a humanidade rever seus sistemas de valores e crenças fundamentados no egoísmo para abrir-se a uma visão de mundo mais justa, mais equilibrada e, sobretudo, mais amorosa.
Atenção! Será fundamental evitar qualquer tendência a manifestar reações intempestivas no afã de se libertar de toda essa pressão. Esta não é a melhor saída! 
Agora é hora de pensar com objetividade, serenar o ânimo e agir com tato e diplomacia, mantendo o autocontrole e a elegância por mais difíceis que as circunstâncias possam parecer.
Confie na sabedoria do Universo e aceite as mudanças como medidas necessárias à sua evolução pessoal e à da humanidade como um todo. 

Acompanhe o desenrolar do Ciclo de Lunação em Libra


Lua Nova até 03/10:  Gerando o Novo 
Hora de lançar-se ao Novo. Use a criatividade, exercite a flexibilidade mental, sem que isto implique em abrir mão de sua verdade. Planeje suas ações e interações com objetividade e sensibilidade. Exercite a empatia e desenvolva ao máximo sua capacidade de cooperar para a construção de um mundo melhor. Lembre-se que cada um de nós tem o desafio de distinguir-se do outro sendo exatamente tal qual é, pois ser distinto não significa ser diferente, mas, sim, ser alguém original e especial. É assim que você poderá fazer a diferença para melhor neste mundo: sendo você mesmo (a). 
Lua Crescente em Capricórnio em 04/10: Tempo de Ajustes
No signo de Saturno, esta fase lunar indica a necessidade de agir com bom senso, maturidade e responsabilidade, admitindo a possível necessidade de fazer ajustes em seus planos e ações para obter os resultados almejados. Mas, tenha  sempre em vista o benefício de todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, em seus projeto e iniciativas, pois decisões e ações que possam prejudicar outras pessoas reverterão contra você como um bumerangue.  
Lua Cheia em Áries em 11/10: Conscientização e Colheita 
Nesta fase lunar você terá mais clareza da repercussão de suas ações e decisões, pois colherá os frutos positivos ou negativos do que você semeou no início do Ciclo. É possível que você se depare com alguns bloqueios e tenha até mesmo que enfrentar opositores. Mas tenha em mente o seguinte: Se você tem agido de acordo com a sua consciência e o seu coração, respeitando a si e aos outros, então mantenha a calma e evite entrar na vibração negativa alheia e até mesmo do planeta. Lembre-se é tempo de agir com coragem, integridade e transparência.  
Lua Minguante em Câncer de 20 - 27/10: Desapego do Passado
Nesta fase do Ciclo será importante desapegar-se do passado e preparar-se para novas semeaduras. Encerre pendências, conclua seus trabalhos, livre-se do que já não lhe serve ou mostrou-se improdutivo, pois quanto menos peso você tiver para carregar para o Novo Ciclo, maiores serão as chances de você introduzir mudanças positivas em sua vida.  


Encerro com links para quatro vídeos com músicas que falam de amor, sendo que cada uma delas está associada a uma fase do Ciclo. 


O 1º deles remete à música "Quem sabe isto quer dizer amor" de e com Lô Borges:    
http://www.youtube.com/watch?v=bfcMcuSwzEc&feature=related

O 2º remete à música "Eu preciso dizer que te amo", de Cazuza, Dé e Bebel Gilberto, com Cazuza: 
http://www.youtube.com/watch?v=B0deJOm9R28&feature=related

O 3º  remete à música "Se Todos Fossem Iguais a Você", de Tom Jobim e Vinicius de Morais, na interpretação personalíssima de Maysa Matarazzo:  
http://www.youtube.com/watch?v=DeXqDWDXEHo&feature=related

O 4º remete ao clássico do cancioneiro francês "Que reste-t-il de nous amour" , na voz de Charles Trénet:   
http://www.youtube.com/watch?v=V17L2gu9LdE&feature=related


Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística. 

















3 comentários:

  1. Rosa,
    A começar pela música que é um convite pra gente ficar mais um pouquinho nessa esfera de tranquilidade, a escolha das fotos...Tudo delícia!
    Me identifiquei com as "Manifestações Positivas de Libra: Equilíbrio e Harmonia"...Que bom! rs
    Obrigada por compartilhar!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Edna querida.
    Muito obrigada por sua delicada atenção para com as minhas postagens.
    Fico feliz que você tenha se identificado com as características positivas de Libra, mas nem um pouco surpresa. rsrsrs
    Bjão

    ResponderExcluir